TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Disfunções Orgânicas

Por:   •  25/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 5

                                                       

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

CURSO DE BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ALEXANDRE ROCHA CORREA

RA: 8155585

DISFUNÇÕES ORGÂNICAS, ATIVIDADE FISICA E SAÚDE

CURITIBA

2022

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

CURSO DE BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ALEXANDRE ROCHA CORREA

RA: 8155585

DISFUNÇÕES ORGÂNICAS, ATIVIDADE FISICA E SAÚDE

Portfólio apresentado ao curso de graduação de bacharel em Educação Física do Centro Universitário Claretiano, como requisito parcial de avaliação.

Profº – Arthur Marques Zecchin Oliveira

CURITIBA

2022

OBJETIVOS

  • Refletir sobre a importância da atividade física como elemento fundamental para a promoção da saúde.
  • Apresentar ao aluno possíveis cenários que poderão encontrar no futuro como profissional.

  1. O estudo do artigo Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas de Gualano e Tilucci (2009) objetivou levar, principalmente profissionais da Educação Física, a reflexão, tomando como ponto de partida o papel da inatividade física sobre a etiologia das doenças crônicas e revelar o imenso potencial do exercicio físico como agente terapêutico. Após leitura do artigo e da Unidade 1, responda:


a) qual o efeito da inatividade física na população infantil, adulta e idosa?

        Na população infantil a inatividade física, comedida pelo sedentarismo, pode levar a uma obesidade, causando doenças do coração, má formação dos ossos, funções intestinais prejudicadas. A conta pode não chegar no período juvenil, vindo a desencadear na fase adulta. Já na questão dos idoso, além dos problemas relatados acima, pode vir a causar quedas repentinas devido a debilidade física, depressão e casos da pessoa ficar acamada mais cedo, ou dependendo de terceiros para fazer atividades básicas do dia a dia.


b) qual o papel do Educador Físico na inserção da atividade física na promoção de saúde? Quais são os desafios?

        Antes de tudo o profissional de educação física precisa entender certas patologias que acompanham cada cidadão, entendendo que cada um tem seu limite e suas particularidades, acarretadas pelo sedentarismo. Entendendo esse fator, o profissional consegue inserir pela primeira vez, ou novamente, a rotina de exercícios físicos na vida da pessoa. O desafio do educador é fazer com que a pessoa entenda que praticar algum tipo de atividade física vai muito além da estética que a sociedade impõe. Em época pandêmica estar saudável, tanto fisicamente quanto psicologicamente, é muito importante.

  1. Já, o artigo A política Nacional de promoção da saúde e a agenda da atividade física no contexto do SUS “aborda a institucionalização da promoção da saúde com a aprovação da Política Nacional de Promoção da Saúde e a escolha da temática da atividade física-praticas corporais como uma de suas prioridades. São apresentadas as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde na indução e sustentabilidade de estratégias de redução do fator de risco do sedentarismo no contexto do Sistema Único de Saúde” (MALTA et al, 2009.) Após a leitura desse artigo e das Unidades 1 e 2 do CRC Disfunções orgânicas, atividade física e saúde, comente as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde para reduzir o fator de risco do sedentarismo.

É muito importante que o governo incentive os cidadãos a serem fisicamente ativos. Através de propagandas (TV, Redes Sociais e ainda impressa). Através de programas sociais e esportivos voltados para todas as faixas etárias. Bata na mesma tecla com intensidade, mostrando principalmente as causas de uma pessoa sedentária.        

  1. Em um estudo de delineamento transversal realizado por SIQUEIRA et al (2009), no artigo Aconselhamento para a pratica de atividade física como estratégia de educação a saúde, revelou que as prevalências de aconselhamento a pratica de atividade física nas unidades básicas de saúde mostraram-se baixas, tanto para o grupo de adultos quanto para o de idosos, independente da região  ou do modelo de assistência, especialmente se considerarmos que as unidades básicas de saúde devem ser porta de entrada do sistema de saúde e, portanto, nestes locais deveria existir uma ação integrada entre as diversas áreas de conhecimento da saúde, no sentido de beneficiar a população e promover mudanças significativas em direção a um estilo de vida saudável. Diante de tais informações, responda:


a) O que você entendeu por estudo transversal?

Na pesquisa relatada acima não se tem ciência se antes disso o aconselhamento para prática de atividade física era alto, pois não poderia se basear em estudos antigos. É nisso que se baseia o estudo transversal. O estudo teve como base um grupo especifico de pessoas com determinadas idades.


b) Qual o papel do Educador Físico para atuar em uma Unidade Básica de Saúde relacionado ao aconselhamento a Pratica de atividade Física?

        O papel do educador físico não é só montar planos prontos para as pessoas. E sim ter um papel primordial em relação a fatores motivacionais e inclusão social. Pós era pandêmica onde muitas pessoas foram afetadas fisicamente e psicologicamente, o educador físico tem como missão profissional resgatar esse público de volta as normalidades.

  1. De forma geral, os estudos experimentais são largamente utilizados na área de Educação Física, como exemplo, a verificação de efeitos do treinamento físico frente as patologias e suas respostas agudas e crônicas. Com o intuito de verificar a atividade física como estratégia de prevenção ou terapêutica, comente a sua ideia de realizar uma pesquisa epidemiológica dentro da área de atuação do educador físico.

Em 2019 tivemos uma das piores doenças epidemiológicas já existentes. No começo de 2021 decidi defender meu Trabalho de Conclusão de Curso na área de licenciatura em educação física, abordando o tema Perspectivas Profissionais sobre o exercício físico após a infecção pelo coronavírus. E coloquei como objetivo profissional e pessoal a continuidade desse trabalho, não só pelos afetados da doença, como com outras classes de pessoas, afetadas por quaisquer outros problemas. Meu desejo pessoal passa muito aquém de ter um papel escrito profissional de educação física, mas sim fazer a diferença na vida das pessoas e mostrar o caminho para ter uma boa qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com