TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto ginastica portfólio

Por:   •  20/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  1.209 Visualizações

Página 1 de 2

Descrição da atividade

Os exercícios físicos fazem parte da história do homem. No século 19, com o surgimento das escolas e dos movimentos ginásticos, inúmeros métodos começaram a ser desenvolvidos, principalmente, nos países europeus.

Com base na leitura do Caderno de Referência de Conteúdode Ginástica Geral, citado anteriormente e disponível na Sala de Aula Virtual, pesquise:

1) Quais os métodos ginásticos que foram surgindo e que influenciaram e até os dias de hoje influenciam, a Ginástica mundial e em particular a brasileira? A pesquisa deve ter o enfoque sobre aqueles que tiveram maior penetração.

2) A ginástica geral pode ser encontrada em cinco campos de atuação. Cite e discorra brevemente sobre cada um deles.

Baseando-se nas questões anteriores, elabore um texto único de no máximo três laudas com os dados das suas respostas.

TEXTO

A denominação Ginástica, inicialmente utilizada como referência à todo tipo de atividade física sistematizada, cujos conteúdos variavam desde as atividades necessárias à sobrevivência, aos jogos, ao atletismo, às lutas, à preparação de soldados, adquiriu a partir de 1800 com o surgimento de escolas e movimentos ginásticos, uma conotação mais ligada à prática do exercício físico.

A partir desta época, a Ginástica passou a desempenhar importantes funções na sociedade industrial, apresentando-se como capaz de corrigir vícios posturais oriundos das atitudes adotadas no trabalho, demonstrando assim, as suas vinculações com a medicina e, desse modo, conquistando status.

Inúmeros métodos ginásticos foram sendo desenvolvidos principalmente nos países europeus, os quais influenciaram, e até os dias de hoje influenciam, a Ginástica mundial e em particular a brasileira. Dentre aqueles que tiveram maior penetração no Brasil destacam-se as escolas Alemã (Escolar/Pedagógica), Sueca (Higienista) e a francesa (Militarista) sendo a primeira mais relacionada aos jogos, atividades atléticas e ao esporte.

A ginástica geral é encontrada em cinco campos de atuação. O primeiro campo de atuação é das Ginásticas de Condicionamento Físico, que englobam todas as modalidades que tem por objetivo a aquisição ou a manutenção da condição física do indivíduo normal e/ou do atleta. O segundo campo é das Ginásticas de Competição, que reúnem todas as modalidades competitivas. O terceiro campo são as Ginásticas Fisioterápicas, responsáveis pela utilização do exercício físico na prevenção ou tratamento de doenças. O quarto campo são as Ginásticas de Conscientização Corporal, onde reúnem as novas propostas de abordagem do corpo, também conhecidas por Técnicas Alternativas ou Ginásticas Suaves e que foram introduzidas no Brasil a partir da década de 70, tendo como pioneira a Anti-Ginástica. A grande maioria destes trabalhos tiveram origem na busca da solução de problemas físicos e posturais. O quinto campo são as Ginásticas de Demonstração, grupo representante a Ginástica Geral, cuja principal característica é a não-competitividade, tendo como função principal a interação social, isto é, a formação integral do indivíduo nos seus aspectos: motor, cognitivo, afetivo e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com