TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Estudos em Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora

Por:   •  3/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo: Aula Prática 1 da Disciplina - Estudos em Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora 

Nome:

Professor: Marcel Frezza Pisa

Esportes Coletivos: Basquetebol e Handebol

Portfólio ciclo 3

Claretiano Batatais: 2021

Educação Física Bacharel

Aprendizagem e controle motor

Para que a aprendizagem ocorra é necessário a maturação dos sistemas sensoriais (sentidos: olfato, visão, audição, tato e paladar) e perceptivos motores. A aprendizagem irá ocorrer pelas etapas de: sensação - atenção - concentração - percepção - retenção (memorização).

Sobre a aprendizagem motora MAGILL (1984) define que “ aprendizagem motora é uma mudança no estado interno do indivíduo, a qual é inferida de uma melhora relativamente permanente no desempenho como resultado da prática”. Portanto, quando não tem pratica a aprendizagem motora não acontece. Para SCHMIDT (1993), “a aprendizagem motora é um conjunto de processos internos associados com a prática ou experiência, conduzindo a um ganho relativamente permanente na capacidade de desempenho”.

A aprendizagem requer pré-requisitos, são eles: integração social, nível de crescimento, estágio de maturação neurológico e desenvolvimento psicológico, destacando-se os aspectos cognitivos e emocionais. 

A aprendizagem motora pode ser resumida nos seguintes aspectos:

  1. A aprendizagem resulta de prática ou de experiência;
  2. A aprendizagem não é diretamente observável;
  3. A aprendizagem envolve um conjunto de processos no sistema nervoso central;
  4. A aprendizagem produz uma capacidade adquirida para a performance habilidosa;
  5. Mudanças na aprendizagem são relativamente permanentes, não transitórias.

Desenvolvimento motor é o processo sequencial e contínuo, relacionado à idade, pelo qual o comportamento motor se modifica. O controle motor trata do estudo dos aspectos neurais, físicos e comportamentais do movimento.

No processo de aprendizagem também há restrições, são elas:

Restrições estruturais: são limitações do indivíduo relacionadas à estrutura corporal, são lentas no processo de mudança, mas obviamente mudam com o crescimento e o envelhecimento;

Restrições funcionais: são limitações do indivíduo relacionada à função comportamental, podem mudar em um curto espaço de tempo. Estas incluem fatores como motivação, foco de atenção e realização de atividades físicas de acordo com as condições climáticas;

Restrições da tarefa: são metas empreendidas de acordo com regras e escolhas de equipamento, também podem ser externas ao corpo. Exemplo: diminuição da altura da rede de vôlei para jovens jogadores;

Restrições ambientais: são limitações relacionadas ao mundo que nos envolve. Exemplo: altura da cama, cadeira, peso, etc.

Todos os atos ou tarefas que requerem movimento e devem ser aprendidos a fim de serem executados corretamente representam as habilidades. É importante notar que, todos os atos que consideramos habilidades motoras têm em comum a propriedade de que cada um precisa ser aprendido para poder ser executado corretamente. Exemplos: andar, reaprender a nadar, dançar, dentre outros.

As habilidades podem ser tratadas como um indicador de qualidade de desempenho. Por exemplo, um jogador de basquete é considerado habilidoso quando encesta 80% dos lances; enquanto, um tenista é habilidoso quando 60 a 70% de seus primeiros saques são bons.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com