TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema respiratório Anatomia

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.441 Palavras (10 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 10

1ºConceituar, citar os componentes do sistema urinário e suas respectivas funções. 

As atividades orgânicas resultam na decomposição de proteína, lipides e carboidratos, acompanhada de liberação de energia e formação de produtos que devem ser eliminados para o meio exterior. A urina é um dos veículos de excreção com que conta o organismo. Assim, o sistema urinário compreende os órgãos responsáveis pela formação da urina, os rins, e outros, a eles associados, destinados á eliminação da urina, ureteres, bexiga urinaria e uretra.

 

Funções específicas de cada componente do Sistema Urinário:

 

Rins: Filtração do sangue, regulando seu volume e composição, Atua na regulação do PH e pressão do sangue, Excretar resíduos, Produção de hormônios.

 

Ureteres: É definido como um tubo muscular que une o rim e a bexiga. Partindo da pelve renal, que constitui sua extremidade superior dilatada, o ureter, com trajeto descendente, acola-se á parede posterior do abdome e penetra na pelve para terminar na bexiga, desembocando neste órgão pelo ósteo ureteral. Em virtude do seu trajeto, distinguem-se duas partes do ureter: abdominal e pélvica. O tubo muscular é capaz de contrair-se e realizar movimentos peristálticos.

 

Bexiga Urinária: É uma bolsa situada posteriormente à sínfise púbica e que funciona como reservatório da urina.

Uretra: constitui o ultimo segmento das vias urinarias e será descrita junto com o sistema genital. Aqui é bastante lembrar que ela difere nos dois sexos, mais em ambos é um tubo mediano que estabelece a comunicação entre a bexiga urinária e o meio exterior. No homem é uma via comum para a micção e ejaculação, enquanto na mulher, serve apenas a excreção da urina.

2ºConceituar, citar os componentes do sistema genital masculino e suas respectivas funções.

 O sistema reprodutor masculino é composto pelo: Testículos, epidídimo, ductos deferentes, vesícula seminal, próstata e pênis.

 

Testículo: Nos testículos ocorre a produção de espermatozoides e também a produção de testosterona (hormônio sexual masculino).

 

Epidídimo:  É no ducto epidídimo que ocorre a maturação dos espermatozoides, além disso, este ducto também armazena os espermatozoides e os conduzem ao ducto deferente através de movimentos peristálticos (contração muscular).

 

Ductos deferentes: Os ductos deferentes têm a função armazenar os espermatozoides e de transporta-los em direção à uretra, além disso, ela ainda é responsável por reabsorver aqueles espermatozoides que não foram expelidos.

 Vesícula Seminal: As vesículas seminais são glândulas responsáveis por secretar um fluído que tem a função de neutralizar a acidez da uretra masculina e da vagina, para que, desta forma, os espermatozoides não sejam neutralizados.

 

Próstata: A próstata é uma glândula masculina de tamanho similar a uma bola de golfe. É através da próstata que é secretado um líquido leitoso que possui aproximadamente 25% de sêmen. 

 

Pênis: É através do pênis (uretra) que o sêmen é expelido. Além de servir de canal para ejaculação, é através deste órgão que a urina também é expelida.

 

Uretra: Canal condutor que, possui a função de conduzir e expelir o esperma, no processo de ejaculação e também expelir a urina.

3ºConceituar e Citar os componentes do sistema genital feminino 

Tal como no sistema genital masculino, o sistema genital feminino é o conjunto de órgãos encarregados na reprodução na mulher. Compõe-se também de órgãos gametógenos (produtores de gametas) e órgãos gametófitos (por onde transitam os gametas) e de um órgão que vai abrigar o novo ser vivo em desenvolvimento. Do ponto de vista da reprodução, o organismo feminino é mais complexo do que o do homem, pelo fato de possuir mais um órgão e consequentemente mais uma função, ou seja, a de abrigar e propiciar o desenvolvimento de um novo ser vivo.

Órgãos genitais femininos.

Gônadas - ou órgãos produtores de gametas: são os ovários, que produzem os óvulos.

Vias condutoras dos gametas: são as tubas uterinas.

Órgão que abriga o novo ser vivo: é o útero.

Órgão de cópula: representado pela vagina.

Estruturas eréteis: são o clitóris e o bulbo do vestíbulo.

Glândulas anexas: Glândulas vestibulares maiores e menores.

Órgãos genitais externos, no conjunto também conhecidos pelas expressões, pudendo feminino ou vulva: monte púbico, lábios maiores, lábios menores, clitóris, bulbo do vestíbulo e glândulas vestibulares.

4ºEsquematizar um corte frontal do rim e citar seus elementos.

[pic 1]

5ºComentar sobre a morfologia e funções do testículo e ovário  

Testículos: São os órgão produtores dos espermatozoides, sendo que a partir da puberdade produzem também hormônios, que são responsáveis pelo aparecimento dos caracteres sexuais secundários. Em numero de dois, ovoides, facilmente palpáveis dentro da bolsa que os aloja (escroto), onde o esquerdo está em geral em um nível inferior ao direito. O testículo é revestido por uma membrana fibrosa – túnica albugínea. Delicados septos dividem incompletamente o testículo em lóbulos cuneiformes – são os lóbulos do testículo. Os ápices destes lóbulos em forma de cunha convergem e formam o mediastino do testículo, que é uma massa de tecido fibroso continuo com a túnica albugínea. Nos lóbulos localiza-se o parênquima do testículo: consiste de túbulos seminíferos contorcidos, ao nível dos quais tem lugar a espermatogênese. Á medida que este túbulo se aproximam do ápice dos lóbulos, tornam-se retilíneos e passam a ser denominados túbulos seminíferos retos. Estes, por sua vez, vão se anastomosar, formando a rede testicular, que atravessa o mediastino do testículo. Desta rede formam-se 15 á 20 canais, os dúctulos eferentes do testículo, que penetram no epidídimo. Os testículos são formados na cavidade abdominal e durante o desenvolvimento fetal descem na direção do escroto, para ocupa-lo definitivamente, o que ocorre em geral até no 8º mês da vida intrauterina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (185.1 Kb)   docx (44.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com