TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Por:   •  12/7/2018  •  Relatório de pesquisa  •  26.943 Palavras (108 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 108

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ELVIRA DAYRELL

FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Virginópolis – MG

setembro/2013

NOME DO ALUNO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Trabalho apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado III, referente ao Curso de Licenciatura Plena em Educação Física do ISEED – Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell, sob a orientação da professora de Estágio Ana Maria Sorice Miranda.

Virginópolis – MG

setembro/2013

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        DESENVOLVIMENTO        6

3.        RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DE AULA        9

4.        RELATÓRIO DE REGENCIA DE AULA        50

5.        CONCLUSÃO        139

6.        REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        141

7.        ANEXOS        142

8.        DOCUMENTOS COMPRABATÓRIOS        143

  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório contém o registro das atividades no Estágio Supervisionado, como parte da estrutura curricular oferecida pelo Instituto Superior Elvira Dayrell  - ISEED para a formação acadêmica, tem como finalidade apresentar os registros dos trabalhos e atividades desenvolvidas pelo estagiário, na Escola Estadual Hauy Petruceli Mayrink, instituição ofertante do Estágio Curricular Supervisionado III em Educação Física.

Foram desenvolvidas atividades de caracterização da escola, das turmas do Ensino Médio, das aulas observadas e das aulas de Educação Física ministradas por mim. As atividades foram desenvolvidas na Escola Estadual Hauy Petruceli Mayrink, o Ensino Médio nas séries: s, 2ºs e 3ºs ano no horário da Manhã de 7:00 às 11h30min a fim de atender a solicitação da professor da Escola Ofertante de Estágio.

Este foi realizado a partir da observação da dinâmica da mesma, entrevista ao corpo administrativo e docente e informações coletadas no Regimento Escolar em paralelo às práticas de observações e regência de aulas.

O objetivo principal no desenvolvimento das atividades supracitadas foi o de vivenciar a realidade educacional da Instituição, complementando a forma acadêmica e, paralelamente, promover ações com vistas à melhoria da prática pedagógica nesta.

As atividades desenvolvidas durante o Estágio foram acompanhadas pela equipe pedagógica-adminitrativa, pela Supervisora e Diretora e respectiva escola, e os professores de Educação Física, Márcia Soares de Oliveira.

Na seqüência apresenta-se o Cronograma das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado.

Atendendo o Manual de Estagio sendo regulamentado pela Lei Federal nº 11.788 de 26 de setembro de 2008 e pelo Decreto Estadual Nº 45.036  de 04 de fevereiro de 2009.

Professora orientadora do estágio III, Ana Maria Sorice Miranda, a aluna estagiária em do curso de Educação Física, do Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell, realizou o Estágio Supervisionado III EE Hauy Petruceli Mayrink, no 2º semestre de 2013. O estágio baseou-se na caracterização da escola, dos recursos didáticos, humanos e materiais.

Em atendimento às exigências para conclusão do 6ª Período do Curso de Licenciatura em Educação Física do ISEED – Instituto Superior de Educação Elvira Dayrel, o cronograma do Estágio Curricular Supervisionado foram realizadas no período, aulas de observação e aulas de regência do Ensino Médio na Escola Estadual da Hauy Petruceli Mayrink.

A referida escola foi considerada como campo de estágio e as atividades foram desenvolvidas atendendo ao cronograma planejado e sob orientação da professora Márcia Soares de Oliveira, e pelo Supervisor designado pela Direção da Escola.

No período de observação das aulas e principalmente ao longo da regência. As avaliações das aulas foram realizadas fundamentadas na resolução de exercícios propostos pelo estagiário; realização das atividades práticas contemplando recursos utilizados, desenvolvimento e conclusão, além de considerar a participação e comportamento dos alunos, sobretudo os que participaram das aulas.

Por meio da disciplina Prática de Ensino III, no curso de Educação Física, tive a experiência do estágio supervisionado. A importância deste de estágio reside no fato de preparar os acadêmicos do curso para que, ao adentrarem em sala de aula, estes sejam capazes de responder perguntas freqüentemente levantadas por aqueles que trabalham com esta área do conhecimento.  Portanto, esta presente comunicação tem por objetivo apresentar a experiência transformadora do estágio, bem como apresentar alguns aspectos da fundamentação teórica, relatar a experiência de estágio supervisionado, com turmas do ocorrido no ano letivo de 2013, em que se baseou a efetivação da prática pedagógica no estágio supervisionado.

Faz-se necessário relatar alguns dos aspectos que colaboraram para o nosso embasamento teórico antes do estágio propriamente dito tais como, as abordagens de ensino, o planejamento das aulas, o uso de recursos como o livro didático, rotinas de sala de aula, o interesse e participação dos alunos em relação às atividades propostas pelo professor-estagiário, entre outros.

Aulas bem ministradas se iniciam com um plano de aula bem elaborado, pois este facilita o aprendizado dos alunos e aprimora a prática pedagógica.

Sendo  assim,  o  objetivo  deste  trabalho  é  relatar  a  experiência  vivida  em  sala de aula, podendo mostrar as dificuldades enfrentadas e a evolução transformadora que o estágio proporcionou.

  1. DESENVOLVIMENTO

Em comprimento com as obrigações de estagiária para aquisição de licenciatura plena em Educação Física eu, Idelza Aparecida Fernandes Alves do 6° período do Instituto Superior Elvira Dayrell - ISEED, venho per meio deste, relatar  como se deu a minha atuação e conhecimentos adquiridos durante a realização do Estágio Supervisionado III realizado por mim na Escola Estadual Hauy Petruceli Mayrink , localiza na rua Domingos Petruceli, nº 200, Bairro Centro da na cidade de Santa Maria do Suaçuí– Minas Gerais – MG, durante o segundo semestre do corrente ano. Relatando 140 horas da disciplina que tem o objetivo exteriorizar o aprendizado acadêmico fora dos limites da instituição de ensino. É o espaço onde o discente irá desenvolver seus conhecimentos junto a escola pública escolhida. Onde podemos atuar como professores e vivenciar o cotidiano escolar.Durante o estágio procuramos esclarecer como o professor constrói a sua prática desde sua formação e sua atuação docente,ali pude entender que o professor de Educação física é também um educador,e desta forma podemos construir a prática pedagógica contínua e relacionando com a realidade escolar,por isso, este momento oportuniza a experiência a nós futuros educadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (187.1 Kb)   pdf (822.8 Kb)   docx (240.3 Kb)  
Continuar por mais 107 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com