TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Por:   •  29/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

I - IDENTIFICAÇÃO DO EVENTO

1- Tipo: ATIVIDADE PRATICA 1º encontro

III - OBJETIVOS (Descrição dos objetivos propostos na aula) /respostas

A Prática teve como objetivo esclarecer e salientar as responsabilidades e cuidados com os quais o futuro profissional de bacharelado deverá trabalhar com seu público. Nestes cuidados, incluem-se: entender as principais alterações dos sinais vitais do corpo humano, sendo que o mesmo terá como tarefa conhecer o máximo possível do histórico de seu aluno e compreender a importância da Anamnese para prescrição dos Exercícios.

A proposta segue o regulamento do Teste de Cooper, para acompanhar a distância percorrida pelo indivíduo no tempo estimado de 12 minutos.

Quando uma pessoa apresenta alterações durante a realização de exercícios, identificamos o grau de sedentarismo e a intensidade do exercício que deve ser trabalhada para que não haja descompensações que possam trazer riscos ou até mesmo situações graves como o infarto agudo do miocárdio, hipoglicemias, quedas entre outros.

A prática ocorreu da seguinte forma: através de testes de avaliação aeróbica, para definir o grau de condicionamento e sua resistência ao exercício, com medição dos dados antes, durante e depois do teste. Foram coletados os dados da Pressão arterial, frequência cardíaca e percepção de esforço referida pelo praticante.

Foi Analisado o comportamento das variáveis corporais na realização do exercício e o retorno ao repouso, e também, se o participante apresentou alguma alteração corporal que pudesse prejudicar seu treinamento.

IV- RELATÓRIO (Descrição das atividades realizadas; Descrição e reflexão sobre os diferentes modelos de exercício realizados; Descrição e reflexão das dificuldades encontradas; Descrição e percepção sobre a responsabilidade na orientação do exercício )

Foi selecionado um aluno para a realização do teste, o qual, deveria se encontrar com roupa confortável e disposto à realização da atividade. Seria coletado seus dados antecipadamente, seguindo a coleta até o final dentro de 12 minutos.

Antes do início o exercício, recebemos orientação do tutor de como o mesmo funcionaria, o teste de avaliação, baseado no Teste de Cooper.

Foram formados grupos de 3 alunos para fazer as medições das variáveis a cada 2 minutos ( PA, FC, BORG e DISTÂNCIA). O grupo ficou responsável em anotar em uma planilha os dados coletados.

Também foi explicado ao aluno que realizou o teste, para que andasse o mais rápido possível, dentro de seus limites, respeitando suas condições de cansaço e força, respondendo aos questionamentos a cada 2 minutos de realização do teste.

Foram coletados os seguintes dados: TEMPO, PA, FC ,BORG, DISTÂNCIA E RELATO SINAIS REPOUSO 0 1º min. 3ª min. 5ª min 7ª min 9ª min 11ª min 12ª min.

Nessa prática, foram utilizados os espaços da Academia Vip em Pinhais, utilizando esteira plana, relógio frequencímetro, Escala de Borg impressa em tamanho grande, medidor digital de pressão arterial, prancheta, caneta e planilha de coleta de dados.

O teste proposto foi simples, porém eficiente para entendermos e visualizarmos questões básicas da fisiologia do exercício, a fim de prescrever um programa de treinamento aeróbico adequado. Por exemplo: com quadro proposto, é possível saber a Pressão Arterial, Frequência Cardíaca antes e depois do teste, compreender o esforço desprendido através da Escala de Borg no decorrer do teste, na distância/tempo e possível mensurar os resultados até mesmo em testes futuros.

Tivemos um pouco de dificuldades ao lidar com o aparelho de pressão arterial, pois o mesmo dependia para aferição de uma posição diferenciada do aluno voluntário. Outra dificuldade encontrada, foi com relação ao conhecimento básico da realidade do aluno, saber definir os objetivos a serem alcançados e conseguir planejar o melhor plano de ação.

A Prática teve como objetivo esclarecer e salientar as responsabilidades e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com