TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Endócrino Anatomia

Por:   •  25/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema Endócrino

 Formado por glândulas e responsável pela secreção interna cujo hormônio é lançado diretamente no sangue ou na linfa, o sistema endócrino exerce um importante papel no metabolismo. Por sua vez, atuam sobre células alvo em muitos pontos do corpo.
Existem seis glândulas endócrinas de muita importância e várias outras de menor importância, as seis mais importantes são: A glândula hipófise, glândula tireóide, as glândulas paratireóides, as glândulas supra-renais, as ilhotas de Langerhans, os ovários.

 Sendo a glândula hipófise responsável por secretar oito hormônios de grande importância; A glândula tireóide com três hormônios de importância; As glândulas paratireóides com um hormônio importante; As glândulas supra-renais com quatro hormônios importantes; As ilhotas de Langerhans do pâncreas com dois hormônios importantes; E os ovários no sexo feminino, com dois hormônios importantes e os testículos, no sexo masculino com um hormônio importante.

 A função celular é modificada pelos hormônios por um de dois mecanismos distintos: Por ativarem o mecanismo do AMP cilício (o hormônio ativador combina com a substancia receptora especial, situada na superfície da membrana celular. O que resulta na ativação da enzima adenilciclase) ou por ativarem os genes. A enzima adenilciclase por sua vez localizada na membrana que converte parte do ATP no interior da célula no mono fosfato cíclico de adenosina (AMP cíclico). Essa substancia possui um  efeito ativador sobre muitas reações químicas intracelulares, o que faz com que a célula aumente suas atividades funcionais especificas.

 No mecanismo genético de controle hormonal, o hormônio ativador reage com uma substancia receptora no citoplasma celular. Os hormônios influenciam praticamente todas as funções dos demais sistemas corporais, interagindo com o sistema nervoso formando mecanismos reguladores bastante precisos, o sistema nervoso pode fornecer ao endócrino a informação sobre o meio externo, ao passo que o endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação.

 Como principais órgãos produtores de hormônios: A hipófise é uma glândula endócrina localizada na base do crânio, protegida por uma estrutura óssea considerada uma glândula mestra, pois secreta hormônios que controlam o funcionamento de outras glândulas, sendo grandes partes de suas funções reguladas pelo hipotálamo.

 Dentre os muitos fatores que influenciam o crescimento humano, o hormônio do crescimento (GH) e suas substancias intermediarias, chamadas de somatomedinas ou IGFs. Estes dois hormônios, juntamente com herança são grandes influenciadores do crescimento humano, produzido pelos somatotrofos; que é um tipo especifico da hipófise anterior. A hipófise posterior com o hormônio antidiurético que reduz o teor de água excretado nos rins com urina e a ocitocina que promove a contração uterina favorecendo a expulsão do feto durante o parto.

Capaz de posteriormente atingir diretamente a circulação sanguínea, a melatonina é o neuro-hormonal no homem é fabricada pela glândula pineal, segundos estudos realizados ela é a principal responsável pela regularização do sono. Como mais importante Hormônio secretado pela glândula tireóide, a tiroxina aumenta a velocidade (ou intensidade) de quase todas as reações químicas, em todas as células do corpo, apesar de o mecanismo dessa ação ainda não ser conhecido.  Como Hormônios responsáveis sendo eles: físico, metabólico, psíquico, reprodutor onde trabalhando em conjunto são responsáveis pelo desenvolvimento humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com