TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO GINÁSTICA NA ESCOLA

Por:   •  25/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO GINÁSTICA NA ESCOLA

Escola Municipal Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida

Projeto aula de Ginástica Geral

Introdução

O presente projeto surgiu a partir da necessidade de desenvolver nos alunos do primeiro ano a habilidade de contar através de uma maneira lúdica envolvendo movimento. Sabe-se que hoje devido à modernidade, as crianças passam muito tempo em casa na frente da televisão jogando videogame, as crianças são o resultado de suas experiências e da troca com o outro, para compreender seu desenvolvimento é preciso considerar o espaço em que elas vivem e a maneira que constroem significados. A escola depois da família é o espaço em que a criança troca experiência, brinca, interage e se relaciona. O movimento é de suma importância para o desenvolvimento do equilíbrio e coordenação motora da criança. Baseado nestas afirmativas construiu-se um projeto que propõe uma interação entre ritmo e movimento e a matemática.

Objetivo geral

Despertar o gosto pela dança, atenção utilizando o movimento como forma de ensinar a contar, dando-lhes a oportunidade de aprender de forma lúdica e prazerosa.

Recursos

  • Caixinha de som;
  • (azul e verde) Balões, bolinhas de plásticos;
  • Giz, caneta; músicas com ritmos diferentes.

Plano de aula:

O projeto foi pensado para o período de quatro semanas e será desenvolvido juntamente com a professora regente do 1º ano.

A aula terá a duração de 1hora.  Primeiro momento, (duração 10 minutos) será contada brevemente aos alunos uma pequena estória contendo os benefícios que a ginástica trás para o desenvolvimento humano de forma bem criativa e animada.

1-Atividade (duração 15 minutos)

Aquecimento: Contando carneirinho: Em fileira e ao comando do professor os alunos deveram começar a andar (ao ritmo de palmas) contando, 1, 2, 3, 4, e no quinto passo da um pulo, tomando cuidado para não atingir o colega da frente, e ir acelerando à medida que a fila anda.

2-Atividade, (duração 20 minutos) Dança da bexiga:

Em duplas e sem a ajuda das mãos, os participantes devem dançar enquanto equilibram uma bolinha de plástico ou uma bexiga entre suas cabeças na qual deve conter números que vão de um a dez e separadas por duas cores diferentes, ex: verde e azul para identificar as equipes. A dupla que deixar o objeto cair é eliminada. No final somam-se os números e vence a equipe que tiver maior soma de bexigas ou bolinhas que não caíram durante o tempo da dança em que a musica esteve tocando.

Dica: coloque músicas com ritmos diferentes e troque o ritmo em um curto espaço de tempo. Dê ordens que devem ser cumpridas pelas duplas, como: ‘Dançando com um pé só, ‘Dançando e batendo palmas!’

3- Atividade (duração 15 minutos) Volta à calma:

Andando na linha, alunos dispostos em fileira. O professor traçará uma linha reta de dez metros. Os alunos deverão passar um a um. Com os olhos vendados sobre a linha. De uma extremidade à outra. E durante o percurso a turma bate palmas.  As palmas ritmarão o companheiro quando o mesmo sair da linha. Conforme ele sai da linha as palmas vai aumentando. Os alunos não devem se manifestar verbalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (95.4 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com