TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento com peso para idosos

Por:   •  2/6/2017  •  Monografia  •  1.420 Palavras (6 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 6

TREINAMENTO COM PESOS PARA IDOSOS

Mariane Talita Freiberger

RA: 135787

Francisco Beltrão-PR

2017

Mariane Talita Freiberger

TREINAMENTO COM PESOS PARA IDOSOS

                                                          Pré-Projeto de TCC .

Francisco Beltrão-PR

2017

RESUMO

        Como já sabemos a grande maioria da população mundial e de idosos, com a chegada da idade avançada chega junto os problemas de saúde, os ossos vão ficando mais fracos, a musculatura vai ficando flácida, com isso acarreta uma certa preocupação pois muitos idosos se tornam sedentários.

        Muitos estudos têm mostrados que a manutenção de um estilo de vida saudável e ativo pode atenuar as perdas associadas ao processo de envelhecimento. Uma das práticas que vem sendo indicada para o grupo da terceira idade e o treinamento com pesos, que vem revelando muitos benefícios nas atividades diárias e na qualidade de vida dos idosos.

        

        

        

        

        

Palavras chave: Idosos, exercícios, sedentários, estilo de vida.

         


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..............................................................................5

2. JUSTIFICATIVA.............................................................................5

3. REVISÃO DE LITERATURA..........................................................6

4. OBJETIVOS....................................................................................6

4.1. Objetivo Geral.............................................................................. 6

4.2. Objetivos Específicos....................................................................6

 

5. METODOLOGIA...............................................................................7

6. REFERÊNCIAS...................................................................................8

7. CRONOGRAMA................................................................................9


 1. Introdução

        A grande maioria da população existente no mundo hoje é de idosos o individuo pode chegar aos 80 e 90 anos com uma ótima saúde, com isso a decorrência de idosos abandonados pelas famílias e muito grande a grande parte acaba ou morando sozinho ou em asilos onde ficam lá ate morrer.

        Com a chegada do envelhecimento o corpo do individuo começa a sofrer as interferências da idade, a sua visão não e mais da mesma de uma pessoa com seus 35 anos por ai, a sua musculatura começa a ficar mais flexível, a noção de espaço muda completamente e o equilíbrio também e afetado, com isso acarreta os acidentes em casa, na rua onde o idoso pode se machucar feio e ficar com sequelas para o resto da sua vida.

        O envelhecimento e uma função genética, mas também é influenciado pelos padrões de atividade física. O problema mais grave ao envelhecer, além das patologias, são as síndromes de desuso que podem afetar muitos sistemas fisiológicos, a forma e a função do corpo humano. O principal desafio enfrentado por adultos idosos é manter o nível de funcionamento físico e das capacidades com o envelhecimento.

2. Justificativa

        Uma das certezas da vida de todo ser humano e a chegada do envelhecimento, processo normal que chega para todo mundo, mais para alguns esse processo chega mais cedo pela forma que leva a vida no seu dia a dia.

        O treinamento com peso e um método utilizado para ajudar a população idosa a melhorar o seu condicionamento físico e também para as atividades do dia a dia, como por exemplo ganho de força muscular, melhorar a coordenação motora entre outros benefícios.

        

3. Revisão Bibliográfica

        O envelhecimento e uma função genética, mas também é influenciado pelos padrões de atividade física. O problema mais grave ao envelhecer, além das patologias, são as síndromes de desuso que podem afetar muitos sistemas fisiológicos, a forma e a função do corpo humano. O principal desafio enfrentado por adultos idosos é manter o nível de funcionamento físico e das capacidades com o envelhecimento. (SIMAO, ROBERTO)

        Este processo provoca mudanças nas funções e estrutura do corpo e o torna mais suscetível a uma série de fatores prejudiciais, estes podem ser tanto internos (falha imunológica, renovação celular comprometida, etc.) como externos (estresse ambiental). As causas intrínsecas do envelhecimento podem ser entendidas a partir da compreensão da renovação celular. Nosso corpo é composto por aproximadamente 75 trilhões de células, e estas, excetuando-se as musculoesqueléticas e os neurônios, multiplicam-se constantemente. À medida que as células se dividem (processo conhecido como mitose), seus telômeros (sequências de DNA) vão sendo encurtados. Após muitos ciclos de divisão, eles desaparecem até que, finalmente, as células perdem sua capacidade de renovação. A partir do momento que as células não se dividem mais, elas envelhecem, perdem por completo suas funções e morrem.

        Com relação aos fatores externos, os mais conhecidos por agredirem o organismo e acelerarem o processo de envelhecimento são: poluição ambiental, fumo, álcool, exposição exagerado às radiações solares, etc. Independente da causa sabe-se que o envelhecimento não está vinculado unicamente a quantidade de anos que o indivíduo viveu, mas também a perda de suas funções orgânicas.

        Os resultados apresentados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstraram um aumento considerável da população com mais de 60 anos de idade para as próximas décadas. De acordo com as projeções da OMS (2002), esta é uma tendência que continuará durante os próximos anos, sendo de admitir que no ano de 2025 haja mais de 800 milhões de pessoas com idade superior a 65 anos em todo mundo. Dados da Organização das Nações Unidas (Martin e Preston, 1994) são ainda mais reveladores, pois apontam 1100 bilhões de idosos para o ano de 2025, sendo que no ano de 2050 em todo o mundo o número de idosos terá ultrapassado o número de jovens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (137.7 Kb)   docx (75.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com