TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo O Ensino Interdisciplinar de Física e Matemática no PIBID

Por:   •  31/8/2017  •  Abstract  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Curso:

Aluno:

Disciplina:

Profa.

Resumo

O Ensino Interdisciplinar de Física e Matemática no PIBID

A física e a matemática estão presentes em nosso dia a dia, em grande parte das vezes unidas, por isso há uma relevante necessidade do ensino destas duas disciplinas no desenvolvimento dos alunos. Tendo isso em mente, os discentes Bruno Francisco Andrade da Silva, Eliclecia Roberta Silva de Melo, Emerson Ferreira Gomes e Tuyani Patrícia Oliveira Lira analisaram o método de ensino atual e elaboraram uma metodologia que une as duas disciplinas tornando-as mais atraentes para os alunos.

Analisando a metodologia comum de ensino os autores puderam notar que ainda é predominante a prática pedagógica meramente multidisciplinar, não levando em consideração a relação existente entre as disciplinas. Dessa forma, são constantes os questionamentos sobre a aplicabilidade dos conteúdos lecionados.

Notou-se então a necessidade de uma comunicação mais íntima entre as disciplinas de Física e Matemática, o que permitiria uma dinamicidade melhor entre as mesmas.

Para a atividade aplicada nesse artigo foram trabalhadas resoluções de problemas.

A partir da resolução dos problemas os alunos encontraram situações-problema que aproximou o estudo da matemática ao cotidiano, tudo foi trabalhado com o auxílio e incentivo do professor, porém, não para resolver os problemas, mas sim para instigar mais os alunos a se empenhar em resolver. Fazendo assim com que os alunos se empenhassem mais, socializassem buscando ajuda de seus colegas e ajudando os que tinham mais dificuldade. Mostrando como o professor pode dialogar com os alunos, criando juntos estratégias para resolver as situações.

Dessa forma o professor deixa de ser um mero comunicador e passa a ser um organizador, consultor e incentivador de aprendizagem.

Com base no exposto, os autores desse trabalho elaboraram uma atividade com o objetivo de deixar mais explícita a relação entre a matemática e a física, foram escolhidos dois temas, um de cada disciplina, observando o conteúdo que estava sendo lecionado no período. O conteúdo matemático escolhido foi “semelhança de figuras” e o físico foi “formação de imagens”.

O experimento trabalhado foi o da câmara escura, com duas turmas de 8º ano separadamente. Os alunos foram divididos em grupos para que construíssem a câmara escura, com material de baixo custo.

Após a construção foi realizado um teste em uma área livre da escola. A empolgação dos alunos foi notável quando viram o experimento funcionando.

Voltando à sala de aula, foi novamente explicado como funciona o experimento. Dessa vez os alunos conseguiram compreender melhor o que acontecia, pois, o contato direto com o experimento deu um significado maior ao que era explicado. Foi enfatizado que a física e a matemática estão estreitamente relacionadas. O que gerou um interesse maior dos alunos em compreender matematicamente como funcionava o experimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (112.6 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com