TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Posição, planos e eixos anatômicos

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  905 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

David Albuquerque Goes da Silva – 1171955

ANATOMIA HUMANA

                                                                

                                                        

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2015

[pic 3]

[pic 4]

David Albuquerque Goes da Silva – 1171955

ANATOMIA HUMANA

                                                                

Trabalho referente ao Portfólio da terceira semana de aula do curso de Bacharel em Educação Física, sob a orientação da Professora Verginia Angela F Marchiori.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2015

PESQUISA DE CAMPO

POSIÇÃO, PLANOS E EIXOS ANATÔMICOS

A fim de padronizar os procedimentos e a linguagem utilizada no estudo e no manuseio do corpo humano por profissionais da área de saúde, foram adotados planos, eixos e nomenclaturas padronizadas aos movimentos em torno desses eixos.

Para isso foi necessário definir uma posição anatômica, onde em um indivíduo adulto em posição ortostática, olhando fixamente para o horizonte, com os membros superiores estendidos naturalmente de cada lado do corpo, encostados ao tronco, com a face, a palma das mãos e a ponta dos dedos dos pés voltados para frente.

A partir dessa posição podemos identificar planos de delimitação (ventral, dorsal, lateral, cranial, caudal e médio) e planos de secção (mediano, sagital, coronal e transversal).

Para localizar as partes do corpo em relação a posição anatômica são usados os Termos de Relação (anterior, posterior, dorsal, médio, medial, lateral, mediano e intermédio) e para comparar a posição relativa de duas ou mais estruturas ou de uma estrutura com relação à superfície ou plano de secção usa-se os Termos de Comparação (distal, proximal, superficial e profundo).

 A figura 1, retirada do site http://www.inem.pt/files/2/documentos/20121002154034365411.pdf, ilustra o posicionamento dos planos mencionados.

[pic 5]

 Figura 1 planos anatômicos

Os eixos mencionados no início são linhas imaginárias traçadas no indivíduo e que cruzam, perpendicularmente, os planos anatômicos. Os principais eixos são o sagital, o longitudinal e o transversal. Os movimentos do corpo acontecem associando os eixos aos planos.

APARELHO LOCOMOTOR

O aparelho locomotor é formado pelos sistemas esquelético, articular e muscular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (196.6 Kb)   docx (123.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com