TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parâmetros biomecânicos da corrida de aproximação

Por:   •  3/10/2015  •  Artigo  •  7.150 Palavras (29 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 29
SUMÁRIO

  1. Introdução.................................................................................................

03

  1.  Objetivo.............................................................................................

04

  1. Revisão da Literatura..............................................................................

05

  1.  Parâmetros biomecânicos dos saltos.................................................

05

  1. Parâmetros biomecânicos da corrida de aproximação...............

05

  1. Salto em altura...................................................................................

10

  1. Lesões.................................................................................................

19

  1. Curiosidades sobre Salto em altura......................................................

32

  1. Considerações finais................................................................................

33

  1. Referências ................................................................................................

34

  1. Introdução

As primeiras competições da modalidade de salto em altura foi na Inglaterra no século XIX. Muitas regras foram criadas no ano de 1865 e uma delas foi a possibilidade de três tentativas para ultrapassar a fasquia. Essa modalidade faz parte dos Jogos  Olímpicos  desde 1896 em Atenas. Ate o ano de 1936, as regras eram que a fasquia tinha que ser primeiro transportada pelos pés e esse estilo era chamado de tesoura. Em 1912 , teve uma variante do salto em que a impulsão era dada pela posição estática do atleta.

Ao passar dos tempos, tiveram inúmeras técnicas de saltos , devido a pista que eram de cinza e pelas zonas de queda em areia. As pistas passaram a ser de material sintético e as zonas de queda para o saltos verticais em colchões, nos jogos Olímpicos do México no ano de 1968. Com essa mudança houve uma grande evolução técnica em muitas disciplinas do atletismo e uma delas foi o salto em altura. A técnica mais utilizada hoje é a Fosbury Flop.

A seqüência de movimentos que antecede o salto tem como objetivo potencializar o máximo a  impulsão vertical e ela tem as fases de corrida de aproximação ; impulsão ; trasposição ; queda .

A versão feminina desta prova de atletismo surgiu nos Jogos de Amsterdã, em 1928. O americano Lester Steers foi o primeiro a tentar passar a barra com a cabeça, em primeiro lugar, o que permitiu elevar os recordes, mas foi com o salto de Fosbury que o grande impulso se deu. Neste meio tempo, apareceram diversos estilos, como o ocidental - em que o rosto ficava voltado para baixo e o corpo paralelo à fasquia no momento em que esta era ultrapassada, que permitiu ao americano George Horine ser o primeiro a transpor os dois metros.

          Sobre as curiosidades das regras , podemos citar algumas como : A ordem em que os competidores devem efetuar suas tentativas deve ser sorteada. Quando houver mais de oito competidores, cada um terá direito a três tentativas e os oito competidores com os melhores saltos válidos terão direito a mais três tentativas, em ordem inversa a da classificação ao final das três primeiras tentativas. No caso de empate em oitavo lugar, este será resolvido de acordo com a Regra 146.3. Quando houver oito competidores, ou menos, será permitido a cada competidor seis tentativas. Depois de iniciada a prova, os competidores não devem ter permissão para usar o corredor para efetuar tentativas experimentais. Um competidor falha se:  tocar o solo além da linha de medição com qualquer parte do corpo, quer passe correndo sem saltar ou no ato de saltar; ou  der impulso ao lado da tábua de impulsão, seja à frente ou atrás do prolongamento da linha de medição; ou  no ato da queda, tocar o solo fora da caixa de areia em um ponto mais próximo da tábua de impulsão do que a marca feita na caixa; ou  após completar o salto, caminhar de volta pela caixa de areia; ou usar qualquer forma de salto mortal.


Objetivo:

  • O objetivo deste trabalho é conhecer uma das modalidades esportivas do atletismo, o salto em altura, seu histórico , mecânica, e as lesões inerentes a essa pratica esportiva.

  1. Revisão da Literatura
  1.  Parâmetros biomecânicos dos saltos

2.1.1  Parâmetros biomecânicos da corrida de aproximação:

Analise do comportamento e alterações articulares e as ações sinergéticas agônicas e antagônicas da estrutura muscular no deslocamento do corpo em situações de corrida:

  • Deslocamento articular do tornozelo
  • Deslocamento articular do joelho
  • Deslocamento articular do quadril (coxo-femoral)
  • Ação biomecânica do tronco
  • Ação biomecânica de extremidade superior

  1. Deslocamento articular do tornozelo:
  1. Posição inicial
  2. Dorsiflexão
  3. Flexão plantar

Analise do movimento:

  1. Tomando-se como parâmetros iniciais de observação à posição inicial obtida através do corpo em posição ereta, o primeiro instante do movimento é o momento de preparação, onde os vetores de sustentação da posição estão dispostos em sentido e em direção tais como a disposição dos feixes musculares da perna e da coxa, na ação de extensão do membro inferior.

Nesta etapa os grupamentos solicitados, preconizam a atividade de sustentação, uma etapa isométrica.

Se considerarmos o solo como uma componente deste referencial, podemos então traçar uma componente paralela descrevendo a ação isométrica do grupamento solicitado no trabalho de sustentação ereta. A componente horizontal, paralela ao solo e a componente vertical, responsável pela resultante da ação do sistema vetorial de forças do grupamento da perna e da coxa, formam então entre si um ângulo de 90°.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.8 Kb)   pdf (388.7 Kb)   docx (884.7 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com