TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio Bacharel Ulbra

Por:   •  11/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  9.058 Palavras (37 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 37

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA III

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ESPÍRITO SANTO.

ANELISE ROVEDA

SUPERVISORA: PROFª  SUZANA NEMECEK LOSS

CARAZINHO 2008.

ANELISE ROVEDA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA III

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ESPÍRITO SANTO.

Estágio em Educação Física III – Ensino Fundamental – Séries Finais, obrigatório para obtenção do grau de licenciado em Educação Física no Curso de Educação Física da Universidade Luterana do Brasil.

Orientadora: Profª Suzana Nemecek Loss

                                                        Carazinho 2008.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

Acadêmica: Anelise Roveda.

Data de nascimento: 01/07/1987

Sexo: Feminino

Endereço: Linha Vista Alegre / Colorado / RS.

Cidade: Colorado

Cep: 99460-000.

Telefone: (54) 91491338[pic 1]

E-mail: pretaroveda@yahoo.com.br

Curso: Educação Física

Endereço: Br 285, km 335.

Telefone: (54) 3329 1111

Site: www.ulbra.br

Instituição de estágio: Escola Municipal de Ensino Fundamental Espírito Santo.

Endereço: Avenida Santo Martins Pinto – Vista Alegre.

Telefone: (54) – 3504 - 3688 / Ramal: 214

Professor supervisor: Suzana Nemecek Loss

RESUMO[pic 2]

O presente trabalho tem como referência a prática de ensino desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Espírito Santo localizada no município de Colorado. Essas aulas compreenderam uma carga horária de 95 horas, que se dividiram em aulas ministradas, monitorias, observações e em atividades complementares ligadas à escola. Desenvolvemos um trabalho com as séries finais - 5ª, 6ª e 7ª séries - no turno da tarde. Essa prática realizada com os educandos, objetivou a iniciação desportiva oportunizando-os a trabalhar e desenvolver a coordenação motora, a motricidade, a agilidade, a força, o equilíbrio, as vivências sociais, a cooperação, socialização dentre outras. Os conteúdos antes de serem aplicados foram analisados e estudados para que correspondessem à faixa etária e os interesses da turma e,  aos conteúdos trabalhados pelo professor regente. Foram aplicados jogos e educativos variados os quais,  utilizamos diversos materiais. Essa prática de ensino possibilitou ao educador estagiário uma vivência escolar que auxiliará em suas escolhas futuras  melhorando suas práticas no âmbito escolar, provendo de muito sucesso e realizações  na  vida profissional e pessoal.

Palavras - chave: Ensino Fundamental. Séries Finais. Educando. Educativos.

Agradeço primeiramente a Deus pela força, pelas vitórias conquistadas, pelas amizades cultivadas e pelas derrotas e medos superados.

Aos meus pais que sempre estiveram ao meu lado e que com o carinho de sua voz, a esperança do seu sorriso e o brilho do seu olhar me deram forças todas as vezes que tive vontade de desistir.

PAI E MÃE AMO MUITO VOCÊS!

Aos meus irmãos e amigos pelo incentivo nas horas difíceis, por tudo o que aprendemos, fizemos e ensinamos uns aos outros: Valeu!

Ao meu noivo pela confiança depositada, pela compreensão nos momentos que estive ausente ou desanimada, obrigada pelo seu carinho e apoio!

A professora Suzana que foi mais que uma orientadora de estágio, foi uma amiga sempre presente me auxiliando e confortando nos momentos complicados, obrigada pela ajuda, carinho, incentivo, orientação e todo seu conhecimento transmitido: Minha Gratidão!

A diretora Ândrea Roberta Goegen, a vice-diretora Viviane Alves Xavier, pela ajuda e por terem permitido a realização deste estágio na Escola Municipal de Ensino Fundamental Espírito Santo

O professor Magnus André Raber, titular da  disciplina de Educação Física na Escola, por toda ajuda, compreensão prestados durante o estágio.

E principalmente aos meus alunos, pela colaboração, respeito e carinho neste momento de aprendizagem vivido.

Enfim,  a todos que de uma ou outra forma me ajudaram e me apoiaram colaborando para a realização e o bom êxito deste estágio só resta dizer: muito obrigada!!

“A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida. É preciso encontrar as coisas certas na vida, para que ela tenha o sentido que se deseja. Assim, a escolha da profissão também é a arte de um encontro. Por que na vida  só adquire vida quando a gente empresta nossa vida, para o resto da vida”.

Vinicius de Morais.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

  1. REFERENCIAL TEÓRICO
  2. DIAGNÓSTICO
  1. Sondagem Diagnóstico da escola.
  2. Filosofia da Escola
  3. Recursos Materiais e Físicos
  4. Calendário Escolar
  1. Sondagem Diagnóstico das turmas
  1. Aulas Observadas Aulas Monitoradas
  2. Plano de ensino.
  3. Planos de aula
  1. ANÁLISE DESCRITIVA DO ESTÁGIO
  2.  CONCLUSÃO
  3. REFERÊNCIAS
  4. ANEXOS

INTRODUÇÃO

Desde o nascimento até a morte o ser humano está em constante movimento e necessita disso para que seu corpo se mantenha com saúde, pois é através dele que realizamos nossas atividades cotidianas essenciais para nossa sobrevivência. Foi a partir desse pressuposto que iniciamos o Estágio  em Educação Física  III, com grande expectativa sob os mais diversos pontos de vista, com a certeza de que nesse período deixaria profundas marcas em nossa vida pessoal e profissional. Utilizamos todo o aprendizado recebido  até esse momento  durante a graduação no curso de Educação Física, na faculdade, para ministrar aulas que trouxessem benefícios e conhecimentos a nós e aos alunos com os quais estagiamos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.1 Kb)   pdf (234.9 Kb)   docx (810.3 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com