TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Prática Preparação física Geral

Por:   •  16/6/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.859 Palavras (8 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 8

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ALUNO: GUSTAVO D. SEVERO – RA: 8200238

PROJETO DE PRÁTICA

PROGRAMA DE PERIODIZAÇÃO NA PREPARAÇÃO FÍSICA.

BATATAIS

2022

ALUNO: GUSTAVO D. SEVERO – RA: 8200238

Projeto de prática – Periodização na preparação física

Professor: Prof. Ms. Sérvio Antônio Bucioli

BATATAIS

2022

Para formação do Profissional em Educação Física o entendimento conceitual sobre o planejamento e a periodização do treinamento são fatores indispensáveis na aplicação prática, desta forma, o Projeto de Prática tem como objetivo entender os modelos de periodização e seus ciclos de treinamento fazendo comparações entre as periodizações linear, linear reversa e ondulatória e sua aplicabilidade relacionada aos Princípios Científicos do Treinamento e Capacidades Físicas aprendidas nas Unidades 1 e 2 respectivamente da nossa disciplina de Preparação Física Geral que relacionaremos com a Unidade 3 onde falamos de planejamento e periodização.

A elaboração do Projeto de Prática se embasa na obra "Prescrição e Periodização do Treinamento de Força em Academias" que está disponível na “Minha Biblioteca” em sua Sala de Aula Virtual, desta forma, você deverá ler o Capítulo 5 - Periodização do Treinamento de Força para Academias e Treinamento Personalizado.

Descrição do Projeto

1. Ao realizar o estudo do material indicado para confecção do Projeto de Prática você encontrará logo no início do capítulo a pergunta: “Por que Periodizar?”

Após a leitura desta colocação feita entre as páginas 154 e 156, responda com suas palavras embasado na opinião destes autores o porquê você entende que é importante periodizar. Lembro que não deve se copiar nada do material, mas responder com o seu entendimento sobre o que leu.

Resposta: A periodização é processo planejado que objetiva organizar os treinamentos físicos de uma pessoa de modo que a dosagem das práticas seja segura e adequada. Cada indivíduo possui suas particularidades na evolução do treinamento, isso compreende todo o organismo fisiológico e psíquico. As reações as a carga e ao volume do treinamento podem gerar resultados distintos em cada exercício e o seu exagero com certeza pode trazer malefícios ao processo de desenvolvimento, em alguns casos, irreversíveis, quando o excesso resulta em lesões permanentes. A periodização busca, através de protocolos científicos, mitigar os riscos ao paciente e juntamente permitir que tenha os resultados mais eficientes possíveis diante das práticas de exercício. A sua importância é vital para a manutenção e evolução dos treinamentos, hoje se tornando indispensável, quando falamos em níveis excelentes do treinamento, até para indivíduos iniciantes, os quais em regra em primeira instância serão submetidos a fase de adaptação dentro de um processo de periodização de treinamento.

2. Seguindo sua leitura você encontrará a organização da periodização em ciclos, seguindo o que leu, escreva um pequeno texto com suas palavras, sem copiar literalmente do material (porém embasado nos autores) explicando a divisão dos ciclos de treinamento na periodização e as fases de recuperação e sobretreinamento (entre as páginas 159 e 163).

Resposta: Com base nos princípios científicos do treinamento dentro do processo de periodização encontramos divisões. Essas divisões, realizadas com a devida anamnese, compreendem o macrociclo, os mesociclos e os microciclos. No primeiro, de 6 meses a 4 anos, são colocados os objetivos mais amplos. Os mesociclos são períodos de 4 a 6 semanas, por fim, os microciclos que correspondem a períodos de 1 (uma) a 4 semanas, aonde a especificidade dos treinamentos deve ser enfatizada, como volume e intensidade.

A fase de recuperação ocorre nos intervalos dos treinamentos, é quando ocorre a supercompensação da atividade realizada. É nesta fase que, de fato, ocorre a adaptação e evolução dos músculos, ligamentos e articulações, além de outras importantes estruturas fisiológicas. O descanso, que gera a recuperação deve estar previsto na periodização. Essa recuperação também pode ser ativa, quando em determinados períodos os volumes e as intensidades dos exercícios são diminuídos, garantindo que o aluno não seja acometido pelo over training ou sobre treinamento, que pelo excesso de treino acabam sofrendo lesões ou são desestimulados a permanecerem praticando suas atividades. Em regra, deve ser planejado a cada 12 semanas de treinamento, respeitando-se as individualidades de cada pessoas e as especificidades dos tipos de exercícios.  

3. Sem dúvida conhecer os modelos de periodização do treinamento farão grande diferença em sua formação, desta forma realize a leitura deste conteúdo e relate com suas palavras (não copie do material) o que entendeu sobre:

* A Periodização Linear ou Clássica (página 165)

Resposta: Em um primeiro momento objetiva adaptar o organismo progressivamente, por conta das alterações sistemáticas dos músculos utilizados. também conhecida por seguir o modelo clássico, a periodização linear se inicia com volume alto nos exercícios e intensidade baixa, progredindo no sentido da diminuição do volume e aumento da intensidade, sendo o treinamento em circuito o mais indicado.

* Periodização Linear Reversa (página 166)

Resposta: Esse modelo de periodização ocorre no sentido oposto da linear, ou seja, o volume aumenta e a intensidade diminui gradualmente. Ele possui maior flexibilidade, pois não progride conforme os aumentos lineares de carga. Na comparação com o modelo linear, verifica-se que não é a mais eficiente quando os objetivos são ganhar aumento de força máxima. Por outro lado, a periodização não-linear mostrou-se mais eficiente durante as temporadas de competição, pois aumenta a capacidade de desenvolvimento dos atletas neste período. Ressalta-se que nesse tipo de periodização os resultados são mais consistentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com