TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento de força para idosos

Por:   •  20/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo GR

A ginástica precisa ter graça, leveza, beleza e técnicas precisas em seus movimentos para demonstrar harmonia e entrosamento com a música e suas companheiras em um ambiente de expressão corporal contextualizada inclusive pelos sentimentos transmitidos através do corpo. Fisicamente é função de esta modalidade desenvolver o corpo de sua totalidade, por meios de movimentos naturais aperfeiçoados pelos ritmos e pelas capacidades psicomotoras nos ambitos físicos, artísticos e expressivos e por essa união de característica é chamada de esporte-arte.

Características da GR oficial: sempre acompanhado de musicas, pode ser individual eu em grupo, modalidade feminina, uso de aparelhos portáteis, esporte olímpico, somente elementos pré-acrobáticos, anaeróbia láctica (movimento intenso), modalidade coordenativa.

Três Características que Fundamentam a GR: Acompanhamento musical, manuseios de aparelhos, movimentos corporais.

Provas Individuais femininas: 1´15 a 1´30  uso de bola, arco, maças, fita, corda e mãos livres (categorias menores). Provas em Grupo: 2´15 a 2´30 com 5 ginastas apresentando. 2 rotinas. 1° rotina: com 5 aparelhos iguais 2° com aparelhos mistos (dois tipos).  Quem escolhe os aparelhos são a FIG e apresentação em tapete, com beleza e graciosidade.

GR Masculina (Japão) - Individuais: maças, dois arcos pequenos, corda e bastão longo. Conjunto: 6 ginastas, sem aparelhos com tempo de 3´15 a 3´30  e apresentação em tablado por ter acrobacias. Força e resistência. Mistura de ginástica tradicional com Wushu.

 “Incursão é entrar no arco e a corda deve ser de acordo com a altura da ginasta”.

Movimentos Corporais: Sendo eles dois tipos, de dificuldade e de ligação.

Dificuldade: Rotações, estar sobre meia ponta ou outra parte do corpo, forma fixa e definida durante a execução, no mínimo 360° de rotação. Equilíbrios, estar sobre uma parte do corpo; ter uma forma fixa e definida; fixação do movimento por 2 segundos no mínimo. Saltos, ter boa altura, forma fixa e definida na hora do voo (desenho que faz na hora), forma fixa e definida.  Os mesmos somam pontos.

Elementos de Ligação: Deslocamentos (forma de andar, correr, rolar etc.), Saltitos (1 ou 2 saltitos, saltitos continuo no lugar ou em deslocamento de forma assimétrica), Rolamentos, Balanceios, Circulamento em 8, Giros (movimentos de rotação em torno do eixo corporal). Mesmo não somando pontos devem ter boa amplitude.

Característica da ginasta: Magra, perfil longilíneo, flexibilidade geral, bem coordenada, força, resistência e de 6 a 8 anos idade para iniciar por causa das fases sensíveis.

Ginasta de alto rendimento: Menarca tardia, e características presentes nas atletas de elite, algumas apresentam osteopenia, amenorreia, desmenoreia, anorexia, bulimia, stress crônico.

Padrão Físico Magro (dieta pobre em calorias, dieta hipocalórica): ginastas magra ou excessivamente magras, 17% da gordura corporal, produzem mais hormônios. Os de alto rendimento possuem 15% da sua gordura corporal. As dietas hipo faz com que seja excessivamente magra, abaixo de 15% da gordura e baixa produção hormonal, causando amenorreia, desmenorreia com problemas fisiológicos e físicos como osteopenia (quando a massa óssea é de 10 a 25%  menor que a considerada norma), fratura por stress, desvio da coluna, problemas psicológicos como bulimia (come e vomita), anorexia (para de comer) e depressão. Excesso de treinamento tem um grande acumulo de lactato, diminuindo a leptina.

Tática: 90% do treino é tática, compreender e dominar as diferentes técnicas; coreografia de acordo com o ritmo da música; se concentrar em elementos mais difíceis que valem pontos e que requer esforço, tempo e treino; elementos de ligação não podem ser esquecidos pois são eles que desempenham ritmo e equilíbrio em todo o exercício sendo fundamentais para bom desempenho; interpretar todos os elementos de forma clara e simples para não haver qualquer dúvida entre os árbitros; uma apresentação boa não é fácil mas que não é impossível basta muita dedicação, esforço e treino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com