TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DE FLORENCE NIGHTINGALE

Por:   •  17/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  1.761 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE PRINCESA DO OESTE

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

Introdução a Enfermagem

FICHAMENTO

Crateús 17/10/2015

Florence Nightingale – Apontamentos sobre a fundadora da Enfermagem Moderna (pp. 181-189).

Revista de Enfermagem Referencia III série- n°. 2- dez. 2010.

Florence nasceu em 1820, em uma família rica da alta sociedade, revolucionou a enfermagem, a saúde e a organização dos cuidados, abrindo caminho para uma nova profissão feminina.

Nos primeiros anos de vida, viveu uma época de intensas mudanças sociais, marcadas por ideias liberais e reformistas, na escola teve uma educação vasta e abrangente, estudando varias línguas.

Logo na adolescência tinha certeza que não queria ser uma simples dama da sociedade, e aos 17 anos já sabia que rumo iria seguir na sua vida, e que a Enfermagem seria sua verdadeira vocação.

Durante sua formação, em 1853, conquistou seu primeiro emprego e permaneceu no mesmo até a guerra da Criméia.

No período da guerra da Criméia (1854-1856), prestou cuidados de enfermagem aos doentes, toda noite continuadamente percorria os corredores do hospital com uma lamparina turca vigiando e cuidando dos doentes.

Florence tornou-se um símbolo de esperança, uma heroína para a população britânica, pois se revelou ser uma mulher com grande capacidade de trabalho, de gestão e liderança.

Ela usou seu conhecimento prático adquirido, para criar bases para a reforma hospitalar da segunda metade do século XIX.

A profissionalização da enfermagem aconteceu em meados do século XIX, quando a enfermagem hospitalar era dominada pelas irmãs de caridade; Porém, era um trabalho esporádico, socialmente desvalorizado e mal remunerado.

Por conta disso as administrações dos hospitais tinham que se contentar com mulheres analfabetas e de baixo nível social para fazer a assistência aos doentes.

Em resposta e esse problema, Florence inicio um processo para estabelecer uma escola de enfermagem, mesmo diante dos protestos dos médicos que achavam que as enfermeiras deveriam ter á mesma qualificação de empregadas domesticas.

Contudo, ela adoeceu e acabou tendo que se afastar da direção da escola, no inicio passou por muitos problemas, mas depois a reputação da escola se espalhou, e as enfermeiras formadas, começaram a abrir outras escolas em outros países.

À medida que a enfermagem se tornava uma profissão, para as mulheres de todo o mundo, a lamparina coma qual ela fazia suas rodas noturnas, tornou-se um emblema para a profissão. Pois simbolizava a esperança que havia sido transmitida aos doentes durante a guerra.

A sua concepção de enfermagem era voltada para a prevenção e para o doente, enquanto as outras naquela época eram voltadas para a doença e para cura.

Ela acreditava que o ambiente era o fator principal e que atuava a favor ou contra o doente e que a enfermeira teria que modificar essa situação.

Florence Nightingale faleceu no dia 13 de agosto de 1910 em Londres, com noventa anos de idade, porém, suas ideias revolucionaram e permaneceram na história da Enfermagem e sempre vão influenciar e inspirar a cada estudante de enfermagem a realizar a sua profissão com amor, respeito e dedicação ao próximo, olhando o enfermeiro como um ser humano e não apenas como uma doença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (136.4 Kb)   docx (72.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com