TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I O KARATÊ

Por:   •  11/5/2017  •  Artigo  •  1.626 Palavras (7 Páginas)  •  2.741 Visualizações

Página 1 de 7

COORDENAÇÃO GERAL DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS [pic 1]

DIRETORIA ACADÊMICA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

                                          Emanuel Azevedo de Lima

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

O KARATÊ

CABEDELO – PB

2016[pic 2]

Emanuel Azevedo de Lima

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

O KARATÊ NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Educação Física da IESP Faculdades como requisito parcial para conclusão da disciplina de Estágio Supervisionado I, sob a Orientação do Professor Rogério Luck.

Assinatura do aluno

CABEDELO – PB

2016[pic 3]

APRESENTAÇÃO

O presente relatório trata de uma exigência curricular do CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, e tem como objetivo atender ao que trata o requerido para consolidação dos ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS.


“O Karatê é um desafio para toda a vida, que é explicado pelo Dojo Kun – caráter, honestidade, esforço, respeito e autocontrole. Estudar as técnicas lhe dá autoconfiança e esta lhe proporciona autodefesa. Mas autodefesa é um estado mental, não uma combinação de técnicas. A melhor defesa é evitar conflitos. Karate não é um estudo sobre as lutas, mas sobre as pessoas. Kata e kumite são como duas rodas de uma bicicleta. Kata afia o fio de sua espada… enquanto o kumite é usar a espada“.[pic 4]

Yutaka Yaguchi

[pic 5]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.................................................................................................06
  2. IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO.....................................................................06
  3. ANÁLISE DO SETOR DE ESTÁGIO............................................................08
  4. REFERENCIAL TEÓRICO............................................................................09
  5. IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA DE TRABALHO DO ESTÁGIO.....13
  6. CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÕES.........................................................15
  7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................16
  8. ANEXOS............................................................................................................17

[pic 6]

INTRODUÇÃO

O karate é uma arte marcial que teve origem em 1317 por Okinawa, que engloba diversos movimentos dando ênfase a flexibilidade, velocidade, evolução do condicionamento físico e capacidade aeróbia. Não é apenas um esporte que se troca golpes, mas sim uma filosofia baseada na perfeição da mente e corpo. Os movimentos do karate são muito diversificados, necessitando de muitos anos de treinamento para a perfeição. É constituído da base, onde a posição das pernas vão distribuir o peso do corpo sobre elas, e os movimentos dos braços que podem ser tantos de defesa, ataque ou os dois combinados. As principais causas de lesões ocorrem por ser um esporte onde o treinamento é constante, árduo e pelo trauma direto de golpes das mãos seguida pelos pés. As lesões acometem principalmente a cabeça seguido pelo membros inferiores, superiores e tronco. A relação entre o carateca e o fisioterapeuta é de grande importância já que o fisioterapeuta vai intervir no tratamento visando a melhor forma de recuperação, promovendo e prevenindo o número de lesões.

ANÁLISE DO SETOR DE ESTÁGIO, DESCRIÇÃO DA EMPRESA E OBJETIVO DE ESTUDO

A academia POWER FITNESS fica localizada no Centro da cidade, na rua São João, n°189 em Mamanguape.

A academia fica numa área bem localizada no Centro da cidade de Mamanguape, onde tem um ótimo fluxo de gente.

O estágio é uma etapa importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, porque promove oportunidades de vivenciar na prática conteúdos acadêmicos, propiciando desta forma, a aquisição de conhecimentos e atitudes relacionadas com a profissão escolhida por nós. Além disso, o programa de estágio permite a troca de experiências entre os funcionários de uma empresa, bem como o intercâmbio de novas ideias, conceitos, planos e estratégias.

O principal objetivo do estágio é proporcionar para os alunos os instrumentos de preparação para a introdução e inserção no mercado de trabalho, mediante ambiente de aprendizagem adequado e acompanhamento pedagógico supervisionado pelo professor em sala de aula. Desta forma, o docente contribui como um facilitador do processo de aprendizagem e profissionalização deste aluno, onde através do estágio, ele se prepara para assumir um papel importante na sociedade, como protagonista e profissional qualificado.

PONTOS FORTES:

A academia POWER FITNESS tem uma ampla estrutura para seus alunos, os mesmos desempenhados em aprender a prática do karatê com som ambiente e professor qualificado para desempenhar um bom trabalho e condicionamento fisíco.

PONTOS FRACOS:

A academia POWER FITNESS precisa de uma boa iluminação, pinturas em seus ambientes, um ambiente arejado e tatame para o desenvolvimento da prática do karatê... Onde dificulta um pouco o aprendizado do aluno em seu estágio e desconforto para os alunos da academia.

ANÁLISE PRELIMINAR DA SITUAÇÃO ENCONTRADA NO SETOR DE ESTÁGIO

A primeira impressão que tive do local foi de uma empresa mediana devida as faltas de estrutura de designer, Como já disse acima, a falta de iluminação, falta de pintura nas paredes e materiais adequados  para suas atividades na prática do karatê. Mas também pude ver que o professor é qualificado e alunos empenhados em seus exercícios.

            DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DA ÁREA DO CONHECIMENTO PERTINETE A REALIDADE DO ESTÁGIO

Shotokan (松涛館?) é um dos estilos de karatê que surgiu dos ensinamentos ministrados pelo mestre Gichin Funakoshi e por seu filho, Yoshitaka Funakoshi[a]. O repertório técnico do estilo foi baseado no do Shorin-ryu, mas, devido aos estudos empreendido pelo filho do mestre e sua influência, várias técnicas foram incorporadas e/ou modificadas, de modo a refletir o escopo almejado, que era o de valorizar mais o lado desportivo e físico como forma de promover o desenvolvimento pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (335.3 Kb)   docx (855.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com