TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA I: RELATÓRIO FINAL

Por:   •  6/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.901 Palavras (12 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE ESTÁCIO DE ALAGOAS

EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO

PRÁTICA PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA I: RELATÓRIO FINAL

CLARISSA SANTANA DA SILVA

ANA WITÓRYA RAMOS ALMEIDA

MACEIÓ/AL

Junho/2019

CLARISSA SANTANA DA SILVA

ANA WITÓRYA RAMOS ALMEIDA

PRÁTICA PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA I: RELATÓRIO FINAL

Relatório final apresentado a Faculdade Estácio de Alagoas, no curso de Educação Física Bacharelado, como um dos requisitos para a conclusão da disciplina Prática Profissional em Educação Física I. Orientador: Kleiner Márcio de Andrade Nemezio.

MACEIÓ/AL

Junho/2019

3. INTRODUÇÂO

  O estágio supervisionado tem como objetivo desenvolver em cada estudante a vivenciar diversas situações no dia a dia, e com isso tornar seu aprendizado mais eficiente através da experiência adquirida para na prática ser assimilado com mais facilidade, com isso o estudante precisar levar a sério, ter responsabilidade e comprometimento pois esse e um momento de aprendizado. Segundo (SCALABRIN; MOLINARI, 2013),

Os estágios são importantes porque objetiva a efetivação da aprendizagem como processo pedagógico de construção de conhecimentos, desenvolvimento de competências e habilidades através da supervisão de professores atuantes, sendo a relação direta da teoria com a prática cotidiana (SCALABRIN; MOLINARI,2103).

  O esporte traz grandes benefícios para a sociedade, pois além de reduzir a probabilidade de aparecimento de doenças, torna-se também um ponto de equilíbrio e representa uma expressão de prazer para que o indivíduo possa desfrutar das emoções e expectativas da sociedade contemporânea, e se torna importante pelo fator cultural que traz para o meio social pois e através da sua prática que são alcançados grandes eventos culturais. “Esporte é uma atividade competitiva institucionalizada que envolve esforço físico vigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas, por indivíduos, cuja participação é motivada por uma combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos” (BARBANTI, 2007).

  O estágio supervisionado da disciplina prática profissional em educação física I com esporte de alto rendimento, foi realizado na EQUIPE TRÊS MAIS, localizada na rua Estudante Alexandre Gonçalves Sarmento, S/N no bairro da Ponta Verde em Maceió-AL, CEP. 57036-560. A ênfase do estágio I foi acompanhar os atletas de alto rendimento do triatlo.

         

4. OBJETIVO DO ESTÁGIO

     

  Observar os treinos dos atletas de triatlo, adquirir novas experiências em minha área de formação, acompanhar o preceptor do estágio e aprender sobre o treinamento de alto rendimento.

5. METODOLOGIA

  O primeiro passo para o início do estágio foi proposto pelo professor que seria imprimir e entregar a carta de apresentação contendo os dados do aluno para que o mesmo pudesse assina-la, e depois disso o aluno entrega-la na instituição escolhida para realizar o estágio, assim dando início a documentação necessária para a regulamentação do estagiário.

  Com o local do estágio escolhido e a carta de apresentação assinada o próximo passo foi organizar e preencher os dados do termo de compromisso através do Sistema de Informação Acadêmica (SIA), onde colocamos nossos dados pessoais, dados da instituição escolhida para o estágio e do preceptor do estágio, depois imprimimos 03 vias do termo, onde foram devidamente assinadas pelo professor da disciplina, preceptor do estágio, aluno e representante da faculdade, para obtenção do direito ao seguro e regulamentação do estagiário para iniciar suas atividades no campo.

  Com tudo certo na documentação foi entregue uma das vias na instituição, onde iniciei o estágio no período de 11/03/2019 a 17/05/2019, nos dias de segunda, quarta e sexta-feira, no turno matutino das 06:00 as 08:00 horas. O estágio desenvolvido nesse período teve como público alvo adultos entre 30 a 55 anos.

  O preceptor Diego Palagani sempre chegava no horário proposto, muito atencioso com todos os estagiários e também com os atletas, não só ele mais os outros professores Rafael Padilha e Carlos Kleber também sempre compartilhando suas experiências e vivências conosco, praticamente todos os dias tínhamos uma palestra o que tornou o estágio mais atrativo.

  Os alunos nos receberam muito bem sempre estavam de alto astral apesar do horário, grande maioria chegava para treinar as 04:30 da manhã mais sempre quando chegávamos estavam de bom humor e brincando, eles são bastante esforçados, e treinam com bastante dedicação e amor pelo esporte.

  O preceptor Diego Palagani usar planilhas para fazer os treinos dos atletas, ele nos informou que faz o treino toda semana de acordo com o objetivo de cada atleta, o mesmo disse que gosta de fazer por semana para poder acompanhar melhor seus atletas e caso ocorra do atleta faltar a semana de treino por doença ou qualquer outro motivo não e liberado o novo treino, até que o mesmo realize o treino da semana anterior em que faltou.

  Seguindo a matéria foi proposto pelo professor apresentar um seminário falando sobre o local do estágio, faixa etária e nível dos atletas, apresentar nosso preceptor, falar um pouco do esporte, nossa primeira impressão, intervenção e conclusão, formamos grupo de 5 pessoas e apresentamos no dia 15 de maio, o seminário valia até 03 pontos e foi a última nota para juntar com o relatório final.

5.1 PERÍODO DE OBSERVAÇÃO

  As observações foram realizadas do dia 11 de março a 05 de abril, nesse período foi observado as rotinas dos atletas e treinos que eram enviados pelo professor todo domingo o treino da semana toda, o treino variava de atleta mais os mesmo tinham nos dias de terça e quinta-feira o treinamento funcional.

5.2 PERÍODO DE PARTICIPAÇÃO

  Após o período de observação, participamos de algumas aulas como o treinamento funcional que acontece toda terça e quinta-feira de 05:30 as 06:30, e também participamos de aulas como educativo para corrida, mobilidade, core e alongamentos.

5.3 PERÍODO DE INTERVENÇÃO

  Foi proposto pelo nosso preceptor um estudo de caso, onde tivemos que nos dividir em duplas e escolher dois atletas para acompanharmos os treinos deles do período de 15 de abril a 06 de maio, escolhemos os atletas Guilherme Falcão, de 50 anos e apenas 6 meses no triatlo e a atleta Jeane Santos, de 40 anos, pratica corrida a 9 meses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (156.4 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com