TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Estudos em Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora

Por:   •  13/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]                                                                                   [pic 2]

GISLAINE MARTINS PONTES (8146524)

Educação Física Licenciatura

ATIVIDADE PORTFÓLIO CICLO 3

Tutor: Prof. Gustavo Braga de Oliveira

Claretiano - Centro Universitário

JOÃO PESSOA

2023

1) O que você entende como aprendizagem?

A aprendizagem é entendida como mudança em processos neurais através de uma experiência, prática sistematizada ou observações em que o ser humano leva a manter e a modificar, de maneira permanente suas ideias, comportamentos e sentimentos.

Há diversas categorias de aprendizagens, podemos citar: aprendizagem explicita, aprendizagem implícita, aprendizagem positiva e negativa, aprendizagem significativa, aprendizagem mecânica e aprendizagens cognitiva, motora, social, afetiva.  

Para Wrisberg a aprendizagem motora significa [...] as mudanças associadas à prática ou experiência, em processos internos que determinam a capacidade de um indivíduo para executar uma habilidade motora” (SCHMIDT; WRISBERG, 2010, p. 33).

2) Como sua atuação profissional (professor de Educação Física) poderá contribuir para a melhoria do processo de aprendizagem?

No processo de desenvolvimento do indivíduo é de suma importância que o professor de educação física esteja ciente das habilidades de cada aluno e as que devem ser desenvolvidas através do processo de aprendizagem, alguns possuem mais facilidades que outros, entretanto estar ciente das capacidades de cada discente em relação a força, velocidade, flexibilidade, coordenação dentre outras, faz com que o processo de ensino aprendizagem seja aproveitado ao máximo, contribuindo com as experiencias e novas habilidades que serão adquiridas a cada aluno.  

 

3) Você acredita que pessoas aprendem de formas diferentes e em níveis diferentes uma mesma atividade, por exemplo, um estilo de nado ou um tipo de arremesso no handebol? Sim ou não por quê?

“[...] diferenças duradouras e estáveis entre as performances dos indivíduos, geralmente atribuídas às diferenças em suas capacidades” (SCHMIDT; WRISBERG, 2010, p. 41).

Sim, as pessoas aprendem de formas diferentes e em níveis diferentes uma mesma atividade, pois há uma individualidade nos níveis de aprendizagem de cada um, citando Fitts (1964 apud SCHMIDT; WRISBERG, 2010) postula três fases de aprendizagem que são idealmente adaptadas para esse propósito: fase cognitiva; fase associativa e fase autônoma.

4) O que você entendeu por Estádios de processamento de informações?

Os estádios de processamentos de informações são determinados fases que o ensino aprendizagem perpassa, são relativamente distintos e sequenciados. São compostos por três níveis, memoria sensorial, memoria de curto prazo e memoria a longo prazo.

5) Qual a importância do tempo de reação nas aulas de Educação Física?

O tempo de reação (TR) nas aulas de Educação física é importante pois indica a velocidade e a eficácia da tomada de decisão, define-se como um intervalo entre a apresentação de um estímulo não antecipado e o início da resposta. Com isso o TR se encaixa perfeitamente em várias etapas das aulas de educação física como o tempo de reação simples em uma cobrança de pênalti no futebol após o apito apenas um jogador pode chutar a bola; ou no tempo de reação de escolha que em um jogo de futebol de salão o jogador pode chutar a bola em direção ao gol, de qualquer lugar do campo; E até mesmo em uma cobrança de falta com vários jogadores perto da bola, o goleiro só deve iniciar seu processamento de informação quando o "verdadeiro" batedor iniciar sua cobrança, usando o tempo de reação de discriminação, todas estas formas mostram o quão importante é o tempo de reação nas aulas de Educação Física.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (246.5 Kb)   docx (162 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com