TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O HOMEM E O DESENVOLVIMENTO DE SUA APRENDIZAGEM

Por:   •  26/11/2019  •  Exam  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE  -  TAREFA: 02

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM 

ALUNA:MARIA INEZ SANTOS                            3° PERÍODO[pic 2][pic 3]

O HOMEM E O DESENVOLVIMENTO DE SUA APRENDIZAGEM

(elaborar perguntas com possíveis respostas)

1)- O que a teoria denominada "Epistemologia Genética" criada por Piaget defende?

R: Que o indivíduo passa por várias etapas de desenvolvimento de sua aprendizagem ao longo da sua vida e tudo o que aprendemos é influenciado por aquilo que já tínhamos aprendido. Esse processo inicia-se no nascimento, acontece através do equilíbrio entre a assimilação, acomodação resultando em adaptação e só termina quando vem a falecer. "Esse esquema revela que nenhum conhecimento nos chega do exterior sem que sofra alguma alteração pela nossa parte."

2)- Como os homens constroem o conhecimento?

R: Para Piaget a gênese do conhecimento está no próprio sujeito, ou seja, o pensamento lógico não é inato ou tampouco externo ao organismo, mas é fundamentalmente construído na interação homem-objeto.

3)- Piaget considera a atuação de "elementos básicos ao desenvolvimento humano", quantos e quais são estes fatores? Defina-os:

R: Piaget leva em conta a atuação de dois (2) elementos básicos para o desenvolvimento humano, são os fatores INVARIANTES e VARIANTES.

INVARIANTES: Ao nascer a pessoa recebe como herança uma série de estruturas biológicas (sensoriais e neurológicas) que permanecem constantes ao longo da sua vida e essas estruturas biológicas que irão predispor o surgimento de certas estruturas mentais. O indivíduo carrega consigo duas marcas inatas: a tendência natural à organização; adaptação

VARIANTES: representados pelo conceito de esquema que constitui a unidade básica de pensamento e ação estrutural. Esse é um elemento que se transforma no processo de interação com o meio, visando à adaptação do indivíduo ao real que o circunda. Inteligência não é herdada mas construída no processo interativo do físico e social , homem e o meio ambiente.

4)- O desenvolvimento cognitivo segundo Piaget é base da aprendizagem que ocorre por assimilação e acomodação permitindo a adaptação intelectual. Defina cada processo!

ASSIMILAÇÃO:  O processo de incorporar novas informações nas estruturas já existentes a um esquema ou estrutura do sujeito.

ACOMODAÇÃO: Este processo consiste na capacidade da estrutura mental antiga se modificar para conseguir dominar um novo objeto do conhecimento, a estrutura da mente se altera para se adaptar às novas informações.

5)- Quais são os estágios de desenvolvimento humano para Piaget? Defina:

R: Piaget considera 4 (quatro) estágios no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados “por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor” no de correr das diversas faixas etárias e cada uma dessas fases é caracterizada por formas diferentes de organização mental que possibilitam as diferentes maneiras do indivíduo relacionar-se com a realidade que o rodeia.         São         eles:
• 1º Período - Sensório-motor (0 a 2 anos): Nesse período a atividade intelectual da criança é de natureza sensorial e motora. A criança ‘fala’ com o corpo; modo de sua expressão.
• 2º Período - Pré-operatório (2 a 7 anos): Ocorre o desenvolvimento da linguagem e da função simbólica; O uso da linguagem permite à criança troca de informações com os outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (122.1 Kb)   docx (51.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com