TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Introdução a Ensino a Distância - UNIP

Por:   •  6/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.536 Palavras (7 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO À EAD

  1. Objetivos, justificativa e trajetórias: primeiros passos do (longo) caminho a ser trilhado.

Intenção: apresentar aos nossos alunos o conjunto de conteúdos digitais e materiais didáticos disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Objetivo Geral: conhecer os aspectos sociais, culturais e históricos que estão presentes na Educação a Distancia enquanto modalidade de ensino e as diferentes ferramentas e formas de ensino aprendizagem mediadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

Objetivos Específicos/Justificativa: 

  1. De antemão, a primeira justificativa seria a de “apresentar as diferenças entre o estudar presencialmente, pratica culturalmente consolidada em nossa sociedade e em sistemas educacionais, como desenvolver e produzir conhecimento em ambientes virtuais e digitais, por meio de ferramentas e tecnologias de comunicação”;
  2. Realizar um exercício de autoconhecimento e compreensão da Educação a Distancia (EaD) das diversas formas de utilizar as ferramentas de estudo e comunicação”.

Caracteristicas da aprendizagem on-line: (Pallof e Pratt)

  • Interação ativa que envolve tanto o conteúdo do curso quanto a comunicação Pessoal;
  • Aprendizagem colaborativa evidenciada pelos comentários dirigidos primeiramente de um aluno a outro aluno e não do aluno ao professor;
  • Significados construídos socialmente e evidenciados pela concordância ou questionamento, com intenção de se chegar a um acordo;
  • Compartilhamento de recursos entre os alunos e;
  • Expressões de apoio e estimulo trocadas entre os alunos, tanto quanto a vontade de avaliar criticamente o trabalho dos outros. 
  1. Terceiro objetivo abre as portas do universo digital, que seria “descrever algumas das regras e preceitos que envolvem o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), bem como estudar e estabelecer vínculos de relacionamento com os atores envolvidos no cenário educativo da EaD”

  1. Educação a Distância: Primórdios
  • Idade Antiga (Grecia e Roma): 

O princípio de estudar é teoricamente à distancia devido quando desenvolvemos o estudo da leitura, observação se observa um distanciamento.

Na idade Antiga o envio de cartas e manuscritos para pessoas morando em locais diversos, foi o primeiro contato de disseminar o conhecimento, pois transmitiam informações científicas e instrução.

Sendo que o volume era muito menos que nos dias atuais devido: ao transporte ser manual, os manuscritos demoravam a serem escritos alem de serem suscetíveis a erros, a necessidade do dinheiro fazendo com que poucas pessoas tivessem acesso ao conhecimento.

  • Idade Média (Alemanha):

Criação da imprensa por Guttemberg, transformando os manuscritos em papeis impressos, barateando e aumentando a disseminação do conhecimento.

  • Séculos XIX/XX

Houve uma mudança radical devido a disseminação de o conhecimento ficar mais barato e alcança uma quantidade maior de pessoas. A escola entra com um papel importante na tentativa de fazer com que as pessoas procurem desenvolver habilidades para obter maior acesso ao conhecimento a partir da leitura, escrita e escolarização.

No século XIX surgiram os cursos livres de curta duração, feitos por cartas ou correspondências.

  • Século XX/XXI

Surgiram os veículos de massa, o rádio, a televisão, telefone e internet. Criaram-se ações governamentais em nosso país produzindo disseminação de conhecimento.

  • Internet:

A internet unifica impressos, rádios, TV, por meio de tutoriais.

Desde a Grécia Antiga, passando pela Europa da Idade Media e chegando ao Brasil recémurbanizado e industrializado, ler e escrever eram ações destinadas para poucos.

No geral, pessoas da aristocracia e do poder central, assim como certos religiosos, tinham contato com os manuscritos e documentos portadores de informações.

A transmissão de saberes, para o restante da população, era oralizada e repleta de crendices ou informações pouco consistentes.

A democratização do conhecimento e, ao mesmo tempo, a reducao dos custos para a produção de manuscritos ocorre centenas de anos depois, com o surgimento da imprensa, na Alemanha. Assim, os copistas e suas folhas manuscritas sao substituidos pelas folhas de papel tingindo pelas maquinas impressoras, as quais foram organizadas por Gutenberg, em meados do seculo XV

                Moore (2008) – EaD dividida em cinco gerações

  • Comunicação textual estrita – troca de cartas;
  • Radio e televisão – situação passiva de receber o conhecimento e devolvê-lo na forma de atividade;
  • Universidades abertas e treinamentos para empresas – cursos direcionados criados por empresas (universidades corporativas), universidades abertas com a disseminação de conhecimento de forma extensiva(curso de extenção)
  • Interação a distância – em tempo real utilizando áudio e videoconferência;
  • Utilização da internet como um todo – com salas, classes e conteúdos virtuais com o uso da internet;

  1. Trajetória a ser trilhada: o que é EaD?

Quando um grupo de pessoas permanece em comunicação com outro por períodos estendidos de tempo, a questão se isso constitui uma comunidade aparece.

Comunidades virtuais podem ser: comunidades reais, elas podem ser pseudo‑comunidades, ou podem constituir um tipo de contrato social completamente novo; [Rheingold (1996, p. 7)] 

A EaD pode ser considerada “uma modalidade de educação em que professores e alunos estão separados, planejada por instituições e que utiliza diversas tecnologias comunicação. Precisando, efetivamente, do comprometimento do aprendiz, em seu espaço social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (341.2 Kb)   docx (204.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com