TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FARMACOLOGIA

Por:   •  16/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 2

FARMACODINÂMICA

1. Após assistir ao vídeo: https://www.youtube.com/embed/iqTsAnGQUt4, conceitue os seguintes termos em farmacologia: agonista, antagonista, afinidade, eficácia, potência em farmacologia.  

2. Diferencie a afinidade e a eficácia para os fármacos: agonistas e antagonistas.

3. Um paciente apresentava intensa febre e o médico passou paracetamol, entretanto ele apresentou dor no estômago, uma reação adversa (RAM) ao medicamento. Conceitue reação adversa, explicando qual o tipo para este caso clínico.

4. Explique os tipos de antagonismos que acontece entre os dois fármacos no caso clínico a seguir: O médico passou aspirina diariamente para um paciente que teve infarto. Entretanto, ele apresentou gastrite e passou a tomar omeprazol.

5. Um paciente que apresentava insônia tomava todos os dias 1 mg de Rivotril como hipnótico. Após seis meses, o medicamento passou a não fazer efeito. Que processo aconteceu? Explique.

6. O anti-histamínico é administrado a um paciente que se encontra com rinite alérgica, pois diminui a alergia provocada pela histamina apesar de não ser capaz de gerar efeito farmacológico. Explique se este medicamento é um agonista ou antagonista.    

7. Uma paciente com 73 anos, com insuficiência cardíaca congestiva e edemas vai iniciar um tratamento com um diurético (fármaco que promove a excreção renal de sódio e água). Os fármacos X e Y têm o mesmo mecanismo de ação diurética. O fármaco X  na concentração de 1nM produz a mesma magnitude de efeito diurético que 10 nM do fármaco Y. Compare-os quanto a eficácia e potência, com bases nestes conceitos em farmacologia.

8. Explique os 4 alvos farmacológicos que os fármacos podem se ligar.

9. Conceitue receptor em farmacologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (106.4 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com