TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lógica do Cuidado na ESF Adulto e Idoso O Mercado da Saúde

Por:   •  31/8/2019  •  Resenha  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Estácio de Sá

MBA em Estratégia em Saúde da Família

Fichamento de Estudo de Caso

Trabalho da disciplina A Lógica do Cuidado na ESF Adulto e Idoso

Juiz de Fora – MG

2019


Estudo de Caso

O Mercado da Saúde

        O caso discorre sobre a estrutura e o funcionamento da rede que envolve o mercado direcionado à saúde e às diversas formas de prestação de assistência médica, terapêutica e farmacêutica, com qualidade e redução de custos, por vezes evidenciando algumas características particulares do suporte dos serviços de saúde nos Estados Unidos.

Existe no mercado, de forma geral, uma gama de produtos direcionados ao tratamento de doenças e demais problemas relacionados à saúde, dos quais uma parte considerável está acessível à população, quer dizer, podem ser comprados e consumidos sem a obrigatoriedade de prescrição por um profissional da saúde.

Destacam-se como agentes agravantes da saúde das pessoas a sua localização geográfica, fatores de ordem genética, sedentarismo, tabagismo, alimentação desequilibrada, ingestão de drogas e instabilidade emocional. Essas condições representam os pontos cruciais para direcionar quais são os produtos que merecem destaque, definir estratégias de divulgação na mídia e entre os profissionais da saúde serem inseridos no mercado.

Como a assistência em saúde compreende uma sequência de eventos e as pessoas são suscetíveis a acidentes e enfermidades, o ponto inicial é o diagnóstico, por diversas vezes sendo feito pela própria pessoa. Assim, o primeiro tratamento tem efeito paliativo e, geralmente, ocorre a automedicação, uma forma imediatista de abrandar os sintomas, como a dor, por exemplo. O segundo tratamento é estabilizador e o seguinte tem efeito de cura, livrando o indivíduo do mal que o acomete. Em casos mais graves, procura-se um especialista, tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento.

Como prestadores de serviços de saúde, tem-se os médicos e enfermeiros, os hospitais e clínicas de tratamento e reabilitação. Nos EUA é comum as pessoas se tratarem com um médico clínico geral e, mais recentemente, surgiram as chamadas clínicas de cuidados, instaladas em grandes centros comerciais, de forma a oferecer serviços básicos de prevenção através de profissionais médicos e enfermeiros.

Já os hospitais atendem a uma diversidade maior de enfermidades, de níveis de gravidades diferentes e, por isso, apresentam setores sistematizados de acordo com as doenças.

Antes da década de 1950, os pacientes custeavam os seus tratamentos, mas, a partir das décadas de 1940 e 1950, foi instituído o Instituto Nacional da Saúde, a partir do qual o governo começou a participar do custeio desses serviços.

Sobre o fornecimento de medicamentos e suprimentos utilizados nas unidades de assistência médica, postula-se que este é um dos ramos mais lucrativos nos EUA, a exemplo da indústria farmacêutica que, antigamente, comercializava seus produtos basicamente através da distribuição de amostras de novos produtos e visitas a consultórios, clínicas e hospitais, mas, atualmente, utilizam os meios de comunicação e a tecnologia aplicada à pesquisa como diferenciais para os negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (166.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com