TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pratica Conhecimento sobre o Corpo

Por:   •  10/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.170 Palavras (5 Páginas)  •  937 Visualizações

Página 1 de 5

EDUCAÇÃO FISÍCA

Pratica ou avaliação continuada: educação física e saúde: como ensinar conhecimentos sobre o corpo e saúde nas aulas de educação física escolar, por meio de uma abordagem multidisciplinar.

        

Barreiras (polo)

2018

Claretiano – Centro Universitário

Curso de Graduação em Educação Física – Licenciatura

• Tutor: Camila Tavares Valadares da Silva

Pratica ou avaliação continuada: educação física e saúde: como ensinar conhecimentos sobre o corpo e saúde nas aulas de educação física escolar, por meio de uma abordagem multidisciplinar.

     Trabalho apresentado à universidade Claretiano Universitário, como requisito parcial de avaliação da disciplina de Conhecimento Sobre o corpo Humano.

Barreiras

2018

Introdução

          Serão abordados nessa aula os temas que estejam relacionados aos músculos. Nessa aula os alunos irão aprender que o corpo humano há três tipos de músculos sendo eles os:

  • Musculo estriado cardíaco;
  • O músculo estriado cardíaco;
  • Músculo liso.

Titulo da aula: Conhecendo os músculos

Duração da aula: 2 aulas

Etapa de ensino / serie: 5º ano

Objetivo da aula

  • Aprender quais tipos de músculos compõe o nosso corpo humano de forma recreativa;
  • Identificar a função dos músculos;
  • Conhecer todas as estruturas do corpo.

Conteúdo

               Sabemos que o corpo humano ele é formado por centenas de músculos que auxiliam nos movimentos, estabilidade do esqueleto e preenchimento do corpo, uma vez que fazem ligação dos ossos com o sistema nervoso. Músculos esses que podem ser divididos em:

Musculo não estriado: Os músculos não estriados eles tem uma contração muito lenta e também é involuntária, ou seja, os movimentos que eles geram ocorrem independentemente da nossa vontade. Esses músculos são responsáveis, por exemplo, pela ereção dos pelos na pele isto é, os arrepios que sentimos e também é responsável pelos movimentos de alguns órgãos como o esôfago, o estômago, o intestino, as veias e as artérias, ou seja, músculos associados aos movimentos peristálticos e ao fluxo de sangue no organismo.

Musculo estriado esquelético: Esses músculos têm a sua fixação aos ossos geralmente por meio de cordões fibrosos, que são chamados de tendões. Eles possuem uma contração vigorosa e também voluntária, ou seja, seus movimentos obedecem a nossa vontade. Exemplos deles são os músculos das pernas, dos pés, dos braços e das mãos.

Musculo estriado cardíaco: Esse musculo é miocárdio, é músculo do coração, que promove os nossos batimentos cardíacos. Sua contração é vigorosa e involuntária.

Estratégia da aula

                   Teremos duas aulas. A primeira aula será uma aula de debate com os alunos onde haverá explicações sobre o tema proposto.  Perguntar aos alunos se eles conhecem os músculos que compõe o corpo humano, pedi alguns alunos para citarem, como eles são compostos e qual função de cada um. E por fim depois de muito debate, perguntar a eles quais as duvida que tenham e esclarecer para que fique claro o entendimento de cada um. Em seguida entregar a eles uma folha de oficio onde cada um irá fazer um breve resumo das explicações sobre os músculos na qual foi debatido na sala de aula. Sabendo que esse tema também é estudado na disciplina de ciências e com isso os alunos também estudam sobre o corpo humano e consequentemente sobre os músculos.

                 Na nossa segunda aula o professor terá em mãos uma bola um relógio para marcar o tempo e um envelope com oito perguntas e respostas sobre o tema discutido na sala. Em seguida levar todos os alunos para uma quadra de esporte onde dividiremos a turma em dois grupos (Grupo A e Grupo B) o professor chamará um integrante do grupo A para pegar a bola e segura-la e pedira para que possa pegar uma pergunta dentro do envelope, o aluno terá que ler a pergunta em voz alta em seguida passar a bola pra qualquer um do seu grupo que ele acha que saberá responder ele terá apenas 20 segundo, caso não responda o professor assoprará o apito avisando que o tempo acabou se o escolhido não souber ele poderá passar a bola para outra pessoa do seu grupo, sabendo que será sua ultima chance e caso errem a pergunta ou não respondam o grupo adversário marca pontos. O grupo que acertar quatro das oito das perguntas feitas será o grupo vencedor.

                  As perguntas que serão feitas são:

  1. Cite qual é a função do musculo estriado esquelético?

              Produzir movimento e regular a temperatura do corpo.

  1. Quais são os tipos de músculos?

             Estriado cardíaco, estriado esquelético e estriado nervoso.

  1. O musculo faz ligação com quais partes do corpo humano?

             Ossos e sistema nervoso

  1. Cite uma das principais capacidades de propriedades dos músculos.

De se contrair

  1. Os músculos não estriados têm contração lenta e involuntária. Verdadeira ou Falsa?

Verdadeira

  1. Os músculos estriados esqueléticos fixam-se aos ossos geralmente por meio de cordões fibrosos, que tem nome de...?

                     Chamados de tendões

  1. Sabe-se que o músculo estriado ou o músculo do coração, é aquele que promove os batimentos cardíacos, sua contração é voluntaria. Correta ou errada essa afirmação?

               Errada a sua contração é involuntária

  1. Sabe-se que os músculos estriados esqueléticos, os ossos atuam como alavancas e permitem a efetivação do movimento. Às vezes, o movimento é possível graças ao trabalho de?

       Antagônico de dois músculos.

Materiais

  • Bola de futebol
  • Folha de oficio para os alunos fazerem os resumos
  • Papel de oficio para as perguntas
  • Apito
  • Relógio com cronômetro
  • Quadra esportiva

Referencias

Aula de anatomia no Site  https://www.auladeanatomia.com/novosite/

Plano de aula de Educação Física: saiba como fazer no Site https://www.idecursos.com.br/plano-de-aula-de-educacao-fisica-saiba-como-fazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (106.4 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com