TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO VÍDEO QUE APRESENTA A PRÁTICA DOCENTE NÃO PRESENCIAL

Por:   •  1/4/2022  •  Seminário  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Curso de Educação Física - Licenciatura: Claretiano – Centro Universitário de Batatais

RELATÓRIO DO VÍDEO QUE APRESENTA A PRÁTICA DOCENTE NÃO PRESENCIAL DO PROFESSOR DO CLARETIANO - COLÉGIO SÃO JOSÉ DE BATATAIS

Nome do estagiário: Rogerio de Aquino Reis Lopes.

Nível de Ensino: (   ) Educação Infantil (   ) Ensino Fundamental I (   ) Ensino Fundamental II ( X ) Ensino Médio

Séries: 1º, 2º e 3º.

Atenção: é importante que você não faça apenas a descrição, mas também faça comentários e análise sobre o que você observou e sua afinidade com a prática proposta. Ao fazer a descrição sobre a sua análise participante, atente-se para evidenciar o que faria se fosse o/a professor/a de sala, como desenvolveria a sua docência nesse contexto/realidade encontrada. Atente-se para não fazer emissão de juízo de valor sobre as atividades do/da professor/a e também das produções dos alunos (julgamentos das ações e reações). Procure conhecer e compreender a realidade encontrada e não julgá-la à luz de seus referenciais de experiência.

CARACTERIZAÇÃO DO/A PROFESSOR/A:

Assistindo o vídeo do professor Eduardo Nascimento Stoppa, professor de matemática do Ensino Médio do 1º, 2º e 3º, percebesse que o mesmo tem uma vasta experiência lecionando, e como já utilizava a essa tecnologia em sala de aula, não teve dificuldades em colocar em pratica as aulas não presenciais no molde EAD, além do mais os professores receberam treinamento por parte da instituição de ensino.

Com a nova realidade enfrentada tendo em vista a pandemia, o educador iniciou as atividades não presenciais tendo que ajustar seu plano de ensino bem como as avaliações diante deste novo cenário. Os alunos passaram a utilizar a SAV, desenvolvendo as atividades escolares de sua residência, sendo que o professor empenhou-se para que as aulas fossem de uma forma que envolvesse interação entre os alunos, embora a distancia. Nessa nova modalidade de ensino houve a disponibilização de mais ferramentas de auxilio a pesquisa para complementação do ensino, com isso os alunos passaram a buscar na internet mais conteúdos complementares, conforme era solicitado pelo educador, realizando apresentações de seus trabalhos através de vídeos e imagens.

A instituição atentou-se as novas orientações da BNCC, tendo o corpo de educadores preconizado o protagonismo dos alunos, incentivando a terem autonomia na busca do conhecimento, se adaptar a tecnologia para utilização desta em prol dos estudos, aprendendo a montarem trabalhos e a apresenta-los com esses novos recursos como Word, chats, Power Point, Excel.

Vale ressaltar que no inicio do ano letivo os pais buscaram as apostilas e materiais para

Que os alunos pudessem desenvolver as atividades propostas pelos professores, sendo que estes davam aulas de 50 minutos, criando um link e enviando antecipadamente pela SAV, informando o horário, a página da apostila e que a aula ia ser gravada.

Não foram apresentadas dificuldades dentro da turma de alunos, estes adaptarem-se a nova forma de ensino, tendo os educadores realizados mudanças com o intuito de melhorar a busca pelo conhecimento, ajudando a dirimir duvidas que surjam no caminho, direcionando os alunos para solucionarem as barreiras que apareceram, despertando assim o sentimento de busca ao conhecimento.

A chamada não deixou de serem utilizados, os alunos ficavam em frente ao seu computador utilizando o microfone para responder e interagir durante a aula, sendo que o professor buscava utilizar 20 minutos para a explanação do conteúdo, deixando o tempo restante para que os alunos pudessem responder aos exercícios propostos, que ajudavam na fixação do que esta sendo proposto na aula. Com a gravação das aulas reforçasse o interesse em que o aluno possa se desenvolver, pois ao ficar com alguma duvida assistiam a aula novamente, recurso este que não era possível nas aulas tradicionais. O professor relatou que não houve desigualdade nas condições tecnológicas entre os alunos, tendo estes mostrados presentes nas aulas on line. O professor faz a avaliação através da interação e participação dos alunos durante as aulas on line, o envio das tarefas e trabalho são realizados através de aplicativo e e-mail.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (173.5 Kb)   docx (125.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com