TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio de Fisiologia

Por:   •  25/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.510 Palavras (11 Páginas)  •  1.281 Visualizações

Página 1 de 11

                                                         Fisiologia Celular

  1. As organelas estão no interior das células e são delimitadas por membranas formadas, principalmente, por lipídeos, proteínas e, dependendo do tipo, desempenham diferentes funções. Explique qual a principal função dos: retículo endoplasmático liso e rugoso, complexo de Golgi, lisossomos e mitocôndria.

R: a principal função do retículo endoplasmático liso é a síntese  de substâncias lipídicas.

O Reticulo endoplasmático rugoso tem a função de sintetizar novas moléculas de proteínas na célula.

O complexo de Golgi processa substancias para formar os lisossomos, as vesículas secretoras e outros componentes citoplasmáticos.

Os lisossomos  são responsáveis pela lise que é a quebra de células danificadas e materiais indesejados.

Já a mitocôndria tem a função de respiração celular, ou seja, a biossíntese aeróbia de ATP.

2) São quatro tipos de transporte que ocorrem na membrana celular. Cite quais são, explique cada um e dê exemplos de substâncias que são transportadas em cada tipo de transporte.

1º Difusão simples: é um transporte sem gasto de energia e que não necessitam  de moléculas carreadoras. Ex: gases, íons, moléculas pequenas e águas.

 2º Difusão facilitada: é um transporte passivo e que necessita de uma proteína transportadora ou carreadora. Ex: Glicose e aminoácidos

 3º Osmose: É o transporte da água através de uma membrana permeável à água e impermeável ao soluto, ou seja, a água passa de um meio menos concentrado de partículas para o mais concentrado, um exemplo de transporte é a água.

4º Transporte ativo: Nesse tipo de transporte há um gasto de energia já que se move contra um gradiente de concentração. EX: bomba de sódio e potássio, ferro, hidrogênio, cloreto, alguns açucares, aminoácidos, entre outros.

  1. O potencial de ação é uma alteração na voltagem da membrana celular diante de um estímulo. É através dos potenciais de ação que os sinais nervosos são transmitidos por toda a membrana da fibra. Para a condução do impulso nervoso, esse potencial de ação deve percorrer toda a fibra nervosa. Quais as fases do potencial de ação? Explique cada uma.
  •  Despolarização: Quando a célula esta em repouso  ela está polarizada, com a chegada de um estimulo que pode ser mecânico, térmico, químico dentre outros , a membrana torna-se permeável aos íons sódios, a polaridade é neutralizada chegando a zero e ocorre então uma inversão de cargas, ou seja a célula que era polarizada torna-se despolarizada.
  • Repolarização: após a despolarização os canais de sódio se fecham e os de potássio se abrem, a membrana fica mais permeável ao potássio, ou seja, o meio intra-celular fica mais negativo que o meio extracelular e a célula volta ao eu estágio inicial.

  • Hiperpolarização: é à saída de excesso de potássio, a bomba trabalha pra restabelecer o equilíbrio, jogando sódio para fora e potássio para dentro da célula ocasionada a hiperpolarização, esse processo dura até que a bomba de sódio e potássio volte ao normal.
  1. Mais de 40 substâncias neurotransmissoras já foram descobertas. Quais as mais conhecidas? Para responder, divida em: neurotransmissores periféricos e neurotransmissores centrais.

Neurotransmissores periféricos: Acetilcolina, adrenalina e noradrenalina.

Neurotransmissores centrais: GABA: ácido gama-aminobutírico, glutamato, glicina, serotonina, substancia, encefalinas, hormônios peptídicos entre outros.

                                       SISTEMA NERVOSO

  1. O Sistema Nervoso Central (SNC) é capaz de realizar inúmeras atividades complexas. Qual é a sua função básica? E quais as suas funções superiores?

R: Sua função básica é receber informações sobre as externas e internas e produzir respostas por meio dos músculos e glândulas.

Funções superiores: Memória, que corresponde à capacidade de armazenar informações e depois  resgatá-las, aprendizado, intelecto, pensamento e  personalidade.

  1. A organização do Sistema Nervoso (SN) pode ser classificada morfológica e funcional, em três vias. Quais são estas vias? Explique cada uma.
  •  Vias aferentes:  Trazem as informações ao sistema nervoso central.
  •  Vias eferentes:  São as vias que levam a resposta que foi elaborada pelo sistema nervoso central ao órgão efetuador da resposta, que pode ser um músculo ou uma glândula.
  •  Vias de associação: Essas vias analisam e armazenam as informações sob a forma de memória para elaborar os padrões de respostas.

  1. A manutenção do equilíbrio corporal é de responsabilidade do cerebelo e é devido a ele que ações complexas podem ser executadas. Quais são estas ações? Por que isso ocorre?

R: as ações são andar de bicicleta e tocar violão, isso é possível devido as diferentes informações sensoriais, auditivas e visuais que chegam ao cérebro.

  1. Uma diferença entre os nervos simpáticos e parassimpáticos é a secreção de hormônios pelas fibras pós-ganglionares. Os neurônios pós-ganglionares do sistema nervoso parassimpático secretam qual substância? E, por isso, como é chamado? E qual substância o Sistema Nervoso Simpático secreto? E por isso, como é chamado?

R: secretam a acetilcolina por isso é chamado colinérgico.

Já o sistema nervoso simpático secreta noradrenalina e por isso são chamados de neurônios adrenérgicos.

  1. A parte responsável pela análise dos estímulos internos e externos ao organismo é o Sistema Nervoso Sensorial.  Essas informações são utilizadas para atender quais funções?

São utilizadas para atender  a percepção e interpretação, o controle do movimento, a regulação de funções de órgãos internos e a manutenção de consciência.

6) O que é fadiga sináptica? Por que ela é importante?

R: É o meio pelo qual o sistema nervoso permite que uma reação nervosa desapareça  para dar lugar a outras.

É importante pois e através dela que o excesso de excitabilidade do cérebro durante uma convulsão epitética pode ser finalmente superado e pare.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (115.4 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com