TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CRECHE

Por:   •  16/12/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.305 Palavras (14 Páginas)  •  1.467 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

MARCOS ALVES DOS SANTOS

FÁTIMA CRISTIANA CAVALCANTI CALDEIRA DOS SANTOS

 RELATÓRIO DE ESTÁGIO FINAL

 SÃO JOSÉ DE PIRANHAS – PB

 2016

[pic 3]

INSTITUTO EDUCACIONAL RUYMAR GOMES[pic 4]

MARCOS ALVES DOS SANTOS

FÁTIMA CRISTIANA CAVALCANTI CALDEIRA DOS SANTOS

Relatório apresentado à disciplina de estágio curricular supervisionado I do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Educacional Ruymar Gomes – IERG, polo São José de Piranhas – PB.

                                Orientador: José Judimaci Marques Ricarte

                                         

                                       

                                            SÃO JOSÉ DE PIRANHAS – PB

 2016       [pic 5][pic 6]

                                                       Sumário[pic 7]

             1.Introdução        4

2.Intervenção        ....5

3.Caracterização da Escola        9

4.ConsideraçõesFinais          .. ...... .13

5.Referências Bibliográficas.............................................................. 15                       

Anexos ................................................................................................ 16

            Introdução:

O presente relatório pretende expor o trabalho efetuado ao longo do nosso estágio supervisionado, que se desenvolveu na Creche Pró- Infância Juracy Lacerda Leite em São José de Piranhas PB.

O estágio supervisionado surge como o ponto máximo da nossa formação acadêmica na área da Educação Física e do Desporto, na aplicação de todos os conhecimentos e competências adquiridos durante esse tempo, em contexto de prática letiva. Tal como Carvalhinho e Rodrigues (2004) refere, a realização de um estágio pedagógico “corresponde a um momento fundamental na formação profissional dos jovens professores” que através do conjunto de experiências vivenciadas ao longo do seu processo “tornam esse momento de formação decisivo na aquisição de saberes pedagógicos diversificados” (Carvalhinho & Rodrigues, 2004, p.111).

Assim, e de acordo com os mesmos autores, a realização de um estágio pedagógico é vista pelo aluno estagiário como o momento mais marcante e com maior significado na sua formação como futuro profissional educativo (Carvalhinho & Rodrigues, 2004), devido aos imensos desafios que ele encontra ao longo do mesmo. Essa constatação reflete o sentimento por nós sentido em relação ao nosso estágio pedagógico pelo fato de por um lado, sermos confrontados com uma nova realidade mais prática do ensino, em que a formação teórica é posta em aplicação, e por outro em que o conjunto de responsabilidades e situações pouco familiares com que nos deparamos criarem um certo desconforto quando da nossa atuação como docentes (Piéron, 1996, cit. por Carvalhinho & Rodrigues, 2004).

O objetivo deste estágio foi o de observar o desenvolvimento de aulas dentro da pratica de jogos recreativos e conhecermos os mecanismos geradores das possibilidades motoras, cognitivas e afetivo-sociais, com vistas à humanização dos gestos, possibilitando a criação individual da técnica de cada participante, explorando movimentos e a tomada de decisões através da resolução de problemas onde nesse confronto entre teoria e prática obtenhamos conhecimento acerca de como se dá o trabalho da pratica das aulas de educação Física.

Intervenção:

Teve inicio no dia 25/04/2016 com primeira visita na Creche Pró-infância Juracy Lacerda Leite em São José de Piranhas-PB onde tivemos o prazer conhecer na primeira visita à escola, fomos recebidos pela Diretora Irla Maria Leite Filgueira de Sousa, que me apresentou à creche, mostrando à nós todas as dependências da creche, como salas de aula, secretaria, diretoria, cozinha, pátio, banheiros ,inclusive banheiros adaptados para deficientes físicos  e conversou conosco sobre os horários das aulas. Fomos informados pela diretora que as aulas do turno manhã começam às 07h00min  terminam às 11h:00min , e tendo um café da manhã das 7h15min às 7h30min,um intervalo para o lanche das 9h00min às 9h15min e o almoço das 10h40min às 11h00min. Lembrando que nesses intervalos é oferecida a merenda e almoço aos alunos e se estende por mais alguns minutos. Todos os alunos saem da creche depois de almoçar.

A creche Pró Infância Juracy Lacerda Leite, é composta por sete turmas sendo elas: Creche I com uma turma de crianças de um ano, Creche II com duas turmas de crianças de dois anos, Creche III com duas turmas de crianças de três anos e Pré-escola com duas turmas de crianças de quatro anos. Consta também em sua estrutura, um berçário que irá funcionar à partir do inicio de 2017.

No primeiro dia às 7h00, tivemos contato com as turmas, fomos muito bem recebidos pelo corpo docente e os alunos. Nessa aula, a Diretora me informou que seriam iniciados no dia seguinte, os primeiros jogos internos da Creche Pró-infância Juracy Lacerda Leite e logo após nos  apresentou aos alunos. Os alunos ficaram desconfiados e envergonhados, mas não hesitaram em conversar com os colegas. Observei que todo corpo docente é empenhado na busca do novo e de sempre empenhar-se para alcançá-lo, pois acreditam que mudanças são necessárias.

 Contudo, o início dessa fase nos proporcionou um entrosamento com, professor regente e comunidade escolar do campo de estágio para que exista efetivamente uma troca de experiências. Além disso, oportunizou condições de integração no contexto escolar para que possamos identificar características do funcionamento interno e da integração com a comunidade externa. E, sobretudo o conhecimento do desenvolvimento das turmas.

         No segundo dia 26/04/2016 foi a abertura oficial dos jogos internos com o hasteamento da bandeira nacional sob a execução do Hino Nacional Brasileiro, em seguida foi feito o juramento diante da bandeira, e depois foi apresentado o tema dos jogos “CIRCO”. Antes do início das atividades fizemos uma roda de conversa para definirmos e apresentar para os alunos os temas que seriam trabalhados na prática.  Daí então teve inicio a primeira intervenção com as turmas, onde foi realizado um alongamento com todas as turmas juntas, no intuito de trabalhar a socialização entre as crianças das outras turmas, em seguida apresentamos uma atividade que tinha com finalidade trabalhar equilíbrio, lateralidade, percepção onde montamos um circuito composto de bambolês, cones, um túnel, uma corda e bolinhas coloridas. O circuito funcionou da seguinte maneira: foram colocados no pátio da creche 5 cones onde as crianças tinhas que fazer movimentos de ziguezague entre eles, 5 bambolês onde as crianças tinham que pular com os dois pés juntos dentro deles, depois foi estendida uma corda no chão, onde as crianças tinham que passar pisando em cima da corda equilibrando se, e por último, espalhamos bolinhas amarelas, vermelha e azuis onde as crianças pegavam as bolinhas e colocavam em recipientes identificados com as cores correspondentes as bolinhas. Essas atividades foram feitas com as crianças da creche III e pré-escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (219.6 Kb)   docx (74.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com