TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre Piaget

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 2

Piaget não criou métodos para a Educação, mas criou uma teoria chamada Epistemologia Genética - como a criança se desenvolve e constrói seu conhecimento desde o nascimento. 

A teoria de Piaget enfatiza os aspectos biológicos, os fatores internos sobrepõem-se aos fatores externos. De acordo com esse teórico, o desenvolvimento dos seres humanos ocorre da mesma forma que o desenvolvimento biológico: o desenvolvimento se dá por meio de uma sequência de estágios crescentes que se tornam mais complexos. Esta complexificação ocorre, principalmente, por meio do amadurecimento do organismo (ênfase ao biológico), mas Piaget também considera a importância da interação da criança com o objeto (objeto interacional), onde há a atuação da criança sobre o mundo.

Considera que a criança constrói o conhecimento de forma espontânea, atuando sobre o meio. 

Os estágios do desenvolvimento segundo Piaget:

a) Primeira etapa – Perceptivo motora (de 0 a dois anos): A criança aprende pela exploração sensorial, por meio dos atos instintivos: pegar, sugar e olhar. 

b) Segunda etapa – Representativa pré-operatória (de dois a sete anos): Essa é a fase conhecida como fase dos porquês, a criança desenvolve o uso da linguagem e questiona tudo o que ocorre, pedindo explicações. A criança adquire a função simbólica de representar a realidade mentalmente. Fala-se de irreversibilidade do pensamento. Uma característica marcante é o egocentrismo - a acriança é egocêntrica.

c) Terceira etapa – Inteligência operatório concreta (de sete a 11 anos): Nesta fase ocorre o alargamento da experiência. A criança compreende que há multiplicidade de pontos de vista e, portanto, reversibilidade do pensamento.

Passa a realizar dois tipos de operação: temporais (medida, tamanho, quantidade e duração) e Lógicas (classificação, número e encadeamento).

d) Quarta etapa – Inteligência operatório abstrata (de 11 a 15 anos): O/a menino/a amadurece a capacidade de trabalhar conceitos e realidades abstratos e pode fazer generalizações. Nesta etapa ela pode deduzir com base em realidades abstratas, ou seja, aplicar conceitos teóricos a realidades concretas. Se a criança não foi devidamente estimulada psicológica e pedagogicamente até esta idade encontrará dificuldades e/ou certa demora em captar novos conceitos.

Seguem abaixo conteúdos importantes da teoria de Piaget:

INTELIGÊNCIA: é o mecanismo de adaptação do organismo a uma nova situação. 
COMPORTAMENTO: é resultado da interação entre o indivíduo e o meio.
ADAPTAÇÃO INTELECTUAL: é um equilíbrio entre uma assimilação e uma acomodação.
ASSIMILAÇÃO: sempre que a criança aprende algo novo há uma assimilação.
ACOMODAÇÃO: é quando a criança modifica se esquema mental em função do novo conhecimento assimilado.

EQUILIBRAÇÃO: processo de auto regulação interna do organismo - busca de reequilíbrio após um desequilíbrio (quando o sujeito assimila e acomoda, mantém-se em equilíbrio, mas quando ele assimila e não acomoda ele sofre uma desequilibração).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com