TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO VÍDEO QUE APRESENTA A PRÁTICA DOCENTE NÃO PRESENCIAL

Por:   •  29/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Curso de Educação Fisica - Licenciatura: Claretiano – Centro Universitário de Batatais

RELATÓRIO DO VÍDEO QUE APRESENTA A PRÁTICA DOCENTE NÃO PRESENCIAL DO PROFESSOR DO

CLARETIANO - COLÉGIO SÃO JOSÉ DE BATATAIS

Nome do estagiário: ADRIANA TEREZINHA SOARES

Nível de Ensino: (   ) Educação Infantil (   ) Ensino Fundamental I (   ) Ensino Fundamental II ( X ) Ensino Médio

Séries: 1º, 2° e 3° series.

Atenção: é importante que você não faça apenas a descrição, mas também faça comentários e análise sobre o que você observou e sua afinidade com a prática proposta. Ao fazer a descrição sobre a sua análise participante, atente-se para evidenciar o que faria se fosse o/a professor/a de sala, como desenvolveria a sua docência nesse contexto/realidade encontrada. Atente-se para não fazer emissão de juízo de valor sobre as atividades do/da professor/a e também das produções dos alunos (julgamentos das ações e reações). Procure conhecer e compreender a realidade encontrada e não julgá-la à luz de seus referenciais de experiência.

CARACTERIZAÇÃO DO/A PROFESSOR/A:

             O professor recebeu no dia 17 de março de 2020 uma notificação a respeito da paralisação das aulas presenciais, e, inicialmente a proposta de transformar o ensino até então presencial em não presencial foi pelo corpo docente enfrentada com um determinado grau de receio, pois seria um desafio totalmente novo e inexplorado pelos mesmos. Por mais que algumas tecnologias já tenham sido exploradas em sala de aula, ainda assim o novo tende a assustar um pouco. A partir do dia 18 de março à 03 de abril as aulas permaneceram remotas e assíncronas, a partir de 06 de Abril as aulas iniciaram de maneira síncrona onde todos devem assistir nos horários de aula.
           O intuito dos métodos, abordados para levar a educação/escola aos alunos em meio a pandemia é de auxiliar o aluno a ser o protagonista na construção do seu conhecimento e garantir todos os direitos presentes na BNCC.

            Devido às questões eminentes de como seriam realizadas as aulas, caso surgissem muitas duvidas dos alunos quem poderia auxiliá-los, a família ou um responsável estaria presente e etc, a Direção convocou todo o corpo docente para capacitá-los e disponibilizaram computadores e internet. Foram instruídas a como gravas as aulas, como compartilhar o material, como entrar simultaneamente para todos os alunos, como criar o link e tornar disponível na sala de aula virtual.
          O plano de aulas foi totalmente alterado para aulas assíncronas, sendo enviadas atividades extras aos alunos fora do já planejado pela apostila de ensino, tinham com reuniões diárias com a diretoria e setor de T.I. do colégio, colocavam as famílias a par das aulas pelo grupo de whatsapp, cada aluno recebia uma apostila identificada com seu nome na escola, onde um responsável fazia a retirada. Caso algum aluno perdesse a aula o mesmo poderia reassisti-la, pois as aulas eram gravadas. A partir do dia 06 de Abril os professores começaram a utilizar apenas o recurso de aulas síncronas. Os estudantes e seus responsáveis recebiam os links de aulas na própria plataforma da instituição no botão “correios”.

           No inicio do novo plano de educação não presencial, foi notória a dificuldade dos alunos em aderir a esta modalidade, tendo também dificuldade na interação entre aluno, professor e responsáveis. Com o passar do tempo os alunos foram aderindo melhor às novas tecnologias e a se tornarem mais participativos durante as aulas e atividades propostas.
      Os alunos de educação física passaram a ter aulas síncronas no mesmo horário das aulas presenciais, o objetivo principal era a pratica de exercícios físicos, seu conhecimento, sua vivencia, e conteúdo teóricos que variavam para cada ano. Antes de cada aula havia um estudo sobre cada turma, suas necessidades e só então as aulas eram preparadas para que cada aluno dentro da sua dificuldade aprendesse.
     Dependendo da turma e da preparação durava de 40 a 60 minutos, em geral os alunos não abriam as câmeras, porém usavam os microfones e as vezes faziam chamadas em horários diferentes para chamar a atenção dos alunos durante a aula.
     No momento foram estudados assuntos específicos da aula de educação física, realizaram exercícios passiveis de serem realizados em casa, realizaram produção áudio visual com todos da turma, e estão reproduzindo apresentações sobre esportes específicos. Utilizaram e replicaram alguns movimentos que utilizariam nas Clarimpiadas, em algumas aulas fazem alongamentos, musculação e atividades lúdicas buscando identificar a importância da pratica esportiva na vida, no dia a dia. As aulas geraram maior atenção, aptidão a novas tecnologias, higiene e cuidados com os idosos da casa e maior envolvimento emocional com a família.
     Os alunos começaram a interagir melhor quando começaram a ligar as câmeras para realizar a pratica dos exercícios. Os estudantes estão realizando vários cuidados e meio para se protegerem e cuidar das suas famílias.
    O professor em questão no vídeo relata, ter feito as aulas somente sentado e tendo que se preparar bastante para tal façanha, teve que aprender usar mais a criatividade, a empatia e se familiarizar com as novas tecnologias em curto espaço de tempo. Estudou mais para poder adaptar suas aulas e não cair o rendimento. O mesmo acredita na evolução como seres humanos pensando no bem comum, sempre em busca de um mundo melhor, pois a missão baseada em valores éticos e cristão preza em todas as situações em cuidados aos estudantes e suas famílias gerando cuidadas as questões humanas em todos seus aspectos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (187.5 Kb)   docx (127.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com