TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação Histórica e o Desenvolvimento do Homem Com o Meio Líquido

Por:   •  11/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

Olmar da Silva Freitas Neto

Relação histórica e o desenvolvimento do homem com o meio líquido.

Atividade de Portfólio 7ª semana, da Disciplina de Natação e Atividades Aquáticas, ministrada pelo Profº Ms. Alex Borges.

 

Vila Velha

2017

  1. O ser humano precisou estreitar sua relação com a água, inicialmente para buscar alimentos, devido ao desenvolvimento das civilizações próximo aos rios, lagos, mares e oceanos, onde havia fartura de alimentos, e também para fugir de predadores. Na antiguidade, tanto a civilização romana quanto a grega e a egípcia já cultuavam o ato de nadar, sendo para treinamento militar, por questões de manutenção do corpo, e até mesmo pela formação do homem como cidadão. 
  1.  A espécie humana não sobreviveria se não houvesse aprendido a nadar, primeiramente porque a própria espécie é concebida em meio líquido, logo, pode-se dizer que o nadar nasceu com o ser humano. Foi preciso nadar para sobreviver às condições extremas que os primeiros homens viviam e, com a evolução da espécie e com o passar dos anos, o ato de nadar foi ganhando outros sentidos que não estavam ligados necessariamente à sobrevivência. 
  1.  Os benefícios advindos da prática da natação envolvem aspectos cognitivos (desenvolve a decisão, o intelecto, a memória); psicomotor (desenvolve a percepção e o controle do próprio corpo, controle da respiração); social e afetivo (contribui na relação com as pessoas e na formação da personalidade); psicossocial (melhora a socialização, a autoestima, diminui o estresse e a insônia); físico e motor (auxilia no desenvolvimento das capacidades físicas e em algumas capacidades motoras como caminhar, correr, saltar etc.); aspectos fisiológicos - antropométrico e metabólico - (reduz a gordura corpórea, aumentando a massa magra, diminui a pressão arterial e melhora a capacidade pulmonar);  recreativo (trabalha a criatividade e a imaginação) e no contexto da saúde (cabendo ao professor trabalhar a prática da atividade visando à melhoria na qualidade de vida dos alunos).

Referências:

BORGES, A. F. Natação. Batatais: Claretino, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (155.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com