TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO VÍDEO QUE APRESENTA A PRÁTICA DOCENTE NÃO PRESENCIAL DO PROFESSOR DO CLARETIANO

Por:   •  29/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  2.462 Visualizações

Página 1 de 5

Curso de 2º Artes Visuais - Licenciatura: Claretiano – Centro Universitário de Batatais

RELATÓRIO DO VÍDEO QUE APRESENTA A PRÁTICA DOCENTE NÃO PRESENCIAL DO PROFESSOR DO

CLARETIANO - COLÉGIO SÃO JOSÉ DE BATATAIS

Nome do estagiário: Géssica Nayara da Silva Quintana Ramos

Nível de Ensino: (   ) Educação Infantil (   ) Ensino Fundamental I (   ) Ensino Fundamental II ( X ) Ensino Médio

Séries: 1º Ano, 2º Ano e 3º Ano Ensino Médio.

Atenção: é importante que você não faça apenas a descrição, mas também faça comentários e análise sobre o que você observou e sua afinidade com a prática proposta. Ao fazer a descrição sobre a sua análise participante, atente-se para evidenciar o que faria se fosse o/a professor/a de sala, como desenvolveria a sua docência nesse contexto/realidade encontrada. Atente-se para não fazer emissão de juízo de valor sobre as atividades do/da professor/a e também das produções dos alunos (julgamentos das ações e reações). Procure conhecer e compreender a realidade encontrada e não julgá-la à luz de seus referenciais de experiência.

CARACTERIZAÇÃO DO/A PROFESSOR/A:

Segundo a observação do vídeo aula disponibilizada para análise, pude observar que o professor recebeu formação para desempenhar esta pratica, além de certa forma teve uma boa aceitação já que por sua vez o mesmo já trabalha de forma remota com os alunos das series 1º, 2º e 3º serie do ensino médio. Inicialmente o Professor Luiz Fernando Trentin relatou que já trabalhava de maneira remota na disciplina de Artes. Sendo assim, apenas deu continuidade ao seu trabalho, os alunos tiveram grande facilidade ao se adaptar a esse “novo” método de ensino, já que para eles isso era uma realidade.

        Foi dada continuidade ao trabalho com as determinadas salas citadas acima, que como dito já era uma realidade as aulas de forma remotas, porém o professor fez algumas adaptações com o intuito de melhorar a dinâmica de suas aulas. Vale ressaltar que o referido professor também achou oportuno realizar algumas de vídeos aulas também com a perspectiva de disponibilizar mais ferramentas de ensino e pesquisa para as turmas já mencionada anteriormente, ampliando assim seus atributos de serviço, para o desenvolvimento de suas atividades.

        Diante destas propostas de trabalho, e com as vivencias e praticas experiência das pelo professor e seus alunos, isso de certa maneira instruiu seus alunos a desenvolverem atividades em suas respectivas residência, podendo desta maneira postar a resolução das atividades propostas pelo professor utilizando as mesmas ferramentas empregadas pelo professor, desta forma aprimorando mais seus conhecimentos com materiais digitais.

 Os alunos editavam vídeos e imagens para apresentar os trabalhos propostos.

Tudo foi realizado seguindo as novas e orientações da BNCC, para que assim os alunos e professores fossem protagonistas de seu ensino e aprendizagem ensinando e aprendendo de forma segura, fazendo com que os alunos se sintam protagonistas realizando atividades novas e enriquecedoras. O professor tem tido êxito nas realizações das respectivas atividades, já que por sua vez, era uma realidade desta turma, foi algo muito produtivo pois foram aprimorando o conhecimento, novas formas de apresentar, de expor seus trabalhos e suas ideias.

Com relação a dificuldades nestas series não houve, pois apenas realizaram mudanças para aperfeiçoar seus conhecimentos, a função do professor na educação básica dentro do contexto em questão pode se avaliar inúmeros mecanismos potencializa dores que direcionem a solucionar duvidas recorrentes dos alunos nas etapas cruciais de sua educação básica, direcionar, despertar, investigar e ao mesmo tempo levar o aluno a solucionar seus problemas direcionando no caminho certo a percorrer.

O novo normal do ensino remoto nos fez sairmos de uma zona de conforto e irmos em busca de novas metodologias de ensino que viessem a calhar bem diante da realidade atual, sair e almejar novas práticas requer novas disposições positividade e acima de tudo persistência para vencer as batalhas diárias, sabendo que são inúmeras pois os recursos tecnológicos são limitados e assim torna o desafio de ensinar ainda mais desbravador. Com relação às dificuldades e seus desafios o professor deve estar pré-disposto a querer buscar conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com