TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tendencias Pedagógicas

Por:   •  15/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

                                                     

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


                                                  SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................4

DESENVOLVMENTO.................................................................................................5.

CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................7

 

BIBLIOGRAFIA............................................................................................................8


INTRODUÇÃO

                    As tendências pedagógicas são de extrema relevância para a educação, pois contribuem para a condução do trabalho docente mais consciente, o conhecimento destas tendências pelos professores e fundamental, são elas que nortearão o professor ajudando-o a responder as questões como estruturar o processo de ensino. É necessário esclarecer que as tendências pedagogias não aparecem em sua forma pura, nem sempre são exclusivas e nem conseguem captar toda a riqueza da  pratica escolar, a classificação e descrição das tendências poderão funcionar como instrumento de analise para o professor avaliar sua pratica em sala de aula. Por um lado a professores interessados num trabalho mais consciente, capazes de perceber o sentido mais amplo de sua pratica e explicar suas idéias.

2.DESENVOLVIMENTO

         As tendências pedagógicas estão classificadas entre liberais e progressistas. As tendências liberais acredita que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papeis sociais, baseados nas suas próprias aptidões, com isso o indivíduo adapta-se aos valores e normas da sociedade desenvolvendo sua própria cultura, com isso a diferença entre as classe não são consideradas, já que a escola não leva em consideração as desigualdades sociais, existem quatro tendências liberais:

                           2.1 TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS

  • Tradicional: tem como objetivo a transmissão de padrões, normas e modelos dominantes, os conteúdos escolares são separados da realidade social e da capacidade dos alunos, sendo impostos como verdade absoluta em que apenas o professor tem razão, baseia-se  nos exercícios, na repetição de conceitos ou nas formulas de memorização tornando aprendizagem passiva e repetitiva.
  • Renovada Progressista: também conhecida como Escola Nova, tem como parâmetro o desenvolvimento das aptidões individuais. O aluno e considerado como um ser que constrói e reconstrói sua própria historia. Conteúdos escolares passam a adequar-se  as fases de raciocínio do aluno, sua metodologia esta ligada a experimentos e as pesquisas, a ideia de aprender fazendo esta sempre presente. O professor assume seu papel de auxiliar no desenvolvimento do aluno, a aprendizagem e se da através de planejamentos e testes, o professor respeita e entende as necessidades dos alunos.
  •  Renovada nao-diretiva: à uma maior preocupação com o desenvolvimento de personalidade do aluno, os conteúdos escolares passam a ter significado pessoal, indo de encontro dos interesses do aluno., são utilizadas técnicas de sensibilização onde os sentimentos de cada um passa a ser exposto, sem ameaças, onde aprender se torna um ato prazeroso, a relação entre professor-aluno passa a ser de afetividade.
  • Liberal- Tecnicista: é baseada na neutralidade cientifica,a escola funciona como modeladora do comportamento humano através de técnicas especificas, o professor  administra os conteúdos enquanto o aluno recebe as informações, a avaliação consiste  na verificação do que o aluno aprendeu.           

                     2.TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS PROGRESSISTA

                    Partem de uma analise  critica das realidades sociais , onde a educação possibilita a realidade histórico-social, explicando o sujeito como papel como um ser que constrói  sua própria realidade, assume caráter pedagógico e politico e esta dividido em três tendências:

  • Tendência Progressista-libertadora: O papel da educação é conscientizar para transformar a realidade, e os conteúdos são extraídos da pratica  de vida dos alunos, os conteúdos pré-selecionados são vistos como uma invasão cultural por que não emerge  do saber popular. Sua metodologia  é caracterizada pela problematização da experiência social em grupos de discussão. O professos coordena atividades e atua junto com o aluno.
  • Tendencia progressista-Libertaria: Espera que e a escola exerça uma transformação na personalidade dos alunos num sentido libertrário cogestionario. Os conteúdos dão enfase nas lutas sociais, onde a metodologia esta relacionada coma vivencia grupal, o professor torna-se um orientador do grupo sem impor suas ideias.
  • Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos: A prática

 pedagógica propõe uma interação entre o conteúdo e realidade concreta, visando a transformação da sociedade  Enfoque no conteúdo como produção histórico-social de todos os homens. Superação das visões não críticas e crítico reprodutivistas da educação. A escola prepara o aluno para o mundo adulto, com participação organizada e ativa na democratização da sociedade, aluno participa com suas experiencias e o professor com sua visão de realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (254.9 Kb)   docx (54.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com