TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula Futebol - passe

Por:   •  29/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  4.917 Visualizações

Página 1 de 3

Plano de Aula – Esporte Coletivo Futebol

Tema: Aula 1 - Passe

Publico Alvo: Crianças de 8 a 12 anos

Duração: 90 minutos

Conteúdos:

•        Chamada (5 minutos)

•        Alongamento (5 minutos)

•        Aquecimento (10 minutos)

•        Desenvolvimento técnico de passes (30 minutos)

•        Jogo (30 minutos)

•        Volta a calma e avaliação (5 a 10 minutos)

Procedimento/Estratégias de ensino:

A aula será realizada no ginásio de esportes do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí – UNIDAVI, com o uso de bolas e coletes. Ela será dividida em seis (6) etapas.

1ª etapa:

Chamada.

2ª etapa:

Alongamento de membros inferiores e superiores.

3ª etapa:

Aquecimento através de um “Pega-pega sobre as linhas”. Os alunos poderão andar somente em cima das linhas, assim como o pegador. Terão dois a quatro alunos que serão os pegadores. O aluno que for pego para a ser o pegador e o aluno que pegou passa a fugir.

4ª etapa:

Desenvolvimento dos fundamentos técnico do passe. Serão realizadas atividades para desenvolver passes curtos (até 4 metros), passes médios (4 a 10 metros) e passes longos (acima de 10 metros) da seguinte maneira:

1.        Em duplas, os alunos devem colocar-se um a frente do outro em uma distância de no máximo 4 metros e fazer a troca de passes com a parte interna dos pés, o aluno pode parar a bola com o solado dos pés ou fazer o passe direto. Os passes devem ser feitos com o pé direito e o pé esquerdo, alternadamente. Esta mesma atividade será realizada com a troca de passes com a parte externa dos pés, com o solado dos pés, com o bico (ponta dos dedos) e com o dorso (peito) dos pés. Em seguida, a atividade é realizada da mesma maneira aumentando a distância para até 10 metros (passes médios) e após aumentar a distância para mais de 10 metros (passes longos);

2.        Após esta atividade, os alunos serão colocados em um grande círculo e faremos um “bobinho”. O aluno que for escolhido como o “bobinho” deve tentar pegar a bola dos colegas. Os demais alunos que ficarem no grande círculo deveram passar a bola um para o outro utilizando os passes praticados nos exercícios anteriores. Sempre que o “bobinho” pegar a bola, o último aluno do grande círculo que bateu na bola deverá ser o novo “bobinho”;

3.        Novamente em duplas, um a frente do outro, os alunos realizarão passes a meia altura e passes altos;

5ª Etapa:

Será realizado jogo em duas partes:

1.        Na primeira parte, os alunos serão divididos em dois times e cada aluno poderá dar somente dois toques na bola. Um time usará colete e o outro não.

2.        Na segunda parte, permanecerão divididos em dois times e poderão jogar livremente.

6ª Etapa

Volta a calma onde acontece uma breve caminhada e em seguida um alongamento de membros superiores e inferiores. Será feito uma breve avaliação da aula com sugestões e críticas com objetivos construtivos sobre determinados comportamentos observados durante a aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (32.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com