TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estagio Supervisionado

Por:   •  23/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.532 Palavras (11 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA[pic 1]

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CAIO MESQUITA CASAGRANDE DE SOUZA

CASSIANO DO NASCIMENTO OZÓRIO

GABRIEL IGOR SCHRÖDER AMARO

KRISTIAN LUCAS SOBRAL DA SILVA

JOÃO BOSCO GONÇALVES FILHO

ROBSON INÁCIO DE SOUZA

LUCAS AUGUSTO DAMIÃO

BASQUETE I

Juiz de Fora

2018

JOÃO BOSCO GONÇALVES FILHO[pic 2]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Trabalho apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado II do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, como parte dos requisitos para a conclusão do curso.

Professor Daniel Schimitz

Juiz de Fora

2018

SUMÁRIO[pic 3]

1 INTRODUÇÃO..............................................................................................

4

2 REFERENCIAL TEÓRICO...........................................................................

6

3 METODOLOGIA...........................................................................................

8

4 DISCUSSÃO.................................................................................................

9

5 CONSIDERAÇÕES FINAS..........................................................................

12

REFEREÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................

13

1 INTRODUÇÃO

Este relatório refere-se a uma síntese da disciplina de Estágio Supervisionado II, administrado no 5º período, do Curso de Educação Física-Licenciatura, da Faculdade Universidade Salgado de Oliveira. O estágio fora realizado com alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), da Escola Municipal Manuel Bandeira, localizada na região Leste da Cidade de Juiz de Fora – Minas Gerais, no período de 26 de fevereiro de 2018 a 06 de abril de 2018, com carga horária total de 84 horas e 25 minutos.

As observações e intervenções realizadas durante a prática do Estágio Supervisionado II são essenciais para que o acadêmico de Educação Física consiga assimilar aquilo que aprendeu nas salas de aula junto a pratica.

Com base em um referencial teórico, composto por três artigos selecionados, serão abordados os benefícios e as expectativas que a Educação Física proporciona aos alunos do Ensino Fundamental II. Inicialmente, tomando como referência os artigos dos autores (Henrique, Januario, 2006) que relatam sobre a competência do profissional de Educação Física e o desempenho acadêmico; (Cristo; etal, 2013) que relatam sobre uma nova metodologia a ser trabalhada nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental II; (Costa, Pereira, Palma, 2009) que relatam sobre a Educação Física enquanto disciplina escolar; foram feitas as observações, as quais proporcionaram uma visão crítica e ampla dos objetivos buscados com as aulas esportivas e recreativas da professora Angela Benini.

No decorrer do presente relatório será abordado: no referencial teórico, uma visão detalhada acerca dos benefícios e expectativas da Educação Física no Ensino Fundamental II; na metodologia, as condições da escola, o fornecimento de materiais pelo ente público responsável, os perfis das turmas acompanhadas, etc.; na discussão, o dia-dia como estagiário, os aprendizados e as dificuldades enfrentadas.

O objetivo do estágio e deste relatório é trazer ao universo do aluno um pouco de experiência e preparação para sua futura vida profissional. É o momento para observar, treinar e aprender técnicas e métodos utilizados pelo professor escolar. Além disso, configura-se como requisito indispensável para a aprovação final do discente.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Após lentas e grandes transformações e com o advento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 a Educação Física se afirmou como área de conhecimento.

A Educação Física, hoje, é disciplina obrigatória da grade curricular da Educação Básica no Brasil, e em relação a determinados alunos sua prática é facultativa, conforme se verifica no artigo 26, § 3º, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira:

Art. 26.  Os currículos da educação infantil (...):

§ 3o A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno:            (Redação dada pela Lei nº 10.793, de 1º.12.2003)

I – que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas;          (Incluído pela Lei nº 10.793, de 1º.12.2003)

II – maior de trinta anos de idade;         (Incluído pela Lei nº 10.793, de 1º.12.2003)

III – que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física;         (Incluído pela Lei nº 10.793, de 1º.12.2003)

IV – amparado pelo Decreto-Lei no 1.044, de 21 de outubro de 1969;          (Incluído pela Lei nº 10.793, de 1º.12.2003)

V – (VETADO)          (Incluído pela Lei nº 10.793, de 1º.12.2003)

VI – que tenha prole.        (Incluído pela Lei nº 10.793, de 1º.12.2003)

Sua inclusão como disciplina obrigatória é de suma importância na formação do aluno. É através dela que o aluno passa a ser crítico como cidadão; passa a ter conhecimento e respeito pelas regras esportivas e de convivência humana; adquire melhores movimentos corporais; começa a ter afeição por determinados esportes; etc.  

Segundo (Henrique, Januário, 2006) o desempenho acadêmico do aluno, de Educação Física do Ensino Fundamental II, está vinculado às expectativas que o professor tem ao ministrar suas aulas e a competência desse professor percebida pelos alunos. Durante o estágio pode-se observar que os alunos praticam as atividades propostas quando gostam do professor e/ou quando a atividade proposta é uma das favoritas da turma, caso contrário, muitos deles demonstram desinteresse em praticar a atividade recomendada, fato que coloca o professor numa posição desfavorável, obrigando-o a permitir a escolha de outra atividade por aqueles alunos que discordaram da atividade principal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com