TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - A criança em Desenvolvimento

Por:   •  6/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA OBEJTIVO - IEPO

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

FERNANDO SANTOS SOARES

Resumo -  A criança em Desenvolvimento

Autora: Helen Bee

PALMAS 2019

FERNANDO SANTOS SOARES

RESUMO

TEXTO: A CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO

AUTORA: HELEN BEE

Trabalho apresentado ao Instituto de Ensino e Pesquisa Objetivo – IEPO para obtenção de nota parcial na matéria de CRESCIMENTO/ DESENVOLVIMENTO HUMANO

Professor:  Victor

PALMAS 2019

5.1 – O Desenvolvimento dos Membros como Órgãos de Preensão

Os animais que vivem nas arvores dependem de seus pés, mãos e unhas para se manterem sustentos. Já o ser humano não se sustenta em arvores, porém usam as mãos para manipulação de objetos e para fabricação de instrumentos, e os pés são usados para suporta o peso do corpo e assim mante uma postura ereta.

Porém, a evolução dos membros estão, tanto dos seres humanos quanto nos primatas, dependentes das suas atitudes e movimentos característicos. Do lado dos seres humanos o bipedismo e a preensão práxica, e do lado dos primatas a quadrumania e a braquiação.

5.2 - O Desenvolvimento dos Membros Anteriores como órgãos de Exploração

Os animais, diferente dos seres humanos, tiveram que desenvolver formas complexas de agilidade, coordenação e regulação motora. Isso deve-se, que a locomoção área tem mais problemas de equilibração e coordenação do que a locomoção terrestre.

O Homem com a libertação dos membros superiores, obtiveram a emancipação da mão e com a capacidade de rotação sobre o seu próprio eixo, permitido ao Homem a capacidade de fabrica instrumentos.

5.3 – O Desenvolvimento do Sistema Herbívoro e Omnívoro de Digestão e conseqüente Estrutura Craniodental

A principal diferenciação dentaria mais característica entre o Homem e os primatas é evidentemente a ausência de caninos robustos e projetados, bem como a ausência de diastema.

O Homem teve uma redução no número de dentes e a transformação da arcada dental em forma de U. Assim a mandíbula adquiriu maior funcionalidade mecânica com menor estrutura óssea.

5.5 – O Desenvolvimento da Acuidade Visual

Tanto no ser humano quanto nos primatas, a luz ou reflexão que entram no olho e, antes de chegarem á retina, têm de passar sucessivamente pela córnea, humor aquoso, íris, cristalino e corpo vítreo. A diferenciação da retina é demonstrada pela conversão das imagens em respostas fisiológicas que se passam ao nível dos fotorreceptores.

5.6 – Mudanças no esqueleto pós-craniano

Ao contrário dos primatas, o Homem tem uma coluna cervical e uma coluna lombar reduzidas, verificando-se, da zona cervical para a zona lombar, um progressivo aumento do corpo das vertebras, exatamente porque as vértebras lombares, nomeadamente a quinta, têm de suporta o peso das restantes vertebras mais o peso do crânio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com