TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO ARTIGO: “A gênese do esporte moderno”

Por:   •  30/8/2017  •  Resenha  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  959 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI

Centro de Ciências da Saúde – CCS

Curso: Educação Física – LICENCIATURA

Disciplina: Bases Socioculturais

Professora: Liliane Geisler

Acadêmica: Ana Carolina Mohr

RESENHA DO ARTIGO: Cap 1

“ A gênese do esporte moderno”

ITAJAÍ, 2017

Surgida no âmbito da cultura européia em meados do século XVIII, o esporte moderno que se refere a uma atividade corporal de caráter competitivo, expandiu-se pelo mundo. Sendo ele um resultado de modificações da cultua corporal das classes populacionais, que por muitas vezes estavam ligados as festas populares, colheita e religião. Com o processo de industrialização e urbanização, os jogos populares acabaram não sendo mais compatíveis com as condições de vida deste momento.

Com o desenvolvimento desta cultura, o esporte acabou assumindo suas características que por fim foram resumidas em competição, rendimento físico técnico, Record, racionalização e cietificização do treinamento, ou seja, a cultura corporal de movimento acabou se esportivizando.  

Durante este processo de expansão dividiu-se o esporte em duas perspectivas: o esporte de alto rendimento ou espetáculo, ou esporte enquanto atividade de lazer. No âmbito educacional, o esporte está ligado a uma dessas duas perspectivas de esporte referidas acima, predominando neste contexto o esporte de rendimento, ou seja, o esporte que fornece o modelo para o esporte escolar é o de alto rendimento.

A acentuação dessas inter-relações é importante, já que parecem possuírem diferentes manifestações autonomia absoluta. Essas duas vertentes com características diferentes, quanto uma busca a satisfação através de vitorias, competições, campeonatos e melhoria financeira o outro é realizado mais pelo prazer, buscando uma vida saudável, ligando se a saúde e a socialização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com