TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica : Educação Física: uma (nova) introdução

Por:   •  21/8/2022  •  Resenha  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha

Universidade de Brasília - UnB

Fundamentos Históricos filosóficos da educação física

Docente: Alfredo Feres Neto

Discente: Artur Sousa Queiroz (221030590)

Educação Física: uma (nova) introdução / Carol Kolyníak Filho - 2. ed. revista. - São Paulo: EDUC, 2008.

Carol Kolyníak Filho graduou-se em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Guarulhos, em 1978. Obteve os títulos de mestre e doutor em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 1993 e em 1999, respectivamente. Lecionou Educação Física na PUC-SP desde 1987, onde exerceu também a função de coordenador pedagógico dessa disciplina, no período de 1988 a 2000. Em 1997, participou da fundação da Sociedade Internacional de Motricidade Humana, da qual foi o primeiro vice-presidente.. Atualmente, exerce a coordenação do Centro de Artes e Educação Física da PUC-SP e do curso de Licenciatura em Educação Física da mesma.

 A educação física é uma ciência que é regida por práticas que condizem diretamente ao contexto cultural e sociopolítico da população. No início, a educação física apresentava unicamente um caráter biológico, tendo como objetivo garantir a sobrevivência do indivíduo. Em uma ótica mais recente essa ciência é tratada não apenas de maneira biológica, mas também sendo responsável por um desenvolvimento psicomotor e de relações sociais. Para atingir tais fins aos quais esta área do conhecimento busca trabalhar, é dada a realização de atividades motoras sistematizadas, as quais, segundo o referido livro, podem ser divididas em 8 grandes grupos, que são: exercícios ginásticos (foco na repetição de movimentos); movimentos cíclicos (movimentos de locomoção); lutas (movimentos de ataque e defesa); enfrentamento de ambientes adversos; atletismo (corridas, saltos e arremessos); jogos (foco na disputa); dança (foco no ritmo, forma e expressão); acrobacia (agilidade em movimentos dificeis).

A respeito do desenvolvimento biológico, temos como característica principal, quando relacionado aos tempos atuais, a ênfase no desenvolvimento das capacidades físicas, das quais as mais importantes são: força, velocidade, flexibilidade e resistência.

Sobre o desenvolvimento psicomotor, o mesmo, segundo Carol, refere-se a capacidades necessárias à seleção, organização, efetuação e avaliação de atividades motoras intencionais sendo elas já conhecidas ou não.

Durante o período do renascimento, o ensino dessas práticas tinha um caráter autoritário, no qual o discente, que não necessariamente era graduado em educação física, ensinava as práticas conforme a necessidade vivenciada pela nação. Dentre as maneiras de que se trabalhavam a educação física podemos destacar: a ginástica calistênica (foco na execução rítmica e padronizada de movimentos); o método alemão (atividades ao ar livre com utilização de plataformas); o método francês (desenvolvimento das capacidades físicas e manutenção das funções orgânicas); o método natural austríacos (movimentos naturais); educação física desportiva generalizada (voltada aos esportes); psicocinética (voltada ao desenvolvimento da psicomotricidade).
Ao que diz respeito do lecionamento da educação física no Brasil, baseando-se no livro
Educação física e sociedade, Betti (1991), temos muitas maneiras de como foram lecionados esses conteúdos, fato esse que ocorre devido às mudanças político-econômicas aqui ocorridas. Em um primeiro momento, a educação física implementou-se nas escolas por meio da ginástica (fortemente influenciada pelo método alemão) e tinha por objetivo a saúde e a eugenia (fato esse decorrente da recém independência da nação). Em um segundo momento voltou-se para o fortalecimento dos cidadãos e desenvolvimento de um espírito patriota ( fatos esses decorrentes da revolução industrial e da tensão de uma possível futura guerra), sofreu forte influência do método francês. Em um terceiro momento tem-se um destaque para a prática de esportes (tinha como intenção elevar o Brasil a uma potência esportiva), caracterizado pelo tecnicismo, pelo autoritarismo (fatos esses influenciados pela ditadura militar que ocorria no país). Em um período posterior aos anteriores, surge a proposta de trabalhar essa área do conhecimento de maneira mais interativa com os discentes e também voltada ao ensino da teoria das práticas que serão realizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com