TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido nervoso

Por:   •  11/5/2016  •  Artigo  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

Tecido nervoso

Todos os tecidos dos seres vivos são formados por células associadas entre si de alguma forma e precisam  se comunicar para atuar em conjunto. A  comunicação inter celular pode  ocorrer através do contato direto entre as membranas celulares ,através de  mensagens químicas transportadas pelo sangue e linfa (hormônios, linfocinas)ou por meio dos  impulsos elétricos e químicos ,sendo a principal função dos neurônios.

O tecido nervoso tem a capacidade de controlar outros tecidos e órgãos funcionando e como um grande integrador do corpo, através dessa função ele recebe e envia mensagens  de estimulo nervosos em  alta velocidade, isso diferencia a transmissão nervosa de outras formas de comunicação intercelular .

O sistema imunológico e endócrino secretores de linfocinas e hormônios são mais lento em sua função e efeito mais Duradouros, enquanto e o Impulso nervoso é mais rápida e de curta  duração. A manutenção do corpo depende da integração dessas comunicações para estar  em equilíbrio (homeostase).

Pra falarmos do tecido nervoso temos que ter em mente alguns conceitos:

-Tecido nervoso não é constituído somente por neurônios

-Os neurônios não ocorrem apenas em ser humano , ele também esta nos animais com  exceção das esponjas. Durante o processo evolutivo, simplesmente os herdamos.

- Os neurônios além de estarem localizados no cérebro , encontra-se em todo o corpo, cada centímetro quadrado da pele possui milhares de terminações neuronais, recebendo e enviando informações do meio para serem interpretadas pelo sistema nervoso central ( SNC ).

Os tecidos são um conjunto de células e o tecido nervoso é constituído por dois tipos de células.

1:NEURONIOS:QUE conduz impulsos elétricos

2:CELULAS GLIA : compreende as células que ocupam os espaços entre os neurônios e tem como função sustentação, revestimento ou isolamento e modulação da atividade neural.

Podemos encontra associado ao tecido nervoso uma grande quantidade de vasos  sanguíneos que através do sangue os gases respiratórios, nutrientes, hormônios e excretas derivadas de seu metabolismo.

Requisitos para o funcionamento

Independente de ser um ser humano ou um animal todas as células  do corpo possuem as mesmas características funcionais  e necessidades básicas para a sua atividade normal.As células nervosas são um pouco mais exigentes.

O tecido nervoso necessita de:

- um meio intracelular e extracelular adequados,composto por agua e sais minerais ( ions ) específicos como o potássio e sódio.

- um combustível para fornecer energia .

- o oxigênio utilizado para extrair a energia do alimento no interior das mitocôndrias.

Ao contrario da maioria dos tecidos do corpo, o nervoso não possui reservas de oxigênio nem de glicose, dependendo completamente do que é fornecido pela corrente sanguínea.

Imagem

Células gliais

Embora os esquemas gerais do tecido nervoso representem normalmente os neurônios isolados como se suas projeções celulares flutuassem,

As células gliais são responsáveis por manter os neurônios em suas posições características, são elas quem envolvem os neurônios e mantem o tecido nervoso coeso. Cada neurônio possui de 10 a 50 células  gliais  que o auxiliam em suas atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com