TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Tcc

Por:   •  11/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 3

RENÍCIO BARBOSA SOARES

O ESPORTE E A EDUCAÇÃO INFANTIL

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSORº: LUIS FERNANDO CORREIA

VITORIA DA CONQUISTA-BA

2015

1. CONTEXTUALIZAÇÃO

Observa-se que na maior parte das escolas públicas que trabalha com as modalidades de ensino fundamental I e II, o esporte na disciplina educação física é aplicado apenas no ensino fundamental II. Porém, sabe-se que o esporte é essencial para todo ser humano, pois desenvolve habilidades corporais, produz o bem estar físico e mental e cria no indivíduo a consciência do próprio corpo. Por isso, o esporte é essencial também nas series iniciais, onde os alunos começam a desenvolver suas coordenações efetivas morais e motoras.

O esporte na educação física infantil se manifesta em diversas áreas, sendo mais procurado e praticado por adolescentes e jovens. Com objetivos bem definidos, o esporte ensina valores que são essenciais para a vida, pois a criança começa a desenvolver suas coordenações motoras, incluindo a autoconfiança, o trabalho em equipe, a comunicação, a inclusão, a disciplina e o respeito. Também oferecem benefícios psicológicos para a criança, tais como a redução da depressão, quebra de preconceito e o aumento da concentração. Pelas suas características de atividade de brincar e recrear, respeitando as individualidades, acaba por trazer impactos positivos sobre a educação infantil.

A educação física promove a habilidade de aprender das crianças, aumenta a sua concentração, colabora no seu desenvolvimento global. As crianças aprendem muito mais quando estão alegres e ativas. Juntamente com as escolas, a educação física é um componente integral da qualidade educacional.

2. JUSTIFICATIVA

Esta revisão da literatura pretende motivar e conscientizar as crianças e adolescentes a evitar o hábito de fumar cigarros e a adotar medidas mais saudáveis, como a prática de esportes, que indiscutivelmente produz efeitos positivos no ser humano. Assim compreendendo, vários estudos tem sido feito para motivar crianças e adolescentes à prática de atividades físicas, surgindo disciplinas como a pedagogia do esporte e da educação física infantil, que aborda a formação integral da criança e dos adolescentes. Estes estudos pedagógicos estão sendo ampliadas a fim de melhorar e contribuir para o ensino no sistema educacional infantil.

Acredita-se que o esporte na educação infantil pode ser mais uma alternativa na formação humana de crianças, adolescentes e jovens pois, através de sua prática esportiva desde a mais tenra idade, pode-se trabalhar o desenvolvimento de sua capacidade motora, para que as dificuldades da modernidade possam ser ultrapassadas, e que esses mesmos cheguem na adolescência e possam se tornar pessoas mais preparadas para enfrentar as responsabilidades da vida na juventude e na fase  adulta.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Física,

O trabalho de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental é importante, pois possibilita aos alunos terem, dede cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com a finalidade de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções. (PCN, 1997, p.15)

Desta forma, justifica-se a realização deste trabalho, com o propósito de estudo aprofundado na discussão dos benefícios que o esporte nas aulas de educação física Infantil traz, sendo apresentado como mais uma alternativa na formação de crianças, adolescentes e jovens. Juntamente com as escolas, a educação física é um componente integral da qualidade educacional do ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (93.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com