TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO VÍDEO QUE APRESENTA A PRÁTICA DOCENTE NÃO PRESENCIAL DO PROFESSOR DO CLARETIANO

Por:   •  3/5/2021  •  Resenha  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 4

Curso de _______________ - Licenciatura: Claretiano – Centro Universitário de Batatais

RELATÓRIO DO VÍDEO QUE APRESENTA A PRÁTICA DOCENTE NÃO PRESENCIAL DO PROFESSOR DO

CLARETIANO - COLÉGIO SÃO JOSÉ DE BATATAIS

Nome do estagiário: ...........................................................................................................................

Nível de Ensino: (   ) Educação Infantil (   ) Ensino Fundamental I (   ) Ensino Fundamental II (   ) Ensino Médio

Séries: ........................

Atenção: é importante que você não faça apenas a descrição, mas também faça comentários e análise sobre o que você observou e sua afinidade com a prática proposta. Ao fazer a descrição sobre a sua análise participante, atente-se para evidenciar o que faria se fosse o/a professor/a de sala, como desenvolveria a sua docência nesse contexto/realidade encontrada. Atente-se para não fazer emissão de juízo de valor sobre as atividades do/da professor/a e também das produções dos alunos (julgamentos das ações e reações). Procure conhecer e compreender a realidade encontrada e não julgá-la à luz de seus referenciais de experiência.

CARACTERIZAÇÃO DO/A PROFESSOR/A:

-Como o/a professor/a recebeu inicialmente a proposta de transformar o ensino (sua ação pedagógica) presencial em não presencial?

-O/A professor/a recebeu formação para desempenhar sua prática pedagógica não presencial?

- O/A professor/a realizou alteração ou ajuste do plano de ensino da série ou componente curricular no qual leciona? Se sim, quais foram os ajustes?

- Como o professor percebe os alunos que tem neste ano: seus modos de ver o mundo, suas culturas, quais as conquistas já desenvolvidas por eles/as e quais eles/elas ainda precisam desenvolver?

- Quais dificuldades enfrenta no dia-a-dia, como procura superá-las?

- Como compreende a docência na educação básica: qual é a função do/da professor/a de educação básica?

- Como é a rotina das aulas; as rotinas são desenvolvidas/vividas por meio de planejamento prévio? Ao descrever a rotina, descreva e reflita ainda o que faria se fosse um professor/a organizador/a da rotina de sala.

- O/A professor/a planeja antecipadamente as aulas não presenciais antes de transmiti-la aos alunos? No planejamento ele considerou os objetivos da aula, conteúdos, estratégias, recursos (materiais didáticos, tecnologia) e avaliação (articulando com o plano de ensino e a apostila da proposta educacional)?

- As linguagens curriculares/temas/projetos/atividades significativas foram aplicadas de acordo com a BNCC?

- Como é a orientação de como os alunos terão acesso à aula. (Recebem mensagem? Recebem link? Qual o meio de divulgação do material de estudo antes da aula).

- O/A professor apresentou a ferramenta tecnológica utilizada (SAV), para a mediação do ensino e o tipo de ação que nela desenvolvem? Comente.

- A aula não presencial é online, ou os pais vêm buscar as tarefas dos alunos? O/A professor/a menciona como desenvolve as aulas do início ao fim?

- Considerando o plano de aula, quais estratégias de ensino o/a professor/a utiliza, quais recursos tecnológicos (aplicativos diferentes)?

- Como os alunos desenvolvem as atividades (interesse, disposição física, percepção da motivação dos alunos pelas atividades propostas? Como se comportam: ficam na frente da tela do computador, se acessam com microfone ou não, se abrem a câmera ou não, se participam ou não?

- Os possuem os recursos necessários e se não, o que a escola/professor orientam e permitem? No caso do aluno não ter internet ou algum imprevisto, o que é feito para que não haja desigualdade de aprendizagens entre os alunos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com