TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA

Por:   •  29/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.744 Palavras (7 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 7

RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA I

Thalita Kattuly Souza Oliveira

 

Resumo

O presente relato demonstra a vivência em sala de aula no período de setembro a novembro de 2022, referente à matéria de Estágio Supervisionado em Química I do curso de Licenciatura em Química, do Instituto Federal da Bahia- IFBA Campus Porto Seguro.

A partir das considerações observadas durante o estágio, seguem os principais objetivos:

  • Obter aperfeiçoamento no curso de Licenciatura em Química;
  • Compreender o contexto da realidade social da escola campo de estágio;
  • Desenvolver a reflexão de exercer a profissão de ser professor;
  • Explorar concepções de ensino-aprendizagem da Química;
  • Perceber o contexto educacional e refletir sobre as práticas escolares;
  • Observar a didática adotada pelo professor em sala de aula.

O mesmo dispôs da orientação da professora Rosemary Magalhães Lima, e da supervisão da professora Patrícia Maria Azevedo Xavier, lecionadora da matéria de Química no 1º ano do curso técnico em biocombustíveis integrado ao ensino médio, do IFBA Campus Porto Seguro. Ao fim da observação, foram totalizadas 50 horas de estágio.

 

Palavras-chave: Estágio supervisionado; Química; Licenciatura em Química.

INTRODUÇÃO

Realizado no Instituto Federal da Bahia- IFBA Campus Porto Seguro numa turma do 1º ano do curso técnico em biocombustíveis integrado ao ensino médio, o Estágio Supervisionado em Química I dispôs da observação e vivência em sala de aula, como principal objetivo o conhecimento da rotina da profissão em questão. Esta experiência é de grande valia ao licenciando, uma vez que a partir desta, é possível compreender o contexto escolar, observar as diferentes formas de didática e conhecer perspectivas de ensino-aprendizagem, e a breve experiência do cotidiano do educador.

O estágio visa a investigação e atividades educativas, para que os educandos possam compreender a realidade do seu futuro campo profissional. Neste sentido, ele não é apenas uma forma simples de atender às exigências acadêmicas, mas sim uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, e uma importante ferramenta de inter-relação entre a comunidade, a escola e a universidade (PIMENTA, 2004).

 

CONTEXTUALIZAÇÃO

        O primeiro Estágio Supervisionado em Química do curso de Licenciatura em Química foi realizado na mesma instituição do curso superior, que também obtém de educação do segundo grau, no período matutino.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia tem como missão promover a formação do cidadão histórico-crítico, oferecendo ensino, pesquisa e extensão com qualidade socialmente referenciada, objetivando o desenvolvimento sustentável do país; como visão ser referência como ambiente inclusivo, colaborativo de formação e de soluções sustentáveis para ecossistemas de educação, ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo em âmbito local, regional e nacional; e por valores a ética, o compromisso socioeconômico, a sustentabilidade, o empreendedorismo, a colaboração, a criatividade, a inovação, a diversidade e a multidisciplinaridade (IFBA, 2022).

O estágio aconteceu presencialmente às segundas e sextas entre setembro e novembro de 2022, na matéria de química, com duração de 1h20min aula, e supervisão da professora Patrícia Maria Azevedo Xavier. Em sua maioria, a observação se deu por maior atividade desenvolvida. No entanto, dia 07 de novembro foi realizada uma apresentação sobre a utilização de biomassa como fonte de energia renovável, tema abordado pela professora supervisora aos alunos.

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA

A turma de regência corresponde à disciplina de Química do curso técnico em biocombustíveis integrado ao primeiro ano do Ensino Médio, com aulas presenciais ministradas todas as segundas e sextas, no período matutino. O conteúdo trabalhado pela professora titular Patrícia Maria Azevedo Xavier durante o estágio foi leis ponderais, reações químicas e estequiometria, estudo de gases e aproveitamento de resíduos orgânicos para a produção de energia.

Na primeira aula observada, em 16 de setembro de 2022, foram tratados leis ponderais e cálculo estequiométrico: casos gerais. No decorrer dos ensinamentos, Patrícia envolveu conteúdos de matemática básica devido a dificuldades dos alunos com os cálculos. A todo o tempo, a professora mantinha interação com os estudantes, a fim de mantê-los interessados.

Na aula de cálculos estequiométricos: reações consecutivas, excesso e limitante, foi desenvolvida a explicação através de slides e resolução de exemplos no quadro branco, com o entrosamento dos alunos nas respostas dos problemas. Ao final, foi encaminhado aos estudantes uma atividade que buscava problematizar discussões tratadas em sala. No dia 26 de setembro foi realizada a correção da atividade proposta, considerando as explicações dos discentes juntamente com o passo a passo explícito no quadro.

A aula que seria ministrada no dia 03 de outubro não ocorreu devido ao protesto que os estudantes organizaram referente ao cenário político.

Com a introdução ao estudo dos gases na primeira semana de novembro, Xavier utilizou slides para a apresentação, e após, com o tema de leis físicas dos gases, apresentou um simulador online, a fim de que os discentes pudessem observar com maior propriedade as transformações isotérmica, isobárica e isovolumétrica destes.

Na explanação de equação geral dos gases, o uso do quadro branco para esclarecimento do passo a passo das equações foi essencial. A Lei de Avogadro também foi abordada, através de slides. De 20 a 22 de outubro ocorreu a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFBA Campus Porto Seguro, no qual os alunos foram liberados a participar.

Devido ao não comparecimento de discentes ao horário reservado para atendimento, no dia 27 de outubro foi realizada pesquisa e leitura de relatório referente ao uso de biomassa como fonte de energia renovável, e acordado uma apresentação de abordagem ao tema, uma vez que atuo profissionalmente como operadora de área de caldeira de biomassa numa indústria de celulose no extremo sul da Bahia.

A aula do dia 07 de novembro se deu inicialmente pelas apresentações dos estudantes, nos seguintes temas: Biomassa e biogás: conceitos e principais fontes no Nordeste; Uso de biodigestores: aspectos econômicos, sociais e ambientais; Uso de biodigestores: processos físicos, químicos e biológicos envolvidos; e Uso de biodigestores: modelos mais utilizados no Brasil. Após as abordagens de tais, apresentei sobre A biomassa como fonte de energia renovável na indústria de celulose. A explanação se deu com a amostragem de que o cavaco indesejado para a produção de celulose, juntamente com as cascas das toras de eucalipto e lodo primário proveniente da Estação de Tratamento de Efluentes, são transportados e depositados no Silo de Biomassa, e logo após, dosados na caldeira de leito fluidizado borbulhante. Ao entrar em contato com a areia contida no interior da caldeira, a biomassa queima e gera gases que servirão como trocadores de calor, transformando assim, a água em vapor, que é direcionado para o turbogerador a fim de transformar a energia mecânica gerada na turbina, em energia elétrica. O uso dos materiais que não seriam aproveitados para a produção tem como finalidade a utilização de recursos renováveis e menor emissão de gases poluentes. Ao finalizar, uma estudante comentou sobre o quão interessante era o processo, e satisfatório saber que este ocorre numa indústria próxima ao seu local de habitação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com