TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: ESPORTE – VÔLEI

Por:   •  30/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.959 Palavras (8 Páginas)  •  3.938 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAIBA

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

JAINE ELISABETH DA SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: ESPORTE – VÔLEI 

CABEDELO

2018

JAINE ELISABETH DA SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: ESPORTE – VÔLEI 

Relatório de Estágio apresentado ao curso Bacharelado em Educação Física Superior da Paraíba, como pré-requisito para obtenção da aprovação no Estágio Curricular Supervisionado I - Esporte, sob a supervisão da professora Stephanney K.M.S. Freitas de Moura.

CABEDELO

2018

SÚMARIO

1 INTRODUÇÃO ..........................................................................................................................01

2 O COTIDIANO DA OBSERVAÇÃO.......................................................................................02

3 CONCLUSÃO ............................................................................................................................05

4 REFERÊNCIAS .........................................................................................................................06

5 PLANO DE AULA .....................................................................................................................07

INTRODUÇÃO

Estágio Curricular Supervisionado em Esporte I constitui-se em um quesito de grande relevância para nós acadêmicos de Educação Física durante a nossa formação, por nos proporcionar um elo entre a teoria estudada e a prática, permitindo-nos adquirir uma experiência na docência e até mesmo termos certeza de que estamos ou não no caminho certo.

O estágio aqui relatado ocorreu no Ginásio Hermes Taurino, localizado em Mangabeira VIII, e no Clube Cabo Branco, localizado na rua: Cel. Souza lemos – Miramar. É nessa etapa que temos um maior contato com a parte teórica e pratica do esporte, obtendo experiencias e contribuindo para uma melhor formação. Por tanto possibilitando através dos seus diversos aspectos essenciais e necessários aos futuros profissionais em termos de compreensão acerca das temáticas abordadas, favorecendo as discussões que permeiam a Educação Física. A praticamos mostra ainda uma grande distância entre teoria e pratica, o que nos levou a refletir o porquê de tanta disparidade ainda entre a teoria e pratica executada. Nesse contexto a importância desse estágio nos possibilitou promover uma reflexão, sobre os conteúdos estudados e aplicados, como o plano de aula para um treino pré- competitivo que elaboramos em uma reunião.  Contudo, o objetivo desse relatório teve como objetivo principal analisar e aplicar os conhecimentos nos componentes estudados, confrontando com a pratica pedagógica, no desenvolvimento do trabalho será descrito as experiências, observações e adversidades encontradas no período que ocorreu o estágio sobretudo a nível da evolução e enriquecimento do meu conhecimento sobre o treino do Voleibol, realçando que os mesmos foram alcançados com sucesso. Por fim, assinalar o gosto que foi este período de estágio tendo em conta tudo aquilo que adquiri, que será extremamente importante no meu futuro.

        

O COTIDIANO DA OBSERVAÇÃO

                  O primeiro contato com o estágio de Vôlei foi no dia 7 de maio ás 13:00 horas, através do Prof º Diego Lopes que nos recebeu com bastante agrado, apresentou a equipe de atletas e explicou que iriamos colaborar com os treinos das atletas. Antes dos treinos foi realizado inicialmente um alongamento, logo em seguida um aquecimento em dupla com exercícios de batidas de bola em direção ao chão como se fosse um ataque para o companheiro. O treino teve como objetivos trabalhar os fundamentos de ataque e defesa com as atletas. O trabalho junto da equipe de estagiários iniciou-se com uma fase de observação onde o objetivo consistia na recolha de informação do meio onde estamos inseridos e tem como objetivo estudar em pormenor a modalidade, o comportamento dos atletas e  e o estabelecimento de relação com todos os elementos da equipe. Com o que pude observar no primeiro dia, percebi que muitas atletas não cooperavam umas com a outra. Os exercícios executados o Profº Diego Lopes pediu que as meninas formassem 4 duplas, em cada lado da quadra uma atleta recepcionava a bola com manchete e a outra levantava e finalizava com ataque para a outra equipe e seguiu sucessivamente. Em seguida foi se trabalhado o ataque sobre a rede onde o Profº Diego Lopes arremessava para o alto e elas realizavam o salto e ataque na bola para a quadra adversaria, onde havia 4 levantadoras para recepcionar a bola. Por fim foi dividida um grupo com 6 jogadoras no qual cada atleta jogava em sua posição e deram início a uma partida. Com a partida as atletas puderam trabalhar possíveis situações de jogo e correção de movimentos, trabalhando variações de força e técnicas.  Procurando assim melhorar os fundamentos e técnica das atletas. 

No dia 09/03/2018

Não houve treino devido à falta de ginásio. Observação – foi treino de handebol no dia.

No dia 14 de março O treino se iniciou com um alongamento feio pelas próprias atletas em seguida fizeram um aquecimento com bola. Foi feito duplas onde as atletas executaram os exercícios de passe e manchete, em seguida formaram trios em que cada atleta se posicionou em um dos lados da quadra. Foi trabalhado exercícios de ataque na rede com as atletas, onde foi formada filas atrás da linha de ataque, o Profº Diego Lopes Lançava a bola para o alto. Onde as atletas saltavam e executavam ataque com a bola para o outro lado da quadra onde havia duas levantadoras que receiam as bolas. No decorrer do treino foi repetido o mesmo treino.  

No dia 16/03/2018

Não houve treino devido à falta de ginásio.

No da 21 de março não compareci ao estágio por motivo de doença da minha filha. 

23/03/2018

Treino das meninas foi para a noite na sexta feira de 21:30

28/03/2018

Diego avisou que os treinos serão no seguinte momento no clube de cabo branco logo após as aulas do período da manhã, nas quintas e sextas feiras.

No dia 29 de março

Primeiro treino no clube de cabo branco as 15:30. O treino iniciou se com alongamentos com as altas em seguida um aquecimento em grupo com bola. O treino foi elaborado nos fundamentos do bloqueio e defesa.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (158.3 Kb)   docx (181.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com