TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARTE E CULTURA

Por:   •  6/10/2021  •  Resenha  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade de Ensino de Minas Gerais FACEMG

Graduação Acadêmica em Enfermagem

Disciplina: Práticas Gerenciais em Saúde Hospitalar 2° semestre 2021

Docente: Vagner Antônio Vieitas Marques

Data da entrega: 17/08/2021

Rileandra Maria Faula Landim¹

RESENHA: IMPACTO DA CULTURA E ARTE NO PONTO DE VISTA DO ACADEMICO DE ENFERMAGEM

REFERÊNCIAS/ ARTIGO. Repensando o cuidado de enfermagem a partir da vivência artístico-cultural de graduandos. https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.18238  Rev enferm UERJ, Rio de Janeiro,2017;  25: e18238. Recebido em 18/08/2015 - aprovado 20/12/2016. DOS AUTORS:  Estela Maria Leite Meirelles MONTEIROI (Enfermeira, doutora, professora adjunta, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, Brasil. Email: estelameirellesufpe@gmail.com); Cyntia Angélica Ramos de Oliveira DOURADOII (Enfermeira. Mestre. Aluna do curso de doutorado em Enfermagem, Universidade Estadual de Pernambuco. Recife, Brasil. Email: cynthiaaro@gmail.com); Waldemar Brandão NETO III( Enfermeiro. Mestre. Professor assistente,Universidade Estadual de Pernambuco. Recife, Brasil. Email: waldemal.neto@upe.br);  Andrea Rosane Sousa SILVAIV (Enfermeira. Mestre. Aluna do curso de doutorado em enfermagem, Universidade Federal de Pernambuco. Recife,Brasil. Email: andreafacipe@gmail.com);   Ana Virginia Rodrigues VERISSIMOV (Enfermeira. Mestre. Professora assistente, Universidade Estadual de Pernambuco. Recife, Brasil. Email: Virginia.verissimo@upe.br);  Ihkaro Gutemberg Brandão de AZEVEDOVI (Enfermeiro. Especialista. Universidade Estadual de Pernambuco. Recife, Brasil. Email: ihkarogutemberg@hotmail.com)

O artigo trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa, com seleção de amostra, intencional, e tem como objetivo, identificar a contribuição de atividades artístico-cultural na formação de graduandos em enfermagem, bem como o aprendizado com relação ao cuidado na assistência.

A pesquisa contou com a participação de 17 estudantes de graduação em enfermagem da Universidade Estadual de Pernambuco que participam de movimentos artísticos-culturais. A coleta de dados ocorreu de março a abril de 2011, e teve como método, entrevista gravada utilizando um roteiro especifico. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa, CAAE 0296.0.097.00010.

A busca pelo conhecimento em cuidado tem-se ampliado dessa forma a formação de enfermeiros tem se renovado cada vez mais buscando formas dinâmicas, criativas, e diversificadas, prezando sempre pela ética, porem buscando  sempre ampliar as formas de assistência, fazendo com que a enfermagem e paciente tenham cada vez mais uma maior interação, gerando com isso uma maior confiança entre assistência e assistido.

Os discursos dos graduandos participantes da pesquisa revelam uma preocupação com uma formação de profissionais com uma visão mais sensível e humanística, que favoreça as limitações encontradas durante o ensino.

O envolvimento em atividades artísticas possibilita a prerrogativa para o desenvolvimento de praticas holístico para o cuidado. Esse movimento, no entanto requer potencialidade nas habilidades dos estudantes.

Ouro aspecto marcante descrito em um do discurso, foi a possibilidade de utilizar o conhecimento da arte e cultura, como fonte de comunicação lúdico  nas atividades de educação em saúde junto a comunidade. Foi também apontada pelos estudantes a importância do apoio do setor de extensão, mediante as bolsas de incentivo acadêmico que tem como finalidade apoiar os alunos na inclusão de projetos que visam ampliar os cenários de aprendizagem durante sua formação. Assim percebe-se a importância de financiamentos de projetos culturais e artísticos que venham promover o desenvolvimento de estudantes e a possibilidade de expressão e comunicação das ações em saúde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com