TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Educacional: O Estudo Errado

Por:   •  18/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema educacional: O estudo errado

As mudanças no sistema de ensino têm sido muito debatido e reformulado ao longo dos anos, mas ainda não foram encontradas soluções funcionais. Tem-se observado um grande distanciamento entre os conteúdos da grade curricular e o que é vivido pelo aluno em sala de aula, ou seja, o que é transmito pelo professor e as necessidades dos alunos. Notoriamente o histórico sociocultural tem contribuído significativamente para a desmotivação com a educação, tanto dos professores quanto dos alunos, pois se de um lado professores transmitem conhecimentos de forma tradicional e autoritária, de outro, alunos sem uma estrutura familiar adequada desrespeitam o professor e a educação de maneira geral.

Existe nesse contexto, conforme anunciado na música de Gabriel o pensador, O estudo errado, o descredito na educação; a falta de entendimento do aluno sobre as razões de frequentar a escola; falta de estrutura familiar; falta de atenção dos alunos aos conteúdos estudados, não fazem relação dos conteúdos e a real importância para a sua vida, ou seja, a educação é vista como uma alienação, um dever e não necessidade; em suma, falta relação entre conteúdo e mundo extraescolar. Sabemos que a escola necessita de um currículo escolar elaborado, formal e preciso, mas deve-se apresentar uma visão didática e pedagógica flexível, adaptável às transformações sociais vivenciadas, a educação precisa ser encarada como um círculo no qual todos (escola, sociedade, professores, alunos e família) contribuem para a formação do conhecimento de forma prazerosa, critica e eficaz para todos.

Professores devem preparar os alunos para a vida através de temas atuais e significativos, dinâmicos e elaborados, sem se esquecer do importante papel familiar e da sociedade na formação educacional. Deve-se repensar a educação como a formação de conhecimento, uma troca de ensino e aprendizagem onde professores e alunos trocam conhecimentos e experiências. Portanto, para iniciar um avanço significativo na educação é preciso considerar os pilares educacionais (sociedade, família, professor e aluno), sem uma base estruturada a educação ainda se manterá desmotivada e desestruturada, assim, é preciso encontrar soluções curriculares que abranjam todos os públicos alvos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com