TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO VÍDEO QUE APRESENTA A PRÁTICA DOCENTE NÃO PRESENCIAL DO PROFESSOR DO CLARETIANO

Por:   •  25/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  3.202 Visualizações

Página 1 de 3

Curso de Música - Licenciatura: Claretiano – Centro Universitário de Batatais

RELATÓRIO DO VÍDEO QUE APRESENTA A PRÁTICA DOCENTE NÃO PRESENCIAL DO PROFESSOR DO

CLARETIANO - COLÉGIO SÃO JOSÉ DE BATATAIS

Nome do estagiário: Igor Vasconcelos do Rosário

Nível de Ensino: ( x  ) Educação Infantil (  x ) Ensino Fundamental I (   ) Ensino Fundamental II (   ) Ensino Médio

Séries: 1° ao 5° ano

Atenção: é importante que você não faça apenas a descrição, mas também faça comentários e análise sobre o que você observou e sua afinidade com a prática proposta. Ao fazer a descrição sobre a sua análise participante, atente-se para evidenciar o que faria se fosse o/a professor/a de sala, como desenvolveria a sua docência nesse contexto/realidade encontrada. Atente-se para não fazer emissão de juízo de valor sobre as atividades do/da professor/a e também das produções dos alunos (julgamentos das ações e reações). Procure conhecer e compreender a realidade encontrada e não julgá-la à luz de seus referenciais de experiência.

Relatório de Prática docente

A princípio, quando os professores foram surpreendidos pela pandemia, eles tiveram uma capacitação para produzirem conteúdos em vídeo, de forma caseira, que foram disponibilizados na plataforma do youtube. Esses vídeos só ficavam disponíveis para os alunos e os links foram compartilhados na SAV – a sala virtual da instituição. A SAV já era utilizada pela escola, mas a partir dessa situação, em decorrência da urgência da aula não presencial, os alunos tiveram que se adaptar a essa nova realidade. Como as aulas foram para os alunos da Educação Infantil, a ajuda dos pais foi fundamental, pois eram eles que recebiam os links e que desenvolviam as atividades propostas na aula gravada pelo professor. Por isso os pais também foram capacitados pela equipe pedagógica da escola, pois o trabalho conjunto é muito importante para o desenvolvimento do aluno.

Como as notícias, no decorrer desse primeiro processo de aulas gravadas, não foram muito boas, os professores tiveram que trabalhar de outra maneira. A partir do momento que eles souberam que não voltariam tão cedo com as aulas presenciais houve a necessidade das aulas serem online, de forma síncrona, ou seja, ao vivo. A equipe pedagógica, então, fez outra capacitação com os professores para que eles aprendessem a utilizar a plataforma de vídeo conferência Google meet.

Esse novo modelo de aulas apresentou algumas dificuldades em relação ao horário das aulas. Os pais tiveram que entrar em um consenso com os professores, para que eles estivessem disponíveis no horário das aulas. Como o professor Luiz Trentin não era o “dono” da sala de aula, ele entrava em um determinado momento na sala para trabalhar as atividades de musicalização com os alunos. Outra dificuldade encontrada foi o tempo mais reduzido. Cada atividade teve que ser bem administrada, pois como são alunos bem jovens, e tudo aquilo era uma novidade para eles, tudo é motivo para distrações, além de não ser saudável para as crianças ficarem muito tempo no computador.  O professor teve que entender isso e também se adaptar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com