TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Disfunções Orgânicas

Por:   •  16/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.188 Palavras (9 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]


Disfunções Orgânicas, Atividade Física e Saúde

Curso Educação Física Bacharel

Portfólio 1

Trabalho apresentado ao Claretiano        Centro Universitário para a disciplina Disfunções Orgânicas, Atividade Física e Saúde como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor: Arthur Marques Zecchin Oliveira

Batatais

2022

Portfólio Disfunções Orgânicas

Descrição da atividade Fundamentado nas leituras indicadas, responda as seguintes questões:

1) O estudo do artigo Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas de Gualano e Tilucci (2009) objetivou levar, principalmente profissionais da Educação Física, a reflexão, tomando como ponto de partida o papel da inatividade física sobre a etiologia das doenças crônicas e revelar o imenso potencial do exercício físico como agente terapêutico. Após leitura do artigo e da Unidade 1, responda:

a) Qual o efeito da inatividade física na população infantil, adulta e idosa?

R: Foi sendo descoberto que a inatividade física em crianças, abre as portas para várias doenças graves que podem trazer diversos problemas para a saúde de uma criança, sendo, as principais as doenças cardiovasculares, renais, endocrinológicas, neuromusculares, osteoarticulares e a obesidade juvenil/infantil, sendo uma das mais preocupantes.

Tendo os mesmos riscos que o público infantil, o público adulto também esta é uma das grandes preocupações quando se leva em consideração que 70% não consegue bater a quantidade mínima de uma atividade física, o que acaba fazendo com que sua qualidade de vida caia e que se aproximem mais de doenças, essa aproximação irá causar um maior custo financeiro que de uma forma não direta irá dar mais um motivo para a falta da atividade, seja a falta de tempo por cuidar da doença ou pelo tratamento demandar tanto de um investimento monetário que acaba não abrindo muito espaço para um investimento em uma atividade física.

O público idoso é um dos que mais necessitam de ter uma rotina diária que contenha exercícios físicos por naturalmente terem uma degradação de sua qualidade de vida, da taxa hormonal, metabolismo, pela agilidade que perdem massa muscular, dificuldade de ganho e outros fatores que tornam essa rotina de exercícios físicos essenciais para simplesmente ser mantido um padrão de vida saudável e com menor preocupação.

Foram realizados estudos que avaliaram a proporção de casos de depressão em públicos ativos e inativos quando se relaciona ao exercício físico, foi constatado que o público inativo tem maior tendencia ao desenvolvimento dessa doença, com a análise do resultado dessa pesquisa e aliando o fato que, de acordo com o IBGE, os idosos lideram o ranking de mais afetados pela depressão, existe a possibilidade do exercício físico auxiliar no tratamento e possivelmente na superação dessa doença, pela melhora na saúde e melhora na interação social que o exercício pode trazer.

b) Qual o papel do Educador Físico na inserção da atividade física na promoção de saúde? Quais são os desafios?

R: Pelo poder da área do Exercício físico e Saúde, é necessário que o profissional tenha um preparo muito bom, uma base forte para que no momento que o profissional for transferir o conteúdo que que tem, tenha bons resultados na pratica com seus alunos. É necessário o domínio dos conceitos básicos relacionados a Mecanismos moleculares, bioquímicos, fisiológicos e biomecânicos para que ao lidar com alunos em estado de inatividade e sedentarismo ele tenha boa conclusão. O desafio de hoje ao meu ver, é relacionado a falta de divulgação dos problemas que a inatividade faz e como o exercício físico de uma forma rotineira podem solucionar esses problemas. Uma forma eficiente de entregar o exercício físico de uma forma gratuita seria a contratação de profissionais da saúde dentro de postos de saúde do SUS, onde seria chamativo e começaria numa divulgação natural para outras pessoas, sendo, aulas coletivas os participantes teriam mais interação entre si e teriam maior animo para participar da aula.

2) Já, o artigo A política Nacional de promoção da saúde e a agenda da atividade física no contexto do SUS “aborda a institucionalização da promoção da saúde com a aprovação da Política Nacional de Promoção da Saúde e a escolha da temática da atividade física-praticas corporais como uma de suas prioridades. São apresentadas as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde na indução e sustentabilidade de estratégias de redução do fator de risco do sedentarismo no contexto do Sistema Único de Saúde” (MALTA et al, 2009.)

Após a leitura desse artigo e das Unidades 1 e 2 do CRC Disfunções orgânicas, atividade física e saúde, comente as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde para reduzir o fator de risco do sedentarismo.

R: O Sistema Único de Saúde tenta levar ações de atividade física-praticas corporal, que são desenvolvidas pelo SUS em diversos níveis, essas ações nos últimos anos têm tido um alcance significativo nas institucionalizações das práticas promotoras de saúde.

O Ministério da Saúde criou uma série de programas para o combate do sedentarismo que ao mesmo tempo busca a redução da obesidade e os seus riscos, causando a longo prazo melhor qualidade de vida para a população. Alguns desses programas são a Academia da Cidade de Belo Horizonte de Aracaju e Academia da Cidade do Recife e CuritibAtiva.

3) Em um estudo de delineamento transversal realizado por SIQUEIRA et al (2009), no artigo Aconselhamento para a pra tica de atividade física como estratégia de educação a saúde, revelou que as prevalências de aconselhamento a pra tica de atividade física nas unidades básicas de saúde mostraram-se baixas, tanto para o grupo de adultos quanto para o de idosos, independente da região ou do modelo de assistência, especialmente se considerarmos que as unidades básicas de saúde devem ser porta de entrada do sistema de saúde e, portanto, nestes locais deveria existir uma ação integrada entre as diversas áreas de conhecimento da saúde, no sentido de beneficiar a população e promover mudanças significativas em direção a um estilo de vida saudável. Diante de tais informações, responda:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (184.8 Kb)   docx (119.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com