TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FARMACOLOGIA

Por:   •  3/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 4

Objetivos

Avaliar a interferência do PH do meio na absorção de fármacos, a influencia do PH da urina na excreção de drogas. Analisar os resultados, a função da administração dos medicamentos diferentes para cada aluno. Espera-se obter resultado final.

Material utilizado por Grupo

1-4 comprimidos de AAS 500mg

2-4 coletores de urina

3-4 sachês de sal de fruta ENO

4-50 ml de cloreto férrico 10%

5-6 tubos de ensaio grande

6-1 estante para tubo de ensaio

7-4 pipetas de cinco ml

8-4 pipetadores

Introdução

Basicamente três processos estão envolvidos na eliminação renal dos fármacos:

  • Filtração glomerular
  • Secreção tubular ativa
  • Reabsorção tubular passiva.

O fluxo sanguíneo renal representa basicamente cerca de 25% do fluxo sanguíneo sistêmico total, assegurando uma contínua exposição de qualquer  fármaco presente no sangue aos rins. A taxa de eliminação dos fármacos através dos rins de pende do equilíbrio das taxas de filtração, secreção e reabsorção de um fármaco. A arteríola eferente introduz no glomérulo tanto o fármaco livre (não ligado) quanto o fármaco ligado às proteínas plasmáticas.

Entretanto, tipicamente, apenas a forma livre do fármaco é filtrada no túbulo renal. Por conseguinte, o fluxo sanguíneo renal, a taxa de filtração glomerular e a ligação do fármaco às proteínas plasmáticas afetam a quantidade de fármaco que penetra nos túbulos, no nível do glomérulo. O aumento do fluxo sanguíneo, o aumento da taxa de filtração glomerular e a diminuição da ligação de proteínas plasmática causam uma excreção mais rápida nos fármacos, desempenha um papel na depuração de numerosos fármacos, em que os rins constituem a principal via de excreção. A concentração urinária do fármaco no túbulo proximal, devido à difusão passiva das moléculas de um fármaco sem carga elétrica, a difusão facilitada da molécula com carga ou sem carga e à secreção ativa da molécula aniônica e catiônica do sangue para o espaço urinário.  A extensão de ligação às proteínas plasmática parece exercer um efeito relativamente pequeno sobre a secreção do fármaco no túbulo proximal, visto que os transportadores altamente eficientes que medeiam à secreção tubular ativa e removem rapidamente o fármaco livre (não-ligado) dos capilares peritubulares alterando o equilíbrio entre o fármaco livre e o fármaco ligado as proteínas nesses locais.

A concentração urinaria de um fármaco pode declinas com sua reabsorção nos túbulos proximais e distais; a reabsorção é limitada primeiramente através de sequestro de PH. Tipicamente o líquido tubular renal é ácido no túbulo proximal e além dele, o que tem a favorecer o sequestro da forma iônica das bases fracas, como essa região do túbulo contém proteínas transportadoras que diferem daquelas encontradas nos seguimentos anteriores dos nefros as formas iônicas de um fármaco resistem à reabsorção por difusão facilitada, com consequente aumento da sua excreção.

A reabsorção no túbulo pode ser intensificada ou inibida por um ajuste químico do ph urinário, a mudança na velocidade do fluxo urinário através dos túbulos também pode mudar a taxa de reabsorção dos fármacos. Um aumento do debito urinário tende a diluir a concentração do fármaco no túbulo e a diminuir o tem o qual pode ocorrer difusão facilitada, ambos diminuem a reabsorção dos fármacos. A aspirina é um ácido fraco, que é excretado pelos rins, a overdose de aspirina é tratada pela administração de bicarbonato de sódio para alcalinizara a urina (e assim sequestrar a aspirina no túbulo) e pelo aumento do fluxo urinário (diluindo assim a concentração tubular do fármaco). Ambas as manobras clínicas resultam em eliminação mais rápida do fármaco.

Procedimentos

  • Voluntário um

Tomar primeiramente uma solução de 300 ml de água com 1g de bicarbonato de sódio (NAHCO3)

Após 15 minutos, tomar mais 300 ml de água.

Após 15 minutos, tomar um comprimido de 500mg de aspirina.

  • Voluntário dois

Tomar 300 ml de água

Após 15 minutos tomar um comprimido de 500mg de aspirina

  • Voluntário três

Tomar 300 ml de água

Relatório

Podemos observar que as diferentes concentrações de substâncias ácidas na urina alteraram as colorações dos tubos em contato com o reagente Cloreto de férrico 10%, da seguinte forma:

Voluntario 1- Administração do Bicarbonato de sódio que neutraliza o excesso do ácido, pois possui moléculas na forma ionizada que impede a reabsorção da aspirina, resulta numa coloração violácea mais escura do tubo, pois por impedir a reabsorção do ácido acetilsalicílico, este é excreto em maior quantidade pela urina alterando seu PH e o tornando mais ácido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com