TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Por:   •  27/1/2021  •  Relatório de pesquisa  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

RELATÓRIO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Aluno (a): Flavia Santos Oliveira                       Turno: Manhã

Matrícula: C55003-5                                         Turma: 08/EF8A68

  • APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE

TÍTULO: 100 metros.

DATA: 01/05/2017.

LOCAL: Casa

Carga Horária: 5 horas

OBJETIVOS: Fazer uma resenha do filme 100 metros.

  • ANÁLISE

        O filme 100 metros é baseado em fatos reais e conta a história de Rámon, um publicitário bem sucedido, dedicado à família que no alge do seu sucesso profissional e preste a ser pai do seu segundo filho, vê tudo a sua volta ruir quando é diagnosticado com esclerose múltipla (EM).

        Desacreditado pelos médicos que dizem que em um ano ele não será capaz de andar nem 100 metros, Rámon se isola de todos, caindo em uma depressão profunda, a mulher grávida e vendo o marido se afundar na depressão decide procurar os amigos dele para vê se assim o marido se anima, mais a tentativa é em vão, pois os “amigos” dizem que não querem ver Rámon em um estado decaído na qual se encontrava.

        Rámon inicia o tratamentos com pílulas, que no começo dão algum resultado, mais com o passar do tempo o organismo começa a rejeitar as pílulas e com isso os médicos se vê em obrigados a mudar a conduta e passam a aplicar a medicação via endovenosa uma vez por mês, com isso Rámon se vê em uma sala com vários pacientes também diagnosticados com EMe se depara com as mais diversas maneiras de se conviver com a doença, na sala tem um pacientes que são bem otimistas e tem os que são revoltado.

        Depois de uma fase de sentimento de derrota e autocomiseração, ele decide questionar todas as limitações do seu corpo e mostrar a família e principalmente para si mesmo que consegue enfrentar adversidades por conta própria. Decide então inscrever-se em um ´´iroman´´, uma prova de triatlo composta por 3,8km de natação, 180 de bicicleta e 42 de corrida. Com a ajuda do sogro que foi professor de Educação Física e ex-atleta de ciclismo, na qual Rámon tem problemas de relacionamento, ele dá início a um treino em que se vê todos os dias a superar limites já que a EM é uma doença degenerativa e com o passar do tempo seus efeitos no organismo acabam se tornando mais fortes. Ramón disputou a prova e conseguiu ao final concluí-la em 12h37min10s numa extraordinária manifestação de coragem e capacidade de sacrifício.

  • CONSIDERAÇÕES FINAIS

        O filme aborda o que foi comentado nas aulas de Educação Física Adaptada com o tema Doenças Neurológicas sobre as dificuldades que as pessoas que são diagnosticadas com EM enfrentam, como problemas de fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio da coordenação motora, dores articulares, disfunção intestinal e da bexiga. Além disso, mostra como é o sofrimento dos familiares e dos amigos, a importância que eles têm para a pessoa com para que assim elas encontrem neles suporte para enfrentar de frente a doença, de cabeça erguida e que a prática de atividade física não cura, mas ajuda a amenizar os sintomas causados pela doença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com