TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção textual

Por:   •  20/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.523 Palavras (7 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Na natureza tudo funciona através de um ritmo perfeito: o dia e a noite, as estações do ano, as fases da lua, as marés, as batidas do coração humano e todas as reações orgânicas em geral. O ritmo é a vida de toda vida, sem ritmo nada pode existir. Sem uma consciência rítmica nada pode realizar-se. Assim ele esta presente em todas as atividades que o homem realiza. Ao internalizar determinado ritmo é possível fixar uma determinada destreza motora, tendo em vista a estreita relação que existe entre ritmo e movimento.

O presente ensaio pretende analisar a importância do ritmo, que devidamente organizado e fundamentado pode ser uma forma adequada de trabalhar com o citado recurso metodológico dentro das aulas de Educação Física, principalmente no Ensino Infantil, onde o mesmo levaria ao educando a desenvolver diversas habilidades e destrezas com maior facilidade.

Certamente será possível identificar através de uma revisão bibliográfica vários benefícios obtidos na utilização do ritmo em concomitância com atividades motoras, principalmente no desenvolvimento do ritmo.

Finalmente será possível encontrar uma estreita relação entre a prática de atividades físicas dentro do ambiente escolar com o auxilio do ritmo manifestado em aulas de dança e ginástica como componente metodológico no desenvolvimento motor da criança, partindo dos princípios desenvolvimentistas e fazendo uso do sistema analítico de aprendizagem de um determinado gesto técnico, tendo como recurso, o ritmo na fixação do movimento a ser realizado e por último o surgimento de um grande aliado que é a motivação e o prazer de trabalhar com a música, assim como os efeitos psicológicos que contribuem para o bem estar do indivíduo.

2– DESENVOLVIMENTO

Conforme definição na Enciclopédia Britânica do Brasil “Num sentido amplo, o ritmo pode ser definido como a estruturação de durações sonoras”. Sua função na música, como na dança ou na poesia, é expressar a energia por meio de acentuações e de alternância de tempos fortes e fracos. Constituindo com a melodia e a harmonia um dos três elementos da música. “O ritmo é, entretanto o único que se observa em todas as artes”

Por outro lado a Barsa define o “Ritmo é a ordenação de sons, de acordo a sua duração, ao longo do tempo. Tudo na natureza tem seu ritmo. O homem é muito sensível ao ritmo, já que existe uma equivalência entre ritmo sonoro e o ritmo corporal interno”

Na natureza, o ritmo está presente em uma série infinita de atividades na existência do ser e que essas atividades estão ligadas com o cotidiano dos seres, nos fenômenos geofísicos como pode ser o movimento das marés, o próprio dia e a noite, a medida do tempo e a mudança das estações. Ao prestar atenção na natureza, se pode comprovar que o ritmo está presente em tudo o que nos rodeia. Também se deve considerar outro tipo de ritmo inserido dentro de nosso organismo, assim pode-se perceber as batidas do coração, a respiração, no piscar de olhos, em fim, em todos os processos metabólicos sempre há um ritmo interno que determina a individualidade de cada ser ou pessoa.

Qualquer atividade que seja desenvolvida no cotidiano merece uma devida atenção em relação à presença do ritmo, assim podem se citar numerosas atividades que envolvem um determinado ritmo para que elas possam ser efetuadas de maneira proveitosa. Ler, escrever, correr, dirigir, nadar, navegar na internet, enviar torpedos, em fim, é incontável as atividades onde o ritmo está presente. No tocante, ao desenvolvimento do ritmo na criança para poder efetuar suas atividades rotineiras e da vida escolar é imprescindível que esta valência motora seja trabalhada e treinada desde os primeiros anos da infância, considerando a facilidade e velocidade em que as crianças podem aprender através de atividades lúdicas. Contudo o aprender torna-se divertido e prazeroso.

Para Pallarés “O ritmo é um fenômeno de vida. Por ele nos tocamos diretamente o centro do problema que nos ocupa: o comportamento psicomotor das crianças, na aprendizagem de um comportamento que deve mostrar-se idêntico ao seguinte, e graças à facilidade do ritmo que a criança pode representar essa sucessão de gestos, prevê-los, executá-los com uma precisão cada vez melhor”. Ainda Pallarés explica que quando se da condição de praticar o sentido rítmico natural, é ativado o sistema neuromuscular, se solicitam movimentos respiratórios mais amplos, se geram situações de sociabilidade, assim como aquisição cognitiva e aprimoramento dos movimentos. Desenvolver o ritmo também colabora para a adaptação do ouvido a ritmos e compassos diversos, para a memorização e repetição de um som, também para a identificação de tons fortes e fracos e por último para a regulação e controle dos movimentos.

Finalmente, citando Lifar o ritmo é um elemento universal, tudo se desenvolve através de um ritmo particular, ele encontra aplicabilidade na ciência quanto na arte, toda manifestação humana tem um ritmo próprio, assim entre o corpo e a música há um elemento em comum, que é o movimento; uma medida em comum que é o tempo e uma expressão comum que é o ritmo.

O ritmo é classificado em construído, disciplinado, circadiano, individual, grupal e espontâneo.

Ao se falar da manifestação do ritmo nas aulas de ginástica e aulas de dança no ensino infantil, os estudantes precisam compreender que as possibilidades de explorá-lo se dão através de seus movimentos e, além disso, o professor precisa proporcionar algo a mais, criar situações, na qual os estudantes sejam capazes de desenvolver e compreender-se como um ser atuante na sociedade, e que o mesmo se movimenta de maneira intencional.

PLANO DE AULA 1

Data: 02/10/2015 Horário: 07:30 Ano: 3º Ano

Nº de alunos: 18

Tema: A manifestação do ritmo na Dança Subtema: Dança expressiva

Conteúdo: Vivências corporais rítmicas e expressivas.

Técnicas específicas das danças vivenciadas pelos alunos.

Objetivo: Descrever, demonstrar e adaptar danças conhecidas; Conhecer seus contextos de criação e de prática; Identificar a gestualidade das danças e dar significados a elas.

Recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (83.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com