TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário da Prática 2 – Formação Docente_Diversidade na escola

Por:   •  26/7/2017  •  Seminário  •  2.594 Palavras (11 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 11

  1. INTRODUÇÃO

Ser docente, no âmbito contemporâneo, demanda, além de indispensabilidade de distintos saberes, respeito ao que se apresenta diferente. Nesta fase evolutiva, regida pelo conhecimento, pelo rompimento de fronteiras e de constantes alterações, se faz urgente e de extrema importância formar o professor para atuar no universo escolar de acordo com suas exigências, acima de tudo, pela pluralidade cultural. Por conta de todas as formas de diferença, a formação docente necessita cada vez mais qualificar profissionais que se adequem a vasta diversidade sociocultural do nosso país.

A diversidade é uma das maiores riquezas do ser humano no planeta e a existência de indivíduos diferentes numa cidade, num país, com suas diferentes culturas, etnias e gerações fazem com que o mundo se torne mais completo (Declaração Universal dos Direitos Humanos - DUDH). Organização das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948.

O estudante do curso de formação docente precisa ter a visão que a sua formação é vital para o exercício de educar, entender que ser um professor é lidar constantemente com pessoas e por esse motivo precisa buscar regularmente conhecimento que lhe dê suporte para dar continuidade na prática pedagógica de maneira eficaz.

Devido a necessidade de conhecer a realidade da prática docente e auxiliar a formação profissional de acordo com as políticas educacionais dadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei 9.394/96, seguimos o determinado e verificamos em campo o trabalho do educador, adotando o indicado através de uma visita a uma unidade educacional, desta mantivemos um palratório informal com um docente a fim de fazer o levantamento do perfil deste, levando em conta aspectos como sua formação profissional, formação complementar, anos de atuação e de sua visão quanto a diversidade étnica, social, cultural, econômica, religiosa entre outras no exercício de sua profissão. Em seguida, relacionamos a conversa informal com o conteúdo e seus conceitos obtidos no semestre sobre a temática.


  1. Breve história da educação no Brasil

No decorrer da história da educação no Brasil, precisamente a partir do período colonial, buscou-se utilizar um ensino sistematizado que atendesse aos propósitos de cada período e atendendo a demanda de suas respectivas épocas.

Na primeira escola normal do País, criada na Província do Rio de Janeiro, só era permitida a formação de docentes do sexo masculino, alteração sofrida mais tarde após reformulação na política e a falta de atrativos econômicos para a função neste período.

O processo de formação e a educação do país em todo processo histórico foi acordando com a política econômica e seus interesses. Entretanto, partindo da necessidade de formar cidadãos críticos e conscientes, baseado em idéias de pesquisadores e teóricos, surgiram as tendências pedagógicas, estas de notável significância para a Educação, pois contribuem para o gerenciamento do trabalho docente, de acordo com a necessidade da sociedade corrente. Conhecer as tendências e perspectivas de ensino é fundamental para realizar o trabalho docente, buscando sentido para o aluno, norteando o trabalho como professor, dando base estrutural para ensinar.

Ensinar não é apenas passar o conteúdo, mas utilizar este como instrumento com objetivo de socializar o aluno. O professor humaniza o aluno instruindo, mediando o conhecimento de gerações anteriores e atual, mostrando o modo de agir requisitado no padrão social em questão.

Segundo Durkheim (2010, p. 16), “A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre aquelas que não estão ainda maduras para a vida social.”. E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida. 

Sendo assim, compreendemos que educar não é apenas a reprodução de conhecimentos e disseminação de idéias, é uma forma de garantir o suporte para a própria existência, exigindo muito mais do educador, demanda conhecimento plural, influenciando os sujeitos individuas para pensar de modo reflexivo, crítico e construtivo.

  1. perfil do professor

Tivemos uma conversa informal e extraímos das perguntas sugeridas o perfil do professor entrevistado:

  1. Idade: 40 anos
  2. Formação: Licenciatura em Física
  3. Formação complementar (especialização/área): Mecatrônica industrial
  4. Tempo de atuação no ensino: 20 (Vinte) anos
  5. Jornada de trabalho semanal: 40 (Quarenta) horas
  6. Nível de atuação (Anos Finais do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio): Ensino médio
  1. VISÃO DO PROFESSOR

Conforme o conhecimento, a experiência adquirida no decorrer dos anos e a ação sofrida pelo meio, o professor nos respondeu as questões abaixo, voltadas para a diversidade, de forma esclarecedora.

  1. O que é diversidade?

  • É o conjunto de múltiplos aspectos que se diferenciam quanto à ordem social, cultural, étnico, linguístico, religiosa, social, biológica, política, entre outros.
  1. Como você trabalha com as questões da diversidade na escola?
  • Estabelecendo sempre um espírito de coletividade, pois essa é a melhor forma de respeitar a diversidade na sua maneira mais ampla.
  1. Quais diversidades estão em evidência na sua escola?
  • Políticas, sociais, sexuais e religiosas.
  1. Quais ações a escola deveria realizar para a promoção do respeito à diversidade na escola?
  • A principal forma é intercambiar as diversas questões que abordem, por pesquisa, trabalho, seminários e palestras, elucidando conceitos vitais como preconceito discriminação e racismo.
  1. ANÁLISE DA ENTREVISTA

Diante do exposto entendemos que o educador entrevistado adota uma postura em busca de integração, tentando eliminar o influxo das características do meio sociocultural que o influencia, enfatizando o quão importante é o respeito das diferenças.

Perante a vasta configuração de diversidade, numa sociedade formada por multicultura, ainda assim, sofremos a dominação hierárquica por conta do sistema de classes. Desta forma, ocorre a ação etnocêntrica, onde um determinado grupo social considera o seu grupo acima dos demais, desconsiderando o fundamento funcional de outra cultura, ficando limitado a uma única como referência, o seu grupo, o seu eu. É importante lembrar que devemos respeitar as diferenças e não somente entender, mas saber lidar com estas sem pautar juízos de valor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (134.2 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com